cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul

Imagem Destaque

2011
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sul do Espírito Santo
103
357
Cooperados, Delegados, Reuniões
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
Periodicamente, o Sicoob Sul reúne delegados de suas agências para aproximar a cooperativa de seus cooperados. Nos encontros, os representantes de cada unidade apresentam resultados e discutem ideias sobre a gestão da coop.

Contexto e desafios

A cooperativa de crédito capixaba Sicoob Sul atua no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Integrante do Sistema Sicoob ES, ela adotou uma prática dedicada a integrar os delegados das agências ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais que a cooperativa desenvolve.

Os delegados, que são eleitos por cada agência, participam de uma dinâmica quadrimestral em que discutem os resultados alcançados e perspectivas econômicas da cooperativa. O projeto teve início em 2011, sob a coordenação da direção executiva e direção operacional da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O projeto consiste em um calendário fixo de reuniões quadrimestrais com delegados eleitos democraticamente pelos associados de cada agência, proporcionalmente ao número de sócios.

Durante as reuniões, ocorre a apresentação dos resultados do quadrimestre alcançados pela agência em comparação ao de toda a cooperativa em sua área de atuação. No decorrer desses encontros, o quadro de delegados é estimulado a interagir com os sócios de suas unidades para entender melhor seus desejos e perspectivas.

Além disso, os delegados podem expressar suas opiniões, reclamações e demandas em relação ao atendimento nas agências do Sicoob Sul. A iniciativa conta com o apoio da diretoria da cooperativa.

A prática permite que os delegados interajam com os gestores do Sicoob Sul, a fim de integrá-los ao dia a dia da cooperativa, bem como insere a cooperativa na comunidade e amplia a transparência sobre os resultados.

Resultados e aprendizados

O projeto passa por aprimoramentos e segue ganhando relevância na relação do Sicoob Sul com seus cooperados. Além disso, os encontros aproximaram os delegados e a diretoria da cooperativa, proporcionando um canal para troca de conhecimentos e efetivação de negócios.

A iniciativa se conecta com a transparência, que é um dos pilares de gestão do Sicoob Sul. O projeto também deu origem a reuniões com todos os colaboradores de suas agências. 

Os encontros de delegados ainda potencializam o princípio da gestão democrática dentro da cooperativa.  Com o aumento do engajamento dos delegados e dos associados em geral, a cooperativa também consegue atrair novos associados. 

Afinal, pesquisas indicam que o meio de adesão mais eficaz ao ingresso na cooperativa passa pelas indicações de quem já faz parte do quadro social e está satisfeito com os serviços da instituição. 

Contato da cooperativa

Edilene Messias, diretora Administrativa - ediene.messias@sicoob.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi Sudoeste MT/PA melhora a experiência de atendimento dos associados da cooperativa com o projeto Atendimento Expresso
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Sudoeste MT/PA melhora a experiência de atendimento dos associados da cooperativa com o projeto Atendimento Expresso

A prática se chama Expresso - Gerente de Atendimento e Gestão de Filas e visa melhorar a experiência de atendimento dos associados da cooperativa. O Atendimento Expresso é um balcão de atendimento com intuito de agilizar o atendimento, reduzindo o tempo de espera, como também auxiliar em dúvidas e prestar serviços rápido e de baixa complexidade.

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica

A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
ESGCOOP

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável

Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo
ESGCOOP

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.