Comitê de Custos da Viacredi enxuga despesas e otimiza processos

Contexto e desafios
Durante cenários de recessão econômica, cooperativas de crédito precisam possuir uma boa gestão de seus custos administrativos, atingir metas orçamentárias, identificar gargalos nos processos e reduzir custos. Tudo isso é importante para equilibrar as contas e superar momentos de dificuldade.
Como o valor realizado das despesas administrativas é considerável, o foco nas despesas é de extrema importância. Essa é a visão da Viacredi, cooperativa de crédito que integra o Sistema Ailos e maior entidade do ramo levando em conta o número de cooperados.
Nesses cenários, definir metas e prazos, eleger responsáveis pelo acompanhamento e cobrar ações de redução contribuem para que todos os membros da cooperativa se esforcem a fim de alcançar os resultados planejados. Essa, então, é a ideia por trás do Comitê de Custos da Viacredi.
Desenvolvimento e metodologia
Na constante busca para reduzir custos, a Viacredi designou equipes estratégicas capazes de analisar todo o processo da organização, desde a aquisição de produtos e serviços até a constante melhoria na estrutura de processos para atendimento ao cooperado.
O Comitê de Custos da Viacredi atua dentro desse conceito estratégico, com o objetivo de identificar as despesas administrativas da cooperativa com maior relevância. Isso possibilita que a cooperativa faça uma análise do comportamento dos gastos de acordo com a estratégia estabelecida de forma eficiente e eficaz.
O comitê é formado pelos diretores de controladoria, operações e administrativo, pelos gerentes de contabilidade e crédito e pela coordenadora do administrativo da cooperativa. O grupo reúne a cada três meses para analisar os números do período e propor maneiras de reduzir custos.
Na prática, portanto, o Comitê de Custos da Viacredi instiga que os gestores tenham uma compreensão profunda sobre os valores orçados e realizados das despesas, entendendo seus impactos na gestão da cooperativa. As informações são disponibilizadas para as equipes, mensalmente, após o fechamento contábil dos números.
Depois disso, a área administrativa responsável pelo processo disponibiliza a variação mensal e anual, cobra explicações para as oscilações, avalia os dados e apresenta os resultados à Diretoria. Em alguns casos, a apresentação conta com planos de ação de melhorias.
Provocando mudanças
A adoção de melhores práticas de gestão de custos, indicadas juntamente com um forte envolvimento de equipes especializadas, proporciona uma uma redução de custos anual relevante para a Viacredi.
Ao se deparar com as metas propostas pelo Comitê de Custos a cooperativa reavalia e reestrutura o processo das despesas administrativas. Para isso, a organização avalia desde a contratação do fornecedor até o cancelamento da impressão desnecessária de relatórios. Todo esse processo já resultou nas seguintes medidas:
- Investimento em novos fornecedores locais, buscando cooperados, para conseguir melhores negociações de preços, logística de entrega e para reduzir estoques e suas sobras.
- Padronização dos processos para compras, centralizando e otimizando as negociações nas contratações de serviços e compras de produtos.
- Renegociação de contratos, buscando a redução de valores, a melhoria do tempo de prestação de serviço, o estabelecimento de parcerias e mantendo a agilidade no atendimento.
- Aperfeiçoamento dos processos operacionais, descobrindo gargalos, buscando executar formas de desempenhar as mesmas funções com um menor custo.
- Redução do desperdício de recursos com a implantação ações como trocas de lâmpadas incandescentes por LED, instalação de torneiras automáticas, digitalização de documentos, centralização de compras de material de escritório e de limpeza e organização de atendimentos de manutenções.
- Disseminação de uma cultura para redução das despesas por meio da Política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar).
Resultados e aprendizados
De início, a prática envolvia somente a diretoria e o setor administrativo da Viacredi. A partir do envolvimento de outras equipes, no entanto, a iniciativa começou a colher melhores resultados. Mensalmente, as equipes apresentam no Acompanhamento e Gestão dos Planos de Ações e Metas (AGPAM) o que está sendo verificado, quais as melhores práticas e resultados alcançados.
A troca de informações entre equipes traz resultados surpreendentes para a cooperativa e também permite determinar, no instante de análise, se a estratégia adotada é coerente com o que foi traçado pelo Comitê de Custos ou se ela deve ser modificada.
O projeto, com isso, resultou na redução das despesas com todo o processo assemblear e serviços logísticos. Somente no primeiro semestre de 2016, as ações do Comitê de Custos foram responsáveis pela economia de R$ 3,6 milhões. Além disso, a Viacredi conseguiu amadurecer uma cultura de otimização de processos, redução de custos e aprimoramento de controles financeiros.
CONTATO DA COOPERATIVA
Vanildo Leoni, diretor executivo - vanildo@viacredi.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a pesquisa anual de governança. A cooperativa baseia sua pesquisa de governança nos quatro pilares de governança corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
A fim de aproximar os cooperados, a Coopera desenvolveu uma estrutura de elos que interligam diversos projetos em prol de um propósito comum. As iniciativas abordam a organização do quadro social, educação, gestão, cultura, esportes, lazer, saúde, meio ambiente e cidadania.
O Plenamente é o programa de saúde emocional da Unimed-BH que tem como objetivo sensibilizar os trabalhadores sobre os aspectos emocionais, aumentar o acesso para avaliação dessas questões, e consequentemente proporcionar diagnósticos precoces e tratamentos assertivos, além de melhorar a satisfação e a experiência do colaborador da Unimed-BH. Diante do entendimento das necessidades individuais e coletivas, o Programa Plenamente tem pilares em ações de estímulo à mudança comportamental, atuações na identificação de fatores de risco e suas ações de contenção, ações educativas pertinentes ao tema, além de ações assistenciais no cuidado individualizado para cada trabalhador.