cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi UniEstados alavanca resultados com Planejamento Estratégico e Financeiro

Imagem Destaque

2009
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento União de Estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais
168
800
Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Sicredi Uniestados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Para alinhar os objetivos de crescimento e desenvolvimento, o Sicredi UniEstados desenvolveu um Planejamento Estratégico e Financeiro. A iniciativa foi dividida em inúmeras etapas, que focaram na organização dos processos e nas oportunidades do mercado.

Contexto e desafios

O Sicredi UniEstados, anteriormente Sicredi Norte RS/SC, visa oferecer os melhores serviços e produtos para seus 168 mil cooperados, e conta com a ajuda de 800 colaboradores para atingir essa meta.

Foi em 2009 que a cooperativa estruturou um Planejamento Estratégico e Financeiro para direcionar o foco dos associados e colaboradores envolvidos no crescimento da organização. O objetivo é organizar os processos e aproveitar as oportunidades do mercado.

Assim, o Sicredi UniEstados pode adequar seu trabalho às necessidades dos cooperados, enquanto cresce no meio do cooperativismo de crédito. Mas, para que isso fosse possível, a cooperativa desenvolveu uma metodologia repleta de etapas importantes.

Desenvolvimento e metodologia

Em resumo, o desenvolvimento da iniciativa acontece em duas partes. O planejamento estratégico consiste em sete etapas responsáveis por definir metas a longo prazo e acontece a cada cinco anos. Nesse intervalo, apenas a sétima etapa é realizada anualmente.

Já o planejamento financeiro é dividido em 16 etapas, sendo realizado anualmente. Diferente do planejamento estratégico, o financeiro apresenta uma visão a curto prazo. 

Planejamento estratégico

O primeiro passo do planejamento estratégico é a definição dos envolvidos, também conhecidos como stakeholders. Os diretores executivos e os assessores escolhidos definem os objetivos estratégicos para o período de cinco anos.

Em seguida, acontece o levantamento de dados. Essa etapa consiste na visita dos executivos à Central, junto ao gerente de Planejamento da Central e do gerente de Planejamento do Banco Sicredi. Após a visita, os executivos participam de uma reunião junto do presidente e apresentam ideias de como realizar o planejamento.

Na terceira etapa, os números da cooperativa, sua atuação, os produtos e serviços ofertados, e os objetivos comerciais propostos são apresentados. Para isso, nove reuniões regionalizadas acontecem com os delegados de núcleos.

O quarto passo consiste no encontro das gerências. Na reunião, os gerentes assistem a uma apresentação com o histórico do Sicredi UniEstados e sugerem objetivos comerciais a partir das propostas apresentadas no planejamento estratégico.

Após uma série de sugestões, todas elas são compiladas e apresentadas. A ideia da quinta etapa é que o Conselho de Administração avalie e valide os objetivos comerciais que vão nortear o Seminário de Delegados de Núcleo, o sexto passo. Nele, os delegados participam da decisão dos norteadores estratégicos.

Por fim, o sétimo passo consiste na apresentação do Planejamento Estratégico Corporativo e dos temas definidos pelo Sicredi UniEstados. Os objetivos comerciais escolhidos são informados junto da metodologia que será utilizada nos próximos cinco anos.

Planejamento financeiro

Por estar focado em apresentar metas a curto prazo, o planejamento financeiro analisa e busca estratégias benéficas para o crescimento da cooperativa. Além disso, sugestões baseadas nas prospecções da situação econômica nacional também são consideradas. 

E para que isso seja possível e organizado, o Sicredi UniEstados dividiu esse planejamento em 16 etapas. Esses passos incluem reuniões, palestras, seminários e trocas de ideias entre a presidência, a diretoria executiva, gestores e delegados:

  • Disseminar a estratégia nas agências;
  • Encontro sobre cenários econômicos;
  • Encontro com delegados de núcleo;
  • Reunião com conselho técnico;
  • Comitê Consultivo do Planejamento;
  • Reunião com o conselho de administração;
  • Seminário de delegados de núcleo;
  • Orçamento da superintendência;
  • Evento de planejamento financeiro;
  • Análise e definição das metas pelas agências;
  • Validação do consolidado das metas pelo Comitê Consultivo;
  • Lançamento de metas no planning;
  • Entrega do planejamento financeiro;
  • Apresentação do planejamento financeiro e plano de ação para delegados e conselheiros;
  • Janela de revisão do planejamento financeiro;
  • Distribuição e disponibilização do aplicativo de acompanhamento de metas.

Resultados e aprendizados

Desde que foi implantado, o Planejamento Estratégico e Financeiro passou por diversas mudanças e melhorias. A evolução do método ocorreu gradativamente, com a inserção de novos encontros, reuniões, e novas análises.

Em 2014, a iniciativa passou a contar com o encontro de delegados para a definição dos norteadores estratégicos, o evento de Planejamento Estratégico e Financeiro com os gerentes de agências para definição de metas comerciais. O projeto também incluiu a elaboração do planejamento comercial a longo prazo.

Já em 2015, os objetivos estratégicos e os stakeholders começaram a ser definidos através de uma reunião do conselho, executivos e assessores. Foi neste ano também que os nove encontros regionais de núcleos começaram a fazer parte do planejamento.

Em 2016, o Planejamento Estratégico e Financeiro do Sicredi UniEstados passou a usar a Matriz Swot e mapas estratégicos para apresentação e revisão. No mesmo ano, a cooperativa elaborou o propósito estratégico e o plano de ação por agência.

No ano de 2017, a cooperativa criou o Comitê de Orçamento para planejar melhor as despesas e avaliá-las. Além disso, uma ferramenta on-line de planejamento foi desenvolvida para facilitar os processos da iniciativa.

Em geral, o Planejamento Estratégico e Financeiro se mostrou muito favorável para o crescimento da cooperativa. De 2014 a 2017, por exemplo, o número de cooperados foi de 70.581 para 81.917. Os recursos captados pela organização também aumentaram. 

Mas não foi só no âmbito quantitativo que o Sicredi UniEstados prosperou. Com o planejamento, os objetivos de longo e curto prazo foram alinhados detalhadamente. O interesse das esferas de decisão, associados, conselho de administração e diretoria executiva também foram alinhados.

CONTATO DA COOPERATIVA

Adelar José Parmeggiani, diretor - adelar_parmeggiani@sicredi.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Produção sustentável para manter a floresta em pé
ESGCOOP

Produção sustentável para manter a floresta em pé

Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Unimed Governador Valadares aprimora processos internos com governança e transparência
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Governador Valadares aprimora processos internos com governança e transparência

A Unimed Governador Valadares apostou na governança para se aproximar dos médicos associados e tornar a gestão mais transparente. Semestralmente, o Sistema de Gestão da Qualidade faz uma análise crítica da alta gestão e segue ritos estabelecidos por normas internacionais.

Quando até o sol ajuda
ESGCOOP

Quando até o sol ajuda

Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.

Sicredi Vale do Piquiri implementa programa de formação de gestores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Vale do Piquiri implementa programa de formação de gestores

Percurso formativo dividido em módulos é voltado aos gerentes de unidade, gerentes administrativos e gerentes de negócio da cooperativa. Iniciativa melhora o desempenho dos colaboradores e oferece um percurso profissional claro, com crescimento salarial e consequente redução do turnover.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.