Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul

Contexto e desafios
A cooperativa de crédito capixaba Sicoob Sul atua no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Integrante do Sistema Sicoob ES, ela adotou uma prática dedicada a integrar os delegados das agências ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais que a cooperativa desenvolve.
Os delegados, que são eleitos por cada agência, participam de uma dinâmica quadrimestral em que discutem os resultados alcançados e perspectivas econômicas da cooperativa. O projeto teve início em 2011, sob a coordenação da direção executiva e direção operacional da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto consiste em um calendário fixo de reuniões quadrimestrais com delegados eleitos democraticamente pelos associados de cada agência, proporcionalmente ao número de sócios.
Durante as reuniões, ocorre a apresentação dos resultados do quadrimestre alcançados pela agência em comparação ao de toda a cooperativa em sua área de atuação. No decorrer desses encontros, o quadro de delegados é estimulado a interagir com os sócios de suas unidades para entender melhor seus desejos e perspectivas.
Além disso, os delegados podem expressar suas opiniões, reclamações e demandas em relação ao atendimento nas agências do Sicoob Sul. A iniciativa conta com o apoio da diretoria da cooperativa.
A prática permite que os delegados interajam com os gestores do Sicoob Sul, a fim de integrá-los ao dia a dia da cooperativa, bem como insere a cooperativa na comunidade e amplia a transparência sobre os resultados.
Resultados e aprendizados
O projeto passa por aprimoramentos e segue ganhando relevância na relação do Sicoob Sul com seus cooperados. Além disso, os encontros aproximaram os delegados e a diretoria da cooperativa, proporcionando um canal para troca de conhecimentos e efetivação de negócios.
A iniciativa se conecta com a transparência, que é um dos pilares de gestão do Sicoob Sul. O projeto também deu origem a reuniões com todos os colaboradores de suas agências.
Os encontros de delegados ainda potencializam o princípio da gestão democrática dentro da cooperativa. Com o aumento do engajamento dos delegados e dos associados em geral, a cooperativa também consegue atrair novos associados.
Afinal, pesquisas indicam que o meio de adesão mais eficaz ao ingresso na cooperativa passa pelas indicações de quem já faz parte do quadro social e está satisfeito com os serviços da instituição.
Contato da cooperativa
Edilene Messias, diretora Administrativa - ediene.messias@sicoob.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Projeto Brasileira é um movimento inspirador que busca dar voz e visibilidade às diversidades do universo feminino. Por meio do cooperativismo, mulheres se unem para inspirar e apoiar umas às outras. É um movimento de força e união, promovendo a solidariedade e a colaboração entre mulheres por meio da realização de diversos eventos solidários.
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas
Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia