cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Viacredi promove profissionalização de colaboradores com projeto de certificação

Imagem Destaque

2013
Sul
Crédito
Não
Prêmio de Excelência de Gestão
933900
2100
aprendizagem, Tempo de Viagem, Viacredi
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Em 2013, a Viacredi desenvolveu o projeto Certificação em Negócios Cooperativos. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a comunicação sobre os negócios e processos da cooperativa com os colaboradores. O programa, que acontece anualmente, é dividido em encontros presenciais e módulos on-line.

Contexto e desafios

Em meados de 2013, a Viacredi sentiu a necessidade de melhorar sua comunicação com os colaboradores. A preocupação surgiu após a cooperativa perceber que, por conta de seu crescimento constante no quadro de trabalhadores, informações sobre negócios e processos poderiam se perder durante a comunicação.

Pensando em continuar crescendo e sempre mantendo os valores e princípios cooperativistas em foco, a organização decidiu implantar um novo modelo de capacitação profissional. O projeto, intitulado Certificação em Negócios Cooperativos, tem o objetivo de capacitar os analistas e operadores de negócios, além dos coordenadores.

No início da implementação da iniciativa, apenas os colaboradores indicados participaram da capacitação. No entanto, após seis turmas, a cooperativa decidiu fazer jus ao princípio cooperativista de adesão livre e voluntária, e abriu as inscrições a todos os trabalhadores.

Para que isso fosse possível, a Viacredi apostou em sua experiência com planejamento estratégico e em seu desejo de focar na evolução profissional dos colaboradores. Com essa ideia em mente, o programa começou a ser desenvolvido.

Desenvolvimento e metodologia

O formato escolhido pela cooperativa para colocar o projeto em prática foi o Blended Learning. O tipo de aprendizagem combina encontros presenciais e módulos à distância. 

A organização também focou em definir o conteúdo programático de forma organizada e didática, já que a capacitação acontece anualmente. Para isso, os assuntos abordados foram separados em quatro pilares:

Negócios: 

  • Cooperativismo de crédito e mercado financeiro
  • Vantagens em relação às demais instituições financeiras
  • Fidelização dos cooperados e marketing de relacionamento 
  • Produtos e serviços PF e PJ

Processos: 

  • De onde vem a inadimplência?
  • Rotinas internas
  • Programa 6S: sensos e a padronização dos ambientes
  • Segurança e sigilo

Resultados: 

  • O que geramos de resultados?
  • Planejamento estratégico
  • Programa de Participação de Resultados
  • Técnicas de negociação

Carreira:

  • Relacionamento interpessoal e administração de conflitos
  • Feedback
  • Tomada de decisão na carreira
  • Resiliência

Com base nos quatro pilares e nos assuntos de cada um deles, 14 módulos foram desenvolvidos. Vale pontuar que, antes do conteúdo, a Viacredi separou um momento para apresentar o projeto e falar sobre o papel do colaborador na cooperativa.

Aprendizagem virtual

Na parte on-line do projeto, os participantes podem estudar e repassar os conceitos através de pré-testes, atividades de interação, desafios e pós-testes. 

Toda a aprendizagem é feita por meio de uma plataforma de ensino. A carga horária para essa parte da iniciativa é de 40 horas.

Aprendizagem presencial

Após o estudo on-line de alguns módulos e as avaliações, acontece uma discussão em sala de aula. Nela, os participantes podem tirar dúvidas, ou pedir para que o tema seja alinhado com mais clareza.

Os encontros presenciais, chamados de debates de alto nível, são realizados por diretores, ou gerentes da Viacredi. Além de abordar o tema estudado, eles também contam com desafios práticos criados conforme a necessidade de cada grupo.

Durante todo o projeto Certificação em Negócios Cooperativos, acontecem seis encontros, sendo um deles de lançamento, e os restantes de discussões de alto nível. Ao todo, a carga horária da aprendizagem presencial do programa é de 44 horas.

Controle

Para que a iniciativa fosse monitorada com atenção, algumas ações de controle foram implementadas. Durante o encontro de lançamento, as responsabilidades dos envolvidos são relembradas e um termo de compromisso com os combinados da turma é estabelecido.

Já o desempenho dos participantes é monitorado por meio dos acessos ao conteúdo da plataforma, listas de presença e testes de conhecimento aplicados ao final de cada módulo. Para ser aprovado é necessário acertar, no mínimo, 70%.

Os participantes também são avaliados e pontuados pela execução de algumas atividades complementares, como finalizar os módulos com antecedência e realizar cursos. A pontuação acontece de forma individual e coletiva, sendo a última para incentivar o cooperativismo.

Resultados e aprendizados

Desde 2013, o projeto Certificação em Negócios Cooperativos passou por algumas mudanças que aumentaram ainda mais seu sucesso dentro da Viacredi. Além da atualização e alteração de alguns conteúdos, a iniciativa passou a cancelar a participação de colaboradores que não se comprometeram com os critérios propostos.

E, ao perceberem que a quantidade de trabalhadores indicados por seus superiores estava cada vez mais escassa, a autoinscrição foi implementada. Assim, qualquer colaborador interessado, e se enquadre nos pré-requisitos, pode fazer parte do projeto.

Já no dia a dia das aulas, seminários foram inseridos. A ideia é revisar os conteúdos e complementar a nota dos participantes. Outra adição ao conteúdo programático são as atividades em grupo valendo nota. Elas acontecem quando a turma não apresenta esforço coletivo durante os encontros presenciais.

Sucesso em números 

Não há dúvidas de que o projeto Certificação em Negócios Cooperativos fez muito sucesso dentro da Viacredi. Entre 2013 a 2017, a iniciativa contou com 11 turmas e 324 colaboradores. O índice de aprovação do período oscilou de 94% a 100%.

Com o conhecimento afiado, 27 colaboradores foram promovidos para níveis mais altos de seu cargo (Júnior, Pleno e Sênior). Já 19 trabalhadores e participantes do projeto assumiram cargos superiores nos setores de Coordenação e Gerência.

Melhorias qualitativas

A Viacredi também observou melhorias no dia a dia da cooperativa após a implantação do projeto de certificação. A mudança na postura profissional dos colaboradores que participaram da iniciativa foi evidente. Engajados, os participantes passaram a se desafiar, mudando o modo como interagem com suas equipes de trabalho. 

Além disso, o senso de cooperação entre colegas é reforçado, e gerentes e diretores se mostram engajados em passar conhecimento. Dessa forma, a Viacredi está focada em se tornar uma organização atualizada e perene. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua -  micheli@viacredi.coop.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi Ouro Verde lança programa estruturado de feedback dos colaboradores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Ouro Verde lança programa estruturado de feedback dos colaboradores

É uma iniciativa de encontros periódicos para escutar e trocar experiências entre a Sede e todas as Agências da Sicredi Ouro Verde MT. Isso foi denominado de Rodadas nas Agências e Sede. Acontece em ciclo de dois anos. No 1º ano é de Escuta ativa e no 2º ano de construção do plano de ação e das entregas.

Sicredi Celeiro MT/RR financia projetos de impacto social
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Celeiro MT/RR financia projetos de impacto social

Ao observar como entidades sem fins lucrativos com propostas sociais valiosas careciam de apoio, a Sicredi Celeiro MT/RR criou o programa Sicredi na Comunidade, que destina verba para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos. Entre 2005 e 2016, o programa contemplou 496 projetos.

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos

Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais
ESGCOOP

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais

Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.