cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Pioneira centraliza reclamações e melhora atendimento

Imagem Destaque

2016
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Pioneira RS
244
770
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A Sicredi Pioneira identificou uma dispersão nas reclamações e críticas dos cooperados. Para solucionar essa questão, a cooperativa elaborou o Serviço de Atendimento ao Associado, a fim de centralizar o tratamento de questões ligadas ao quadro social. Em pouco tempo a cooperativa registrou melhorias em unidades problemáticas e alcançou um aumento no NPS.

Contexto e Desafios

Sediada em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a Sicredi Pioneira é a cooperativa de crédito mais antiga da América Latina. Com 120 anos de história, a Sicredi Pioneira é uma cooperativa de crédito comprometida com o atendimento ao associado.

Nesse cenário, em 2015, a Sicredi Pioneira avaliou haver uma dispersão das reclamações entre diferentes plataformas de contato com os cooperados. Compreendendo que uma experiência negativa é capaz de fragilizar o relacionamento, a cooperativa encara as reclamações como oportunidades valiosas para implementar melhorias.

Diante disso, a cooperativa identificou a necessidade de melhorar a experiência de seus cooperados ao aumentar a eficácia das respostas às reclamações e críticas. Diante disso, o Serviço de Atendimento ao Associado (SAA) foi implementado em 2016, como uma resposta para consolidar e aprimorar o tratamento de reclamações e sugestões provenientes de diferentes canais, como SAC, Ouvidoria, Banco Central, Procon, site e redes sociais.

Desenvolvimento e metodologia

A solução que a Sicredi Pioneira encontrou por meio do SAA centraliza o tratamento de questões provenientes dos cooperados. O objetivo primordial, portanto, consiste em centralizar o tratamento dessas questões, a fim de transformar as reclamações em aprimoramentos e fortalecer os laços entre a Sicredi Pioneira e seus associados.

Para isso, a cooperativa emprega a metodologia PDCA de melhoria contínua. A sigla significa:

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer)
  • Check (verificar)
  • Act (agir) ou Adjust (ajustar)

Assim sendo, ao usar o método PDCA, o Serviço de Atendimento ao Associado funciona como um canal de comunicação estratégico entre a cooperativa e seus associados. O objetivo, afinal, é atender às sugestões, reclamações e elogios de maneira crítica e atenta, promovendo aprimoramentos contínuos em produtos, serviços e no atendimento.

A Sicredi Pioneira realiza o controle efetivo do SAA por meio de uma tabela que registra todas as questões trazidas pelos associados e usuários. O registro gera inteligência para identificar melhorias nos processos e minimizar a recorrência de reclamações.

Crucial, essa proatividade torna a cooperativa apta a antecipar o contato pelos canais estabelecidos, como WhatsApp, telefone e Facebook, aproximando a relação com os associados e resolvendo problemas com mais assertividade e celeridade.

Com o decorrer do tempo, o projeto expandiu os canais de relacionamento, evidenciando a constante busca por aprimorá-lo. A cooperativa também executou ações específicas, como reuniões de sensibilização de equipes, construção coletiva de plano de ação e capacitação de atendimento em unidades com histórico de reclamações. Tudo isso também foi complementado com ajustes em centrais telefônicas e análises aprofundadas sobre reclamações específicas.

Resultados e aprendizados

Entre dezembro de 2015 e julho de 2016, o SAA foi responsável por um aumento de 59,30% para 62,11% com o Net Promoter Score (NPS). Além disso, a cooperativa conseguiu responder todas as questões levadas a ela pelos associados.  

A unidade do centro de Novo Hamburgo, que lidera as reclamações, cebeu um olhar especial do projeto com a realização de reuniões mensais para analisar todas as questões problemáticas. Após a reunião de sensibilização e construção coletiva de um plano de ação, o posto apresentou um aumento marcante de NPS em apenas um semestre. 

A unidade de Canudos também apresentou resultados positivos. Após um cooperado reclamar que ninguém atendia as ligações que ele fazia ao posto, o SAA diagnosticou uma falha na central telefônica da unidade, que mandava as ligações para um ramal inexistente. O problema foi, finalmente, encontrado e corrigido.

No mais, a Sicredi Pioneira também encontrou problemas nos caixas eletrônicos e no resgate do capital social e buscou soluções para essas situações. Com isso, ao promover uma experiência aprimorada para os associados, a Sicredi Pioneira reforça sua visão de aumentar a satisfação e fortalecer seu compromisso com a qualidade e inovação no atendimento.

CONTATO DA COOPERATIVA

Anneliese Seibt Altreider, coordenadora de Experiência do Associado - anneliese_altreider@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé cria Conselho Consultivo para trazer cooperados para perto das decisões gerenciais. O grupo se reúne quatro vezes ao ano e apresenta à cooperativa o feedback e as demandas das comunidades envolvidas com o negócio.

ESGCOOP

O Sicredi implementou um sistema de Quantificação de Riscos Climáticos, utilizando 1,3 bilhão de dados para gerar um score de risco para seus associados em todo o Brasil. A ferramenta analisa 17 ameaças climáticas e projeta cenários até 2050, permitindo que a cooperativa desenvolva produtos mais resilientes, aprimore sua estratégia e lidere a transição para uma economia de baixo carbono no cooperativismo financeiro.

ESGCOOP

Os produtores rurais da Chapada Diamantina enfrentavam uma baixa autoestima e falta de motivação por conta da desvalorização de produtos regionais. Para contornar essa situação, a Cooperativa Coopric apostou na certificação de Indicação Geográfica (IG), que fortaleceu a economia local e aumentou a competitividade desse mercado.

ESGCOOP

Nascida em 2005 para combater a exploração predatória na Floresta Nacional do Tapajós (PA), a Coomflona se tornou um modelo de conservação liderado por comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas. Através do manejo florestal 100% comunitário, a cooperativa gera renda estável para 310 famílias e protege 1.500 hectares de floresta, provando que é possível aliar desenvolvimento econômico, justiça social e a manutenção da floresta em pé.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.