Sicoob Copermec realiza dinâmica para integrar colaboradores e trabalhar saúde mental

Contexto e desafios
O Sicoob Copermec é uma cooperativa de crédito criada por empresários metalúrgicos da cidade de Cláudio, em Minas Gerais, com mais de 25 anos de experiência no mercado. O crescimento acelerado da cooperativa nos últimos anos gerou um aumento do quadro funcional e das atividades operacionais realizadas, exigindo ajustes na gestão de pessoas.
Consequentemente, a aproximação e o envolvimento entre os funcionários foram diminuindo, o que poderia influenciar diretamente no clima organizacional. O clima organizacional é um fator verificado anualmente e de grande importância para o cumprimento das estratégias da cooperativa, pois influencia diretamente nas entregas realizadas pelos colaboradores.
Quando o clima organizacional é bom, o colaborador se sente motivado e pode aumentar sua contribuição para o negócio. Por isso, a realização de ações voltadas à manutenção de um clima favorável é uma preocupação constante do Sicoob Copermec.
Pensando nisso foi implementada, em 2017, a dinâmica do Anjo Secreto, uma ação que tem como objetivo principal a integração entre colaboradores e principais dirigentes. Dentro da dinâmica, todos os participantes são denominados “anjos”, e cada um deve cuidar da pessoa que tirar em sorteio durante um determinado período, sem que o protegido perceba ou descubra quem é seu anjo.
A ideia é garantir que os dias de trabalho sejam leves e criar ações de motivação diárias, trabalhando a integração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação e descontração.
A ação, ligada ao desenvolvimento da saúde mental dos colaboradores, é realizada anualmente, com período de duração máximo de 20 dias.
Desenvolvimento e metodologia
A dinâmica do Anjo Secreto envolve todos os colaboradores e principais dirigentes da cooperativa. Primeiramente, o setor de Recursos Humanos realiza o lançamento da ação, por meio de comunicado interno para todos os interessados. Nesse momento, são informados também o período da dinâmica e a data da revelação do anjo.
Em seguida, é feito um sorteio para que todos os anjos saibam quem será seu protegido. Os anjos são orientados a ficarem atentos aos sentimentos diários do seu protegido e a entrarem em ação caso percebam algum problema.
Para garantir que os envolvidos não tenham conhecimento do seu anjo, é disponibilizada uma caixa em um local de comum acesso onde devem ser colocados cartões, mensagens, presentes etc. Tudo deve estar devidamente identificado com o nome do protegido.
Semanalmente, os participantes devem deixar uma mensagem ou mimo para seu protegido na caixa ou na própria mesa do colaborador, mantendo sigilo com relação à sua identidade. Além disso, os participantes são orientados a expressar diariamente manifestações de cuidado com todos os envolvidos na brincadeira.
Ao final do período da dinâmica, no dia da revelação do Anjo Secreto, o protegido deverá presentear o seu anjo da guarda como forma de agradecimento pelo carinho que lhe foi dedicado. O setor de Recursos Humanos é o responsável pela coordenação e acompanhamento da dinâmica.
Resultados e aprendizados
A dinâmica do Anjo Secreto trabalha a construção de um clima organizacional favorável para todos os colaboradores da cooperativa, com a ideia principal de criar um ambiente de confiança e integração entre os diversos departamentos, além de contribuir para maior produtividade. Isso acaba se refletindo no alcance das estratégias organizacionais propostas, na satisfação e na fidelização dos clientes e cooperados.
Em 2018, a dinâmica contou com a participação de aproximadamente 160 funcionários e cinco dirigentes, distribuídos por oito pontos de atendimento da cooperativa.
O impacto da ação pôde ser sentido no resultado da Pesquisa de Clima Organizacional, realizada anualmente. Segundo dados do levantamento, o índice de satisfação dos colaboradores passou de 91,25% em 2017, ano de início da dinâmica do Anjo Secreto, para 93,49% em 2018.
De acordo com o Sicoob Copermec, a mudança no clima entre os colaboradores foi perceptível e a ideia agora é continuar a realizar essa dinâmica anualmente. A cooperativa também acredita que a dinâmica do Anjo Secreto incentiva a construção e a difusão de valores cooperativistas.
“Com a dinâmica, percebi que houve quebras de limitações, sejam elas profissionais ou pessoais, e criou-se um ambiente de trabalho mais favorável, que com certeza elevou o índice de satisfação pessoal de cada um dos participantes, tendo como consequência uma maior interação no trabalho em equipe”, afirma Silvério Franklim Freitas Santiago, da Gerência de Marketing.
CONTATO DA COOPERATIVA
Leidiane Aparecida Vilela Pinto Marques, gerente de Recursos Humanos - leidianevilela@copermec.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Após obter um resultado decepcionante da Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema Sicredi, a Sicredi Sudoeste MT/PA começou a realizar pesquisas de carreira anuais, a fim de entender os anseios profissionais de seus colaboradores. A iniciativa resultou na melhoria dos indicadores das pesquisas seguintes e proporcionou um melhor planejamento de carreira para as equipes da coop.
O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Unimed-BH visa aprimorar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços, além de permitir que as unidades se concentrem em suas atividades principais (assistência ao cliente/paciente), impulsionando assim a competitividade e a garantia do atendimento. Consiste em centralizar em sistema as solicitações de serviços da empresa, de forma padronizada e ágil.
Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia
Para fomentar sua cultura de inovação, a Unimed Vitória criou um programa de ideias que premia os colaboradores com dinheiro e bolsas de estudos. Depois de apresentadas, as ideias são avaliadas por um comitê de gestores, que avalia a viabilidade de cada projeto. Entre 2011 e 2015, os colaboradores apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, 126 foram consideradas viáveis e a cooperativa implementou 35.