Sicoob São Miguel usa gibis para difundir cooperativismo nas escolas

Contexto e desafios
Ao longo de sua história, o Sicoob São Miguel, que atua em cidades dos três estados do Sul, manteve um firme compromisso com a comunidade, implementando programas de apoio em escolas e outras instituições.
Em 2010, a cooperativa identificou uma oportunidade de suprir uma lacuna nas escolas, percebendo a necessidade de fornecer material de apoio para a discussão de temas transversais com cunho educativo. Nesse contexto, o Sicoob São Miguel percebeu que as escolas necessitavam de material de apoio para discutir temas transversais com cunho educativo.
O resultado dessa percepção foi a concepção do gibi Sicoobito, uma revista em quadrinhos que se tornou uma ferramenta eficaz para promover valores cooperativos dentro do ambiente escolar.
Desenvolvimento e metodologia
O Sicoob São Miguel apresentou o projeto para secretarias de educação, agências de desenvolvimento regional e gestores de todas as escolas. O evento se deu em um café colonial, onde o presidente da cooperativa proferiu uma palestra sobre cooperativismo, apresentou o Sicoob São Miguel e introduziu o projeto do Gibi Sicoobito. Diante da receptividade calorosa por parte dos educadores e gestores, o projeto ganhou vida.
Cada história do Sicoobito é uma aventura que aborda um tema específico, como cooperação, ambientalismo e educação financeira. Além disso, as narrativas divulgam valores de cidadania. A ideia é que os gibis possam ser usados pelos professores para discutir os temas apresentados com seus alunos.
Anualmente, os profissionais responsáveis pelo projeto realizam um minucioso processo de coleta de informações, depoimentos e observações durante visitas nas escolas, além de reuniões com gestores, professores e alunos. Esse amplo feedback, afinal, serve de base para a definição do tema que será abordado na edição do ano seguinte do gibi Sicoobito.
A elaboração de cada número começa com a equipe de comunicação e marketing do Sicoob São Miguel, que desenvolve o pré-roteiro da história. Em seguida, a cooperativa o encaminha para uma agência parceira, que elabora o gibi. Depois disso, um roteirista desenvolve o script, sujeito a ajustes e correções pela cooperativa.
O processo criativo segue etapas detalhadas, começando com a impressão da boneca (que são as páginas impressas e encaixadas na ordem correta e posição, simulando a versão final do gibi). Após correções, o Sicoob São Miguel aprova a versão final, fecha o arquivo e o envia para impressão em uma gráfica associada à cooperativa. Após todas essas etapas, é hora de planejar a logística de distribuição dos gibis.
Distribuição, ampliação e educação
Nessa fase, a cooperativa conta com o apoio dos gerentes de suas agências nos diversos municípios de atuação. O Sicoob São Miguel faz, então, um levantamento do número de escolas e número de alunos, respectivamente. Com esses dados em mãos, a coop realiza a entrega das revistas nas quantidades adequadas na sede de cada município.
Com a ajuda dos gerentes regionais e funcionários de cada unidade, a cooperativa estabelece um roteiro de entrega do gibi Sicoobito. Para isso, uma equipe visita as escolas para distribuir as revistas ilustradas aos alunos.
A princípio, a distribuição abrangia escolas públicas e privadas atendendo crianças de 6 a 13 anos. Já a expansão do projeto para pré-adolescentes de 13 anos, em 2016, atendeu às demandas das escolas e dos próprios alunos.
Com o projeto do gibi, o Sicoob São Miguel ampliou a visibilidade da marca e passou a se comunicar com um novo público que pode se associar à cooperativa no futuro.
Resultados e aprendizados
O gibi Sicoobito tem desempenhado um papel significativo na difusão do cooperativismo, noções de economia e no estímulo à leitura, impactando positivamente a consciência lúdica das crianças. A prática foi reconhecida em 2014 com dois prêmios:
- Prêmio Concred Verde: durante a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (Concred), a história “Sicoobito nas Escolas” venceu a categoria de projeto que “Melhor Coopera como Fruto”, voltado a iniciativas socioambientais.
- Prêmio Ser Humano – SC: o gibi Sicoobito foi premiado na categoria “Trabalhos Projetos Socioambientais”.
A ampliação da visibilidade do Sicoob São Miguel e a conexão com um público diversificado, incluindo potenciais futuros associados, evidenciam a integração bem-sucedida do projeto com os objetivos estratégicos da cooperativa. A cooperativa também disponibiliza os quadrinhos na internet, permitindo maior alcance e acessibilidade.
A primeira edição, em 2010, contou com uma tiragem de 14,3 mil exemplares. O número foi crescendo ano a ano e, em 2022, alcançou 124 mil gibis distribuídos para as escolas.
A iniciativa não apenas cumpre seu propósito educativo, mas também estabelece uma relação sólida com a comunidade, construindo bases fortes de cooperação. A evolução contínua da prática, alimentada pela interação com as crianças e educadores, reflete o comprometimento em promover valores cooperativos e contribuir para a formação cidadã das futuras gerações.
CONTATO DA COOPERATIVA
Blásio Spaniol, gerente de Comunicação e Marketing - sicoobsmo@sicoobsmo.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi Campo Grande reestrutura recepção nas agências para diagnosticar problemas e captar cooperados
Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.

Coopatos aumenta produção de leite com Projeto Silagem
Ao perceber que alguns cooperados da região de Lagoa Grande (MG) não possuíam quantidade suficiente de milho para alimentar o gado, a Coopatos criou o Projeto Silagem. A iniciativa visa fornecer os insumos necessários aos produtores de leite por meio de fornecedores de silagem.

Unimed-BH cria Centro de Inovação para fomentar práticas inovadoras
A Unimed-BH criou um Centro de Inovação para fomentar o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras, além de disseminar a cultura da inovação. Com uma divisão de áreas, a cooperativa organizou e centralizou as propostas sugeridas.

O Plenamente é o programa de saúde emocional da Unimed-BH que sensibiliza sobre os aspectos emocionais, proporcionando diagnósticos precoces e tratamentos assertivos, melhorando a satisfação e a qualidade de vida do colaborador
O Plenamente é o programa de saúde emocional da Unimed-BH que tem como objetivo sensibilizar os trabalhadores sobre os aspectos emocionais, aumentar o acesso para avaliação dessas questões, e consequentemente proporcionar diagnósticos precoces e tratamentos assertivos, além de melhorar a satisfação e a experiência do colaborador da Unimed-BH. Diante do entendimento das necessidades individuais e coletivas, o Programa Plenamente tem pilares em ações de estímulo à mudança comportamental, atuações na identificação de fatores de risco e suas ações de contenção, ações educativas pertinentes ao tema, além de ações assistenciais no cuidado individualizado para cada trabalhador.