cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopama desenvolve sistema de gestão para aprimorar processos

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Agrária de Machado Ltda.
3
368
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Dados e Inteligência
Após diagnosticar uma série de problemas causados pela falta de uma plataforma de gestão com informações centralizadas e atualizadas, a Coopama desenvolveu uma plataforma de Business Intelligence (BI), que agiliza as tomadas de decisão e aprimora o manejo de estoque da cooperativa.

Contexto e desafios

A cooperativa agropecuária mineira Coopama, que atua com comercialização e armazenagem de grãos, produção de cafés especiais e conta com fábricas de ração, se encontrava em um cenário em que a descentralização de informações estratégicas prejudicava as tomadas de decisões. 

Afinal, os gestores e técnicos precisavam acessar várias ferramentas de gestão para se obter dados e relatórios críticos. Com isso, o processo decisório era moroso e lento, uma vez que os dados precisavam ser consolidados manualmente. Esse processo manual impactava, ainda, a confiabilidade das informações, que estavam sujeitas a erros humanos. 

Nas reuniões gerenciais, denominadas Avaliação Gerencial Mensal Coopama (AGM), as informações eram analisadas com até 60 dias de atraso. Devido a esse longo período  as informações eram dispersas e as apresentações pouco claras, tornando as reuniões mais extensas e complexas. 

Também em virtude da lacuna na gestão das informações, os setores da Coopama não possuíam metas definidas. Além disso, a cooperativa não encontrava tempo hábil para corrigir a estratégia,  o que dificultava o alcance dos objetivos institucionais. 

Esses problemas afetavam, ainda, a gestão de estoque, uma vez que não havia uma metodologia sistemática eficiente de controle. Isso acarretava mau uso do espaço físico dos estoques com produtos de pouca saída. A cooperativa também não possuía uma ferramenta capaz de localizar os produtos nos estoques, gerando compras desnecessárias. 

Sem o acompanhamento efetivo das compras nas unidades de negócios, a Coopama tinha dificuldade em definir o perfil dos cooperados e, consequentemente, estabelecer estratégias de atuação específicas para suprir as necessidades e expectativas dos produtores. 

Desenvolvimento e metodologia

Em meio a todos esses problemas, em 2013, a Coopama implementou uma plataforma de Business Intelligence (BI), diante da perspectiva de tornar a gestão mais assertiva e integrada com o uso de uma plataforma digital de negócios. 

O BI da Coopama foi desenvolvido internamente. O software é capaz de apresentar em tempo real todas as informações necessárias para tomadas de decisões nos diversos setores da cooperativa. O Sistema de Gestão Integrada da Coopama é aplicado em três níveis hierárquicos: 

  • Diretoria/superintendência
  • Gerências/coordenações 
  • Colaboradores em geral

Dessa forma, o programa oferece um conjunto de informações para que os diversos níveis da cooperativa possam fazer uma análise ampla dos dados disponíveis. O BI reúne informações como produtos, margens, estoque, custos e localização dos produtos, por exemplo. 

Os dados são extraídos do sistema de gestão e atualizados a cada cinco minutos, mantendo as informações precisas em tempo real. Os usuários possuem login e senha para acessar a ferramenta. Assim sendo, cada perfil tem acesso limitado, de acordo com a necessidade de informação de cada usuário.

Os líderes da Coopama usam o BI diariamente para formar preços de venda, o que torna esse processo muito mais ágil e assertivo, pois o sistema oferece custo de cada produto em estoque, com as suas respectivas margens. Dessa forma, é muito mais simples e rápido fazer ajustes para atender pedidos dos cooperados.

O sistema gera relatórios com diversas informações, tais quais:  preço, quantidade e data da compra, estoque mínimo e máximo, localização dos produtos dentro das lojas da cooperativa.

A cooperativa descreve seu BI como um conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informações úteis para a tomada de decisões estratégicas. A ferramenta reduz o tempo que os líderes levam para tomar decisões e diminui, também, a quantidade de erros cometidos. 

Além disso, a ferramenta permite que colaboradores tenham autonomia, de acordo com suas funções em departamentos específicos. O desenvolvimento de novas ações, portanto, se torna mais ágil. 

Resultados de aprendizados

A centralização das informações no BI permite que a cooperativa gere relatórios de todos os fatores que compõem a gestão comercial, o que impactou positivamente todo o processo de tomada de decisão. Ademais, as reuniões gerenciais se tornaram mais ágeis e estratégicas, uma vez que os participantes têm acesso às informações relevantes em tempo real. 

O BI da Coopama condensa automaticamente as informações das várias ferramentas de gestão, o que eliminou o risco de erro humano na importação de dados. Com isso, a cooperativa aumentou a segurança e a confiabilidade de seus relatórios.

O monitoramento das compras realizadas pelos cooperados nas unidades de negócio possibilitou definir o perfil dos cooperados e agrupá-los por área e segmento. Essa classificação mais precisa contribui para tornar as ações de marketing e venda mais eficientes. 

Por fim, a ferramenta aprimorou muito a gestão de estoque da Coopama, evitando estoques desnecessários e acelerando a localização de produtos. Assim, a cooperativa evita compras desnecessárias e agiliza o atendimento aos cooperados. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Aline Borges, analista de Marketing - aline@coopama.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social

ESGCOOP

Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O planejamento estratégico tem o objetivo de direcionar as ações de forma estratégica para o alcance dos objetivos principais de uma organização. Traduzir esses objetivos em ações práticas, fazer uma avaliação do ambiente atual e futuro, realizar o acompanhamento sistemático do mesmo e comunicar o plano e o desempenho para lideranças e colaboradores é um desafio constante. A partir deste desafio a FECOAGRO implementou a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C) por meio de uma plataforma interativa que possibilita à gestão um monitoramento contínuo alinhado à missão principal.

ESGCOOP

A CCPR, que atua no setor lácteo, criou o projeto Recicla Mais para transformar a gestão de resíduos em suas indústrias. A iniciativa eliminou plásticos descartáveis, aumentou o volume de material reciclado, tornou-se autossustentável e beneficiou mais de 25 mil pessoas. O projeto reverte a receita da venda de recicláveis para os colaboradores e apoia cooperativas de catadores, gerando impacto ambiental, social e econômico.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.