Quando a sustentabilidade é um propósito

DE OLHO NO FUTURO
No âmbito da pesquisa, a Fundação Coopercitrus Credicitrus desenvolve com empresas parceiras experimentos de campo, permitindo aos agropecuaristas e estudantes conhecerem diferentes protocolos para a condução sustentável de lavouras. A instituição se responsabiliza pela estrutura para o funcionamento dos espaços, o que inclui sistema de irrigação automatizado, máquinas e implementos para preparo do solo, plantio, condução e colheita, tratores com módulos georreferenciados para piloto automático, plantadora com sistema hidráulico e pneumático para distribuição de sementes e adubos, pulverizadores de barra e outros implementos para atender da melhor maneira possível as solicitações das empresas. Além disso, fornece mão-de-obra para aplicação dos protocolos, o que é supervisionado por dois engenheiros agrônomos especialistas em mecanização, tratos, experimentação agrícola e coordenação de atividades de campoPara completar, a Fundação mantém um Laboratório de Solo e Tecidos Vegetais, recentemente modernizado, com capacidade para analisar 20 mil amostras por ano. A análise de solo permite ao produtor rural otimizar sua produtividade ao identificar a concentração de nutrientes e avaliar a fertilidade da terra, contribuindo com um melhor planejamento do manejo agrícola. As análises de folhas atuam como complemento e auxiliam na avaliação do estado nutricional das plantas, destacando eventuais deficiências e dificuldades em seu desenvolvimento. Por fim, a Fundação oferece uma série de cursos de extensão e graduação para os produtores associados. Entre os cursos desenvolvidos, destaca-se o Big- Data em Agronegócio, de nível superior, lançado em 2021 em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Após a conclusão do curso, os 40 alunos da primeira turma terão capacidade para desenvolver softwares dedicados ao agronegócio; instalar e gerenciar dispositivos de Internet das Coisas (Iota) e produzir relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios. Tudo isso, alinhado à missão original da Coopercitrus de entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedadeISO 14001Em 2021, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e outras 10 unidades de negócios da Coopercitrus receberam a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na ISO 14001, que especifica ações para proteção do meio ambiente, controle dos impactos e melhoria contínua de processos. Elas serviram como piloto para a cooperativa estender a ISO 14001 às demais filiais a partir de 2022.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social
Objetivo: Disseminar o conceito de Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um projeto de Geração Solar Fotovoltaica com a implantação de um Sistema Off-Grid. Resultados: Capacitação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos voltados à geração de energia limpa. Premiação em eventos científicos externos à escola na categoria Engenharia e Ciências da Natureza pelos alunos na forma de pesquisa científica. Valores doados em equipamentos para o projeto: R$ 3.600,00. Avaliação dos participantes do projeto em relação à satisfação em ter participado: 92%.
Por meio do Programa Crescer, as cooperativas do Sistema Sicredi focaram no desenvolvimento de lideranças cooperativistas. A Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM incrementou ainda mais a iniciativa e conseguiu aumentar o engajamento de cooperados, assim como conquistou novas lideranças.
Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.