cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Sudoeste MT/PA amplia programa de formação de estagiários

Imagem Destaque

2018
Centro-Oeste,Norte
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Sudoeste de Mato Grosso e Pará
250000
1150
educação, Estágio, Formação de estagiários, Gestão de pessoas, Jovens, treinamento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Batizado de Programa Start, iniciativa permite que estagiários do Sicredi Sudoeste MT/PA sejam treinados durante um mês em cada uma das áreas da sede e das agências da cooperativa. Programa ajuda jovens a desenvolverem habilidades diversificadas, aumentando suas chances de efetivação ou recolocação no mercado de trabalho.

Contexto e desafios

Ter um programa de formação de estagiários já era uma preocupação do Sicredi Sudoeste MT/PA desde 2016, quando a cooperativa de crédito iniciou uma turma de dez estagiários que passaram pela sede administrativa e pelas agências. Em 2018, porém, surgiu a necessidade de tornar este programa mais robusto e de dar a ele maior amplitude, tanto interna quanto externamente. 

Assim nasceu o Start - Programa de Formação de Estagiários do Sicredi Sudoeste MT/PA. A iniciativa oferece aos estagiários um percurso de até dois anos nos quais eles têm a oportunidade de trabalhar em todas as áreas da cooperativa, fortalecendo sua capacitação e garantindo assim sua empregabilidade. A prática está implementada desde outubro de 2018 e busca formar estes jovens em uma diversidade de conhecimentos e habilidades. 

Uma vez que o Sicredi Sudoeste realiza processos seletivos internos e diante das oportunidades para cargos iniciais, os jovens que participam do programa Start têm também melhores chances de concorrer às vagas e aproveitar a oportunidade para desenvolverem suas carreiras dentro da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O primeiro passo para o desenvolvimento do programa foi intensificar o contato com as universidades e faculdades locais, a fim de despertar nos estudantes o interesse em desenvolver uma carreira na organização. Após as inscrições dos interessados, foi feito um processo seletivo com apresentações, provas de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo e entrevistas.

O programa tem duração de até 24 meses e, ao longo desse período, o estagiário passa por todas as áreas da sede administrativa: Análise de Crédito, Recuperação de Crédito, Contabilidade, Suporte Operacional a Produtos, segmentos PF, PJ e Agro, entre outras.

Os participantes também têm a oportunidade de vivenciar as atividades realizadas em uma agência, como gestão de carteiras dos segmentos PF, PJ e Agro, área administrativa, caixa, tesouraria e autoatendimento, maximizando assim o aproveitamento e o aprendizado dos estudantes dentro da cooperativa.

De acordo com o cronograma, os estagiários passam em média 30 dias acompanhando cada área, a fim de compreender as particularidades de todos os processos. Durante este período, o estagiário é acompanhado por um profissional que conhece bem o departamento e que se torna responsável por repassar as informações inerentes às suas atividades.

Ao término de cada etapa, o colaborador que recebeu o estagiário responde uma avaliação sobre a participação e o aproveitamento do estudante. O estagiário, por sua vez, também responde uma avaliação sobre o tempo dedicado à sua aprendizagem, a qualidade das informações passadas e as oportunidades de melhoria que ele observou na área em que esteve em formação.

Departamentos envolvidos

Diversos setores da cooperativa são diretamente envolvidos no programa Start, a saber:

  • Gestão de Pessoas: realiza o processo seletivo, acompanha os cronogramas e avaliações, processa os feedbacks e facilita encontros mensais. 
  • Gerente de agência / gerente Administrativo Financeiro: direciona os estagiários para os colaboradores que repassarão os conhecimentos de sua área. Devem garantir e acompanhar as avaliações dos estagiários, bem como o processo de aprendizagem. 
  • Colaboradores da sede/agência: recebem os estagiários e os orientam seguindo um checklist sobre as rotinas, atividades e conhecimentos de sua respectiva área. Realizam a avaliação de desempenho dos estagiários e dão feedback a eles.  
  • Diretoria da cooperativa: incentiva e supervisiona a realização do programa por meio de reuniões com a equipe da área de Gestão de Pessoas.

