Unimed João Monlevade estimula previdência privada para cooperados e colaboradores

Contexto e desafios
Fundada em 1991, a Unimed João Monlevade atua em 11 cidades no interior de Minas Gerais. A cooperativa tem um histórico de prezar pela responsabilidade com seus cooperados e funcionários e dedicou a atenção para a qualidade de vida deles após deixarem a cooperativa.
Diante disso, em 2003, a Unimed João Monlevade deu início a um programa de apoio à previdência privada de seus cooperados. Com o sucesso da iniciativa, o projeto foi ampliado e, em 2008, também passou a atender os colaboradores.
A prática surgiu após a cooperativa identificar a previdência privada como uma maneira de proporcionar tranquilidade financeira para cooperados e colaboradores, ainda mais em momentos de crise financeira, problemas de saúde e dificuldades de recolocação no mercado de trabalho - além, claro, da aposentadoria.
Portanto, o objetivo do Programa de Previdência Privada da Unimed João Monlevade é permitir que colaboradores e cooperados consigam amealhar uma reserva financeira capaz de minimizar impactos diante de imprevistos e proporcionar uma aposentadoria tranquila a colaboradores e cooperados.
Desenvolvimento e metodologia
O Programa de Previdência Privada da Unimed João Monlevade é sustentado por quatro pilares que também podem ser considerados seus objetivos. Eles são os seguintes:
- Investimento na carreira: caso o cooperado ou colaborador queira buscar novas alternativas para seu futuro profissional, terá recursos para auxiliar essa transição e qualificação à disposição.
- Reserva financeira: o projeto almeja instigar a cultura de poupança dos participantes do programa, de forma a solidificar uma visão de futuro por meio da manutenção de reservas financeiras, além de permitir que eles tenham uma aposentadoria complementar.
- Bem-estar físico, social e mental: tendo tranquilidade financeira, cooperados e colaboradores encontram possibilidades de melhoria física, social e mental. Dessa forma, obtém melhor qualidade de vida graças ao acesso a atividades físicas, boa alimentação e networking.
- Prática de voluntariado e cidadania: entende-se que, com a oportunidade de melhor planejar a aposentadoria, é possível dedicar essa fase da vida a ações de voluntariado e cidadania. Assim sendo, as pessoas podem se dedicar a aplicar seus conhecimentos adquiridos ao longo da carreira em prol de instituições sociais.
O programa é dividido em duas vertentes: uma voltada aos cooperados e outra dedicada aos colaboradores da Unimed João Monlevade. Essa separação acontece a fim de atender melhor a demanda de cada grupo.
Para tanto, a cooperativa firmou um contrato de previdência complementar com uma empresa reconhecida nacionalmente pelos produtos de previdência complementar oferecidos ao público em geral. A modalidade que o projeto utiliza é o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), em que os recursos são administrados pela prestadora do serviço.
O acordo dentro desses moldes permite que a Unimed João Monlevade ofereça as melhores taxas administrativas e uma rentabilidade superior para seus cooperados e colaboradores. Alguns dos benefícios comuns a cooperados e funcionários, ao aderirem ao plano de previdência são:
- Possibilidade de redução do imposto de renda, uma vez que as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do IR.
- Garantia de que, se alguma fatalidade ocorrer durante o período da contribuição, os beneficiários têm direito sobre o fundo acumulado.
Para cooperados
Outros benefícios, no entanto, são específicos para cada público. A flexibilidade do plano praticado para os cooperados, por exemplo, é um grande diferencial. Os associados podem alterar, a qualquer hora, os valores da contribuição, tanto para mais quanto para menos. Além disso, eles também conseguem modificar outros elementos, como a idade de saída.
A Unimed João Monlevade investe um valor mensal para incentivar a participação dos cooperados no programa. Para tanto, é necessário que o cooperado manifeste o desejo de participar do projeto.
Ao considerar que o primeiro passo foi dado, a cooperativa abre o caminho para que os médicos associados aumentem a contribuição de acordo com suas possibilidades. Nesse contexto, o participante poderá contribuir com o valor e periodicidade que ele mesmo definiu ao fazer a inscrição.
Além do patrocínio mensal, a Unimed João Monlevade pode realizar aportes adicionais com valores e periodicidade que a própria cooperativa define. Esse investimento adicional observa critérios objetivos, uniformes e não discriminatórios entre os participantes. Os cooperados podem resgatar seus investimentos quando se desligam da cooperativa ou quando chegam aos 65 anos.
Para colaboradores
Já a inclusão dos colaboradores no Programa de Previdência Privada se deu por iniciativa da comissão de empregados da Unimed João Monlevade. Nesse caso, o plano de previdência complementar é limitado aos funcionários e não se aplica aos aprendizes, estagiários, terceirizados, temporários, demitidos, demissionários e empregados que tenham contrato suspenso com a cooperativa.
Para aderir, o colaborador preenche um formulário e o entrega para o departamento pessoal da cooperativa. Na proposta de adesão, ele indica o quanto deseja contribuir para sua previdência privada. As contribuições dos funcionários são descontadas na folha de pagamento.
Os colaboradores podem alterar o percentual da contribuição na data base, em janeiro, com o consentimento da cooperativa. Com intuito de estimular a contribuição individual, a Unimed João Monlevade acompanha o funcionário em até 3% de sua contribuição.
Na prática, funciona da seguinte maneira: caso um colaborador opte por investir 2% de seu salário, a Unimed João Monlevade deposita o mesmo valor, dobrando o aporte mensal para 4% do salário base. Caso a opção seja por uma fatia maior, como 5% do salário, a cooperativa apoia com o teto de 3%, somando 8% de contribuição no total.
O valor de contribuição é reajustado anualmente, conforme convenção coletiva de trabalho, uma vez que ele está diretamente relacionado ao salário base. O resgate do saldo de previdência ocorre a qualquer momento para o saldo das contribuições individuais, dando liberdade para que cada pessoa use os recursos conforme suas necessidades e planos.
Já a contribuição feita pela cooperativa só pode ser sacada em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, pedidos de demissão ou se o empregado enfrentar problemas de saúde. Nesse último caso, as regras são as mesmas válidas para o FGTS.
Resultados e aprendizados
A ideia de ampliar o programa para os colaboradores, efetivada em 2018, foi uma adição aos benefícios que a cooperativa oferece aos funcionários. Com isso, a Unimed João Monlevade se torna ainda mais atrativa para profissionais qualificados e melhora os indicadores da pesquisa de clima.
O programa se alinha à valorização do trabalho médico, oferecendo aos cooperados a oportunidade de gestão de seus recursos com segurança e visão de futuro. Já em relação aos colaboradores, a iniciativa proporciona estabilidade no quadro de funcionários.
Dessa forma, o Programa de Previdência Privada se integra, ainda, ao Programa Joia Rara, focado em reter e premiar colaboradores pelos anos de dedicação. Quando completam 15 anos de cooperativa, eles recebem um relógio de pulso.
Já nos marcos de 20, 25 e 30 anos, a premiação é o pagamento da porcentagem da remuneração do funcionário do mês de aniversário, revertido em aporte da Previdência Privada em valores progressivos de 50%, 75% e 100%, respectivamente.
Contato da cooperativa
Maria Aparecida Barbosa, gerente geral - maria.aparecida@unimedjm.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

