cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Planalto Central cria pesquisas e indicadores para melhorar satisfação dos cooperados

Imagem Destaque

2017
Centro-Oeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Planalto Central
60000
400
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Sicredi Planalto Central atua em quatro frentes para mensurar e aprimorar o atendimento aos associados: pesquisa de expectativas, pesquisa de desligamento, canal no Whatsapp e indicador de satisfação. Práticas iniciadas em 2017 levaram a um aumento de quase 5 pontos percentuais no índice de satisfação entre 2018 e 2019.

Contexto e desafios

A cooperativa de crédito Sicredi Planalto Central opera desde 2007 nos estados de Goiás, oeste da Bahia, Noroeste de Minas Gerais e no Distrito Federal, contando hoje com 31 agências. Com o crescimento e a expansão do negócio, uma das preocupações do Conselho de Administração era manter a constância da satisfação do quadro social.

Para isso, a cooperativa adotou uma série de práticas a fim de mensurar as expectativas dos associados, avaliar o nível de satisfação com os serviços prestados e melhorar a performance do atendimento e do relacionamento entre colaboradores e cooperados/clientes.

A iniciativa é composta por quatro frentes: pesquisa de expectativas, canal no WhatsApp, pesquisa de desligamento e um indicador batizado de NPS.

Desenvolvimento e metodologia

Pesquisa de expectativas

Este levantamento é realizado com os novos associados/clientes para entender como a cooperativa pode atender às suas necessidades e ajustar eventuais falhas de comunicação que possam acontecer no primeiro contato. A pesquisa é feita por meio de ligação telefônica em até 48 horas após a associação.

O principal objetivo é antecipar as ocorrências recebidas pelo canal de WhatsApp, possibilitando implementar melhorias no processo de associação e gerando maior conforto e segurança para os novos associados. A pesquisa de expectativas teve início em fevereiro de 2019 e frequentemente o script das perguntas é reavaliado e aprimorado.

WhatsApp

Disponível para os associados/clientes, o canal do WhatsApp Business recebe ocorrências como pedidos de informações, reclamações e sugestões. O principal papel do canal é acolher a demanda das pessoas e dar o direcionamento para as áreas responsáveis – profissionais da sede, gerente da conta ou gerente de agência.

A implantação do canal WhatsApp iniciou-se no mês de julho de 2017 e a ferramenta vem sendo constantemente aprimorada, conforme são identificadas novas necessidades.

Pesquisa de desligamento

A cooperativa promove uma pesquisa com os associados que solicitam sua saída, com o objetivo de entender melhor o real motivo do desligamento e, se possível, reverter a solicitação. As informações obtidas por meio dessa pesquisa ajudam a identificar eventuais ajustes necessários nos processos, que possam melhorar preventivamente a experiência dos associados/clientes.

A pesquisa de desligamento começou a ser aplicada em 2018 e seu resultado é enviado para o Conselho de Administração e para as áreas responsáveis por analisar e promover mudanças nas iniciativas e processos nas agências.

Net Promoter Score (NPS)

O Sicredi Planalto Central acompanha mensalmente um indicador de satisfação dos associados/clientes ligados a dois pontos principais: atendimento e usabilidade de produtos e serviços oferecidos nas agências. Esse indicador é medido por meio do Net Promoter Score (NPS), uma metodologia que visa a mensurar o grau de lealdade dos associados. 

Por meio dos resultados dos indicadores, a cooperativa realiza planos de ação e melhorias para que os clientes sejam atendidos com maior eficiência. O trabalho é construído a partir de parcerias entre as áreas responsáveis da cooperativa e as agências, possibilitando ajustes contínuos em processos, comportamentos, comunicação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

A apuração do NPS começou em 2017 e atualmente ele é a principal ferramenta sistêmica de avaliação da satisfação. Ao longo dos anos, a cooperativa também implantou melhorias na ferramenta, incluindo, além da avaliação do associado em si, a inserção dos relatos dos entrevistados dentro da ferramenta do NPS, para que a informação seja mais fidedigna e possa direcionar ações assertivas em busca da plena satisfação dos associados.

Resultados e aprendizados

As iniciativas do Sicredi Planalto Central para aprimorar o atendimento a seus clientes tiveram reflexos quantificáveis nos indicadores calculados pela cooperativa. O índice NPS de satisfação, por exemplo, cresceu de 65,4% em novembro de 2018 para 70,3% no mesmo mês de 2019.

Também houve um aumento no percentual de cooperados que são considerados “promotores” da cooperativa, e que passaram de 71,9% para 75,6% no mesmo período de comparação. O número de cooperados considerados “detratores”, por outro lado, caiu de 6,6% para 5,3% e o número de cooperados “neutros” passou de 21,5% para 19%.

O Sicredi Planalto Central destaca, por fim, que as medidas adotadas se integram a outras práticas da cooperativa, como a capacitação de colaboradores direcionados para os pontos de melhoria, a busca constante pela fidelização do associado, a melhoria contínua de processos, o desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos e serviços e a condução do planejamento estratégico e tático.

CONTATO DA COOPERATIVA

Flávio Leite, diretor de Operações - flavio_leite@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Ouvidoria Cocatrel é um canal de comunicação seguro e transparente para os cooperados, colaboradores e clientes que podem fazer reclamações, sugestões e elogios. Todas são registradas e tratadas pela gestão interna, gerando melhoria contínua.

ESGCOOP

Região: Norte Categoria: Produção Sustentável Ação: Por meio de uma produção agrícola sustentável e inovadora, a Cooperacre se modernizou e impulsionou a geração de renda para as comunidades amazônicas. ODS: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 8 - Trabalho decente e crescimento econômico 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: A Cooperacre se tornou a maior produtora de castanhas-do-Brasil no país e planeja se tornar a líder mundial no segmento. Inaugurada em 2016, a terceira planta de beneficiamento de castanhas da Cooperacre é uma das mais modernas do Brasil. A Cooperacre é a maior compradora de borracha da região Norte. Além disso, a cooperativa também atua na cultura de frutas e palmito. A iniciativa “Fortalecendo a Economia de Base Florestal Sustentável” foi contemplada com R$ 5 milhões em investimentos do Fundo Amazônia Em 2022, a Cooperacre venceu a categoria de inovação no Prêmio SomosCoop com um projeto voltado ao uso da tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Plenamente é o programa de saúde emocional da Unimed-BH que tem como objetivo sensibilizar os trabalhadores sobre os aspectos emocionais, aumentar o acesso para avaliação dessas questões, e consequentemente proporcionar diagnósticos precoces e tratamentos assertivos, além de melhorar a satisfação e a experiência do colaborador da Unimed-BH. Diante do entendimento das necessidades individuais e coletivas, o Programa Plenamente tem pilares em ações de estímulo à mudança comportamental, atuações na identificação de fatores de risco e suas ações de contenção, ações educativas pertinentes ao tema, além de ações assistenciais no cuidado individualizado para cada trabalhador.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para aumentar o desenvolvimento da suinocultura, a Castrolanda criou o programa Melhores da Suinocultura. O objetivo da iniciativa é aumentar a participação dos cooperados suinocultores através de uma competição saudável entre eles.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.