cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopanest-CE cria curso para onboarding de novos cooperados

Imagem Destaque

2012
Nordeste
Saúde
Não
Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará
729
86
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Pensando em aumentar o conhecimento de possíveis novos cooperados, a Coopanest-CE criou um curso anual de admissão de novos cooperados. Nele, os participantes que se enquadram nos pré-requisitos podem aprender mais sobre os princípios cooperativistas e sobre a própria Coopanest-CE.

Contexto e desafios

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará, também conhecida como Coopanest-CE, é a primeira cooperativa de especialidade médica criada no Ceará e a sexta organização de anestesiologia do Brasil. Pioneira no ramo da anestesiologia, a organização conta com 729 cooperados e 86 colaboradores que fazem atendimentos de consulta pré-anestésica, terapia de dor e acupuntura.

Pensando em fornecer uma visão inicial de como é ser parte de uma cooperativa e mostrar o dia a dia da Coopanest-CE, a gestão desenvolveu o curso anual de admissão dos novos cooperados. A ideia é fazer com que os interessados conheçam os princípios e normas de conduta da organização.

Além disso, todas as áreas físicas e os processos são apresentados junto aos reais propósitos da Coopanest-CE. O objetivo principal da cooperativa, portanto, é oferecer uma espécie de test-drive para os interessados em fazer parte da organização.

Com essa ideia em mente, o curso iniciou em 2012. Desde então, ele sofreu algumas melhorias e apresentou resultados positivos.

Desenvolvimento e metodologia

O curso de admissão apresenta carga horária de 12 horas, sendo ministrado anualmente em março ou abril. O projeto foi desenvolvido com a ideia de compartilhar conhecimentos da educação cooperativista em geral (história, princípios e importância no mercado de trabalho), e apresentar mais da Coopanest-CE e como ela funciona.

Para que todos esses objetivos fossem cumpridos, a diretoria, um facilitador externo e os colaboradores da cooperativa têm a responsabilidade de ministrar o curso. Além do conteúdo teórico, simulações de casos práticos que incentivam discussões em grupo também estão inclusos. 

O controle da prática é realizado através do cronograma de realização e da lista de presença. Além disso, uma pesquisa para verificar a opinião e as sugestões dos médicos sobre o evento é aplicada. A ideia é usar as respostas para investir em melhorias internas.

Entretanto, o curso anual de admissão dos novos cooperados não está aberto a qualquer pessoa interessada no ramo da anestesiologia ou em fazer parte da cooperativa. A participação é restrita aos médicos anestesistas com título superior de anestesiologia emitido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, da qual eles devem ser membros ativos.

Mas esse não é o único pré-requisito da Coopanest-CE. Isso porque a realização do curso é obrigatória para os profissionais que têm o desejo de se tornarem cooperados da organização.

Resultados e aprendizados

Apesar do curso estar focado em aumentar o conhecimento de possíveis cooperados sobre as cooperativas e a Coopanest-CE, observou-se resultados positivos ao redor de toda a organização.

Houve, por exemplo, uma leve redução nos faturamentos não recebidos ou recusados por problemas de comunicação. Os números foram de 0,26% em 2013, para 0,20% em 2017.

Já quando o assunto é a quantidade de participantes, o resultado segue positivo. No ano de 2013, a cooperativa contou com 33 participantes, e, em 2017, o número subiu para 40.

Junto ao aumento de participantes e a redução de faturamentos não recebidos, os feedbacks das pesquisas de satisfação também surpreenderam: 83,87% dos participantes consideraram que o curso foi de alta importância e 93,54% informaram que o curso atendeu às expectativas.

Resultados qualitativos

O curso anual de admissão dos novos cooperados da Coopanest-CE causou melhorias qualitativas na cooperativa. Os alinhamentos sobre a cultura organizacional promoveram transparência e ajuste nas expectativas dos cooperados ingressantes. 

Outro resultado focado na qualidade e no sucesso da cooperativa é o aumento do conhecimento dos participantes sobre o cooperativismo. Além de estarem mais atentos sobre os princípios, os novos cooperados entendem mais sobre a organização à qual vão fazer parte.

CONTATO DA COOPERATIVA

Allana Wanderley, gerente executiva - allana@coopanest-ce.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para aumentar o desenvolvimento da suinocultura, a Castrolanda criou o programa Melhores da Suinocultura. O objetivo da iniciativa é aumentar a participação dos cooperados suinocultores através de uma competição saudável entre eles.

ESGCOOP

Em um projeto inovador, a Cresol está promovendo a transição agroecológica de agricultores familiares no Brasil e no Uruguai. Por meio de uma metodologia participativa, a iniciativa cria espaços no campo para desenvolver e disseminar práticas de baixo carbono, como o plantio direto de hortaliças e a produção de bioinsumos. O projeto já ativou 45 unidades de referência, fortaleceu a resiliência climática das propriedades e posicionou os agricultores como protagonistas da inovação.

ESGCOOP

A Cooperativa Vinícola Aurora implementou um sistema de manejo sustentável do solo para seus 1.100 cooperados na Serra Gaúcha. A iniciativa, que começou em 2015, promove o uso de plantas de cobertura para reduzir a erosão, conservar a umidade e melhorar a saúde do solo, resultando em ganhos ambientais, como a diminuição do uso de herbicidas, e maior resiliência dos vinhedos às mudanças climáticas.

ESGCOOP

Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.