CREDICOMLab. Recebe: Uma intercooperação não tradicional que gera resultados em torno de ações de inovação.
O "CREDICOMLab. Recebe" se trata de uma ação da cooperativa Sicoob Credicom, que visa estabelecer laços colaborativos entre outras cooperativas, empresas, startups, universidades e demais entidades. Seu propósito central é fomentar a troca de conhecimentos e experiências em torno de ações de inovação. Lançada em 2022, essa iniciativa continua a prosperar até os dias atuais, como case referência de intercooperação, impulsionada pelo êxito alcançado em sua estruturação e implementação. Destaca-se ainda que, há alta demanda por participação desse momento, especialmente por parte de cooperativas, que demonstram um interesse em se envolver nesse ambiente de colaboração e aprendizado.

Sicoob São Miguel SC promove feirão em agências para alavancar negócios
Feirões de Negócios reúnem parceiros locais que expõem seus produtos - como veículos e máquinas - para venda com apoio de financiamento da cooperativa de crédito. Na edição de 2019, por exemplo, o Sicoob São Miguel prospectou mais de R$ 3,8 milhões em negócios.

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Com Programa de Compliance, Unimed-BH aprimora processos de governança
Com seu Programa de Compliance, a Unimed-BH se atualiza diante das novas demandas legais, regulatórias e éticas no mercado de planos de saúde. Iniciado em 2014, o projeto atua para assegurar boas práticas e estimular a integridade nos negócios. O programa passa por revisões anuais e engloba todas as áreas da cooperativa.