Coopama aplica pesquisa pós-venda para aprimorar serviços
Contexto e desafios
A cooperativa agrária Coopama, sediada na cidade de Machado, em Minas Gerais, atua na comercialização e armazenagem de café e grãos e conta também com um departamento de cafés especiais, fábrica de rações e minerais e serviços de assistência agronômica, veterinária e nutrição animal.
Diante de um cenário altamente competitivo, a cooperativa identificou a necessidade de ouvir seus cooperados em relação aos produtos e serviços oferecidos por ela. A prática também tinha o objetivo de fidelizar os cooperados por meio da confiança, da credibilidade e do relacionamento, o que contribui para a satisfação dos membros, para o aumento do desempenho organizacional e para a obtenção de melhores resultados.
Assim foi instaurado o Pós-Vendas Coopama: entrevistas de diagnóstico feitas mensalmente com grupos de cooperados. O intuito é avaliar o atendimento, os produtos, os serviços e os preços da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
As coletas são feitas por meio de contatos telefônicos que seguem um roteiro previamente estabelecido. Os entrevistados são definidos por critérios que levam em conta o volume de negócios de cada um deles com a Coopama. Assim, são estabelecidas as categorias de clientes dos Grupos A, B e C, ou seja, grandes, médios e pequenos, respectivamente.
A partir dessas entrevistas, as respostas são compiladas e apresentadas para a diretoria e as gerências, que realizam a análise e definem ações eficazes para promover a melhoria contínua da cooperativa.
A prática se divide nas seguintes atividades:
- Levantamento das questões a serem abordadas, de acordo com as demandas das áreas envolvidas, e elaboração do questionário/roteiro. Responsabilidade: departamentos de marketing, comercial e financeiro, em conjunto com a assessoria de planejamento;
- Treinamento da equipe para aplicação de questionário. Responsabilidade: assessoria de planejamento do departamento de marketing;
- Realização de trinta entrevistas mensais, divididas em três grupos (A, B e C), de acordo com o volume de compras do cooperado. Responsabilidade: departamento de marketing;
- Compilação e monitoramento dos dados. Responsabilidade: assessoria de planejamento;
- Apresentação dos resultados às gerências e à diretoria da cooperativa e criação e implantação de ações para melhoria dos resultados. Responsabilidade: assessoria de planejamento e departamento de marketing;
- Feedback ao cooperado, por contato telefônico, e-mail ou carta. Responsabilidade: departamento de marketing.
Segundo a Coopama, a consultoria de planejamento estratégico foi de extrema importância para o desenvolvimento do projeto, norteando o trabalho dos funcionários da cooperativa e oferecendo todo o suporte necessário quanto à compilação e ao estudo das informações obtidas.
Resultados e aprendizados
A prática da pesquisa pós-vendas permite a interação entre cooperativa e cooperado e, a partir da visão desses cooperados, a elaboração de ações eficazes, na busca pela melhoria contínua e pela excelência.
Também a partir das informações coletadas, é possível analisar os departamentos da Coopama, bem como as áreas de melhor desempenho e os principais problemas associados ao atendimento e ao relacionamento com o cooperado.
Os dados coletados são tabulados e apresentados em gráficos comparativos em reuniões, para discussão de pontos de melhoria e criação do plano de ação.
Entre os resultados quantitativos registrados após o início das pesquisas de satisfação, a Coopama cita que 80% dos cooperados avaliam a cooperativa como muito boa e ótima.
A área de Atendimento foi avaliada como ótima nos quesitos de agilidade, conhecimento técnico e entrega. Os Produtos e Serviços foram avaliados como bons no quesito “Qualidade” e ótimos no quesito “Atende suas necessidades”. Já as Condições de Pagamento oferecidas pela cooperativa foram classificadas como boas tanto no prazo como no que diz respeito ao preço.
A Coopama acrescenta que o pós-venda ajudou na fidelização do cooperado e no aumento da confiança e da credibilidade, contribuindo para a satisfação dos membros, o aumento do desempenho organizacional e o alcance de melhores resultados globais.
CONTATO DA COOPERATIVA
Telefone: (35) 3295-0100
E-mail: coopama@coopama.com.br
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Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.
Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.
A Unimed João Monlevade iniciou um programa de previdência privada para seus cooperados. Diante do sucesso da iniciativa, o projeto foi ampliado para atender os colaboradores, a fim de tornar a cooperativa mais atrativa a novos talentos e aumentar a retenção. Desde então, a Unimed João Monlevade notou melhoras nas pesquisas de clima.