cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

CCPR acelera descarbonização com frota 100% a etanol e mapeamento da pegada de carbono

Imagem Destaque

2025
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR)
Descarbonização, ESG, leite
COP30
cop30, ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
A CCPR, uma das maiores cooperativas leiteiras do país, estruturou o projeto Enxergando Sentido Global e a vertente Cooperando com o Planeta, focada na agenda climática. Por meio de inventários de GEE e parcerias estratégicas, o projeto visa reduzir as emissões corporativas em 28% até 2028 e converter 100% da frota flex para o etanol,diminuindo em 90% as emissões dos veículos.

Contexto e desafios

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais, CCPR, é uma potência do setor lácteo, representando 30 cooperativas singulares e mais de 25 mil cooperados. Contudo, antes de implementar uma agenda de sustentabilidade estruturada, a cooperativa não possuía um inventário completo de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Em 2023, a CCPR emitiu mais de 62 mil toneladas de gás carbônico equivalente, isto é, unidade de medida que permite comparar o impacto de diferentes GEE. Um dado alarmante revelou que cerca de 93% dessas emissões eram indiretas, originadas principalmente da logística de transporte de leite e matérias-primas e do deslocamento dos colaboradores.
A falta de monitoramento detalhado não apenas comprometia a eficiência operacional e elevava os custos, mas também limitava o acesso a novos mercados que valorizam práticas sustentáveis. Além disso, reduziam o engajamento de cooperados e colaboradores na pauta ESG.

Objetivos

Para enfrentar esses desafios de forma integrada, a CCPR lançou o projeto Enxergando Sentido Global, iniciativa de sustentabilidade que visa incorporar as práticas ESG nos negócios e no campo. A iniciativa busca levar seus resultados a todas as cooperativas filiadas e seus produtores.
O braço do projeto focado na agenda climática foi batizado de Cooperando com o Planeta. O principal objetivo ambiental da iniciativa é promover a descarbonização da cadeia do leite, com metas para o uso consciente da água, a busca por eficiência energética e a gestão correta de resíduos.
O foco central é a redução das emissões de GEE e a cooperativa estabeleceu o ambicioso compromisso de diminuir suas emissões corporativas em 28% até 2028. A iniciativa também busca assegurar condições de trabalho seguras, promover o bem-estar animal e investir na capacitação de cooperados e na sucessão rural.

Desenvolvimento

A jornada da CCPR começou com a participação no Programa ESGCoop, do Sistema OCB. Lá, a cooperativa construiu sua matriz de materialidade para identificar os temas prioritários para o negócio e seus stakeholders.
Em seguida, integrou a solução Neutralidade de Carbono, uma iniciativa da OCB e da OCEMG, que permitiu a realização do inventário corporativo de emissões via metodologia GHG Protocol, a padronização global. A qualidade do levantamento rendeu à CCPR o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Com o diagnóstico em mãos, a cooperativa definiu ações concretas. A mais emblemática foi a migração de 100% da sua frota de veículos flex para o uso exclusivo de etanol, substituindo a gasolina. Os veículos foram adesivados com a marca do projeto, reforçando o compromisso com a sustentabilidade a cada abastecimento.
O projeto também se estende ao campo, beneficiando diretamente os produtores de leite em Minas Gerais e Goiás. A CCPR está aplicando ferramentas como a Cool Farm Tool e a Análise de Ciclo de Vida, ACV, para mapear a pegada de carbono das fazendas, gerando indicadores de eficiência e sustentabilidade.
Para viabilizar a iniciativa, a cooperativa investiu R$ 40 mil em ferramentas e materiais. A governança é conduzida por um comitê de ESG composto por cinco pessoas. Além disso, a iniciativa é potencializada por parcerias estratégicas com o Sistema OCB, OCEMG, FGV e Embrapa Gado de Leite.

Resultados e impacto

Após a implementação do Enxergando Sentido Global - Cooperando com o Planeta, a CCPR avançou significativamente na gestão de suas emissões. A principal ação, a migração da frota para o etanol, tem potencial para reduzir em aproximadamente 90% as emissões de GEE dos veículos, além de gerar uma economia de 5% nos custos com abastecimento.
Já para os cooperados, o mapeamento da pegada de carbono nas propriedades resulta em ganhos de eficiência e produtividade. O projeto também gerou um forte impacto de conscientização entre colaboradores e a sociedade, que visualizam o compromisso da cooperativa nos veículos que circulam pelas estradas.
Por ser uma cooperativa central que abrange outras 30 organizações, a iniciativa possui um enorme potencial de replicabilidade, podendo escalar o impacto positivo para milhares de produtores e fortalecer toda a cadeia do leite de forma sustentável.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cooperativa padroniza e gerencia os atendimentos de clientes e cooperados. O objetivo da iniciativa é organizar o processo de receber e resolver demandas e evitar a insatisfação dos clientes, causada pela demora na resolução dos pedidos.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com o propósito de dar oportunidade a jovens de baixa renda, o Sicoob Cofal desenvolveu um programa de formação e qualificação profissional. Com o apoio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), a cooperativa contrata jovens e oferece oportunidades de crescimento profissional.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Criação de um sistema interno que permite o acompanhamento, melhoria no processo, controle e tratativas das demandas de Tesouraria como controle dos saldos dos caixas, terminais eletrônicos e custódias; solicitação de movimentação por parte das transportadoras; validação de faturamento dos serviços prestados; vínculo de usuários aos terminais utilizados; registro de recebimento e conferência dos movimentos de caixa, sem necessariamente manter em suas agências um funcionário com o cargo e a atribuição de um tesoureiro.

COP30

A Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP) atua para formalizar e tornar sustentável a atividade garimpeira na região do Tapajós, combatendo a ilegalidade e a degradação ambiental. Por meio de cooperativas, promove a legalização dos trabalhadores, o uso de tecnologias limpas para reduzir o mercúrio e a recuperação de áreas com novas cadeias produtivas, como açaí e piscicultura.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.