cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Comitê de Custos da Viacredi enxuga despesas e otimiza processos

Imagem Destaque

2015
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí
940
2
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Em momentos econômicos difíceis, é necessário otimizar despesas e cortar gastos. Esse é o papel do Comitê de Custos da Viacredi, que se empenha em analisar os processos financeiros da cooperativa para identificar oportunidades de economizar.

Contexto e desafios

Durante cenários de recessão econômica, cooperativas de crédito precisam possuir uma boa gestão de seus custos administrativos, atingir metas orçamentárias, identificar gargalos nos processos e reduzir custos. Tudo isso é importante para equilibrar as contas e superar momentos de dificuldade. 

Como o valor realizado das despesas administrativas é considerável, o foco nas despesas é de extrema importância. Essa é a visão da Viacredi, cooperativa de crédito que integra o Sistema Ailos e maior entidade do ramo levando em conta o número de cooperados. 

Nesses cenários, definir metas e prazos, eleger responsáveis pelo acompanhamento e cobrar ações de redução contribuem para que todos os membros da cooperativa se esforcem a fim de alcançar os resultados planejados. Essa, então, é a ideia por trás do Comitê de Custos da Viacredi. 

Desenvolvimento e metodologia

Na constante busca para reduzir custos, a Viacredi designou equipes estratégicas capazes de analisar todo o processo da organização, desde a aquisição de produtos e serviços até a constante melhoria na estrutura de processos para atendimento ao cooperado. 

O Comitê de Custos da Viacredi atua dentro desse conceito estratégico, com o objetivo de identificar as despesas administrativas da cooperativa com maior relevância. Isso possibilita que a cooperativa faça uma análise do comportamento dos gastos de acordo com a estratégia estabelecida de forma eficiente e eficaz.

O comitê é formado pelos diretores de controladoria, operações e administrativo, pelos gerentes de contabilidade e crédito e pela coordenadora do administrativo da cooperativa. O grupo reúne a cada três meses para analisar os números do período e propor maneiras de reduzir custos. 

Na prática, portanto, o Comitê de Custos da Viacredi instiga que os gestores tenham uma compreensão profunda sobre os valores orçados e realizados das despesas, entendendo seus impactos na gestão da cooperativa. As informações são disponibilizadas para as equipes, mensalmente, após o fechamento contábil dos números.

Depois disso, a área administrativa responsável pelo processo disponibiliza a variação mensal e anual, cobra explicações para as oscilações, avalia os dados e apresenta os resultados à Diretoria. Em alguns casos, a apresentação conta com planos de ação de melhorias.

Provocando mudanças

A adoção de melhores práticas de gestão de custos, indicadas juntamente com um forte envolvimento de equipes especializadas, proporciona uma uma redução de custos anual relevante para a Viacredi. 

Ao se deparar com as metas propostas pelo Comitê de Custos  a cooperativa reavalia e reestrutura o processo das despesas administrativas. Para isso, a organização avalia desde a contratação do fornecedor até o cancelamento da impressão desnecessária de relatórios. Todo esse processo já resultou nas seguintes medidas:

  • Investimento em novos fornecedores locais, buscando cooperados, para conseguir melhores negociações de preços, logística de entrega e para reduzir estoques e suas sobras.
  • Padronização dos processos para compras, centralizando e otimizando as negociações nas contratações de serviços e compras de produtos.
  • Renegociação de contratos, buscando a redução de valores, a melhoria do tempo de prestação de serviço, o estabelecimento de parcerias e mantendo a agilidade no atendimento.
  • Aperfeiçoamento dos processos operacionais, descobrindo gargalos, buscando executar formas de desempenhar as mesmas funções com um menor custo.
  • Redução do desperdício de recursos com a implantação ações como trocas de lâmpadas incandescentes por LED, instalação de torneiras automáticas, digitalização de documentos, centralização de compras de material de escritório e de limpeza e organização de atendimentos de manutenções.
  • Disseminação de uma cultura para redução das despesas por meio da Política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). 

Resultados e aprendizados

De início, a prática envolvia somente a diretoria e o setor administrativo da Viacredi. A partir do envolvimento de outras equipes, no entanto, a iniciativa começou a colher melhores resultados. Mensalmente, as equipes apresentam no Acompanhamento e Gestão dos Planos de Ações e Metas (AGPAM) o que está sendo verificado, quais as melhores práticas e resultados alcançados.

A troca de informações entre equipes traz resultados surpreendentes para a cooperativa e também permite determinar, no instante de análise, se a estratégia adotada é coerente com o que foi traçado pelo Comitê de Custos ou se ela deve ser modificada. 

O projeto, com isso, resultou na redução das despesas com todo o processo assemblear e serviços logísticos. Somente no primeiro semestre de 2016, as ações do Comitê de Custos foram responsáveis pela economia de R$ 3,6 milhões. Além disso, a Viacredi conseguiu amadurecer uma cultura de otimização de processos, redução de custos e aprimoramento de controles financeiros. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Vanildo Leoni, diretor executivo - vanildo@viacredi.coop.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com o foco em expandir os negócios, a Coopmetro decidiu investir no transporte de amostras de qualidade do leite e torná-lo ainda melhor. A cooperativa contou com a ajuda de uma Central de Cooperativas Agropecuárias e parcerias com laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite para desenvolver a logística do transporte e capacitar cooperados.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

É uma iniciativa de encontros periódicos para escutar e trocar experiências entre a Sede e todas as Agências da Sicredi Ouro Verde MT. Isso foi denominado de Rodadas nas Agências e Sede. Acontece em ciclo de dois anos. No 1º ano é de Escuta ativa e no 2º ano de construção do plano de ação e das entregas.

ESGCOOP

A CCPR, uma das maiores cooperativas leiteiras do país, estruturou o projeto Enxergando Sentido Global e a vertente Cooperando com o Planeta, focada na agenda climática. Por meio de inventários de GEE e parcerias estratégicas, o projeto visa reduzir as emissões corporativas em 28% até 2028 e converter 100% da frota flex para o etanol,diminuindo em 90% as emissões dos veículos.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.