Resultados e aprendizados

Ao longo dos anos de implementação do programa, o Sicredi Sudoeste MT/PA identificou alguns pontos de atenção a serem melhorados, como os conflitos de agenda de determinados colaboradores de cargos mais estratégicos. Nestes casos, as reuniões e outros compromissos do funcionário acabam interferindo no tempo reservado para o repasse das informações ao estagiário. 

Além disso, a cooperativa notou que, em algumas áreas, o tempo para executar atividades práticas parece ser insuficiente para consolidar o conhecimento teórico recebido. Isso gera uma sobrecarga para quem repassa os conhecimentos, pois, quando o estagiário estaria apto para apoiar na execução, é o momento de iniciar a formação em outra área.

Outro ponto de melhoria foi identificado no momento da contratação de estagiários que concluíram o programa Start. Alguns deles não estavam totalmente prontos para assumirem determinadas posições, por não terem focado seu aprendizado naquela área de atuação. A cooperativa notou que eles precisavam dedicar mais tempo ao setor até que estivessem preparados para a oportunidade. 

Diante disso, o Sicredi Sudoeste MT/PA passou a avaliar o perfil comportamental dos estagiários por meio da ferramenta PDA, já utilizada na cooperativa. Essa avaliação identifica se o perfil daquele estudante é mais aderente à área comercial ou administrativa. 

Isso permitiu alterar o cronograma de aprendizagem, tornando-o mais específico e personalizado. Dessa forma, cada estagiário tem seu cronograma definido de acordo com seu perfil de comportamento – ou seja, estagiários com perfis mais inclinados à área comercial têm um direcionamento e maior tempo de aprendizagem nessa área, em detrimento da área administrativa. Todos continuam passando por todos os setores, apenas com foco diferente.

Contratações

Entre os principais resultados colhidos com o programa Start, a cooperativa cita a efetivação de 11 estagiários desde a primeira edição da iniciativa. Duas estagiárias efetivadas como caixa foram posteriormente promovidas para o cargo de assistente de Negócios.

Uma estagiária que rescindiu o contrato conseguiu uma oportunidade em outra instituição financeira, demonstrando que os conhecimentos desenvolvidos durante o período de formação tiveram efeito em sua empregabilidade. Duas outras estagiárias rescindiram o contrato para assumir outras oportunidades no mercado.

O Sicredi Sudoeste MT/PA destaca que o programa Start se alinha ao princípio cooperativista da “Educação, formação e informação” e também ao princípio do “Interesse pela comunidade”.

CONTATO DA COOPERATIVA

Brenda Fonseca de Moraes, assessora de Gestão de Pessoas - brenda_moraes@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa

Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.

Transição energética torna a produção da Cogran mais limpa e verde
ESGCOOP

Transição energética torna a produção da Cogran mais limpa e verde

Região: Sudeste Categoria: Energias Renováveis Ação: Transição energética por meio da instalação de biodigestores e usinas fotovoltaicas. ODSs: 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Com a instalação de biodigestores, a Cogran passou a produzir energia limpa por meio do biogás. A cooperativa também tem 7 biodigestores, 8 geradores e 2 usinas de energia solar fotovoltaica. Diversas propriedades produtivas dos cooperados já são autossuficientes em energia - e algumas têm produção excedente. A Cogran está analisando investir na implementação de usinas solares em mais três unidades.

Aprender cooperando
ESGCOOP

Aprender cooperando

Objetivo: Disseminar o conceito de Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um projeto de Geração Solar Fotovoltaica com a implantação de um Sistema Off-Grid. Resultados: Capacitação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos voltados à geração de energia limpa. Premiação em eventos científicos externos à escola na categoria Engenharia e Ciências da Natureza pelos alunos na forma de pesquisa científica. Valores doados em equipamentos para o projeto: R$ 3.600,00. Avaliação dos participantes do projeto em relação à satisfação em ter participado: 92%.

Sicredi Vale do Piquiri implementa programa de formação de gestores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Vale do Piquiri implementa programa de formação de gestores

Percurso formativo dividido em módulos é voltado aos gerentes de unidade, gerentes administrativos e gerentes de negócio da cooperativa. Iniciativa melhora o desempenho dos colaboradores e oferece um percurso profissional claro, com crescimento salarial e consequente redução do turnover.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.