cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Planalto Central cria pesquisas e indicadores para melhorar satisfação dos cooperados

Imagem Destaque

2017
Centro-Oeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Planalto Central
60000
400
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Sicredi Planalto Central atua em quatro frentes para mensurar e aprimorar o atendimento aos associados: pesquisa de expectativas, pesquisa de desligamento, canal no Whatsapp e indicador de satisfação. Práticas iniciadas em 2017 levaram a um aumento de quase 5 pontos percentuais no índice de satisfação entre 2018 e 2019.

Contexto e desafios

A cooperativa de crédito Sicredi Planalto Central opera desde 2007 nos estados de Goiás, oeste da Bahia, Noroeste de Minas Gerais e no Distrito Federal, contando hoje com 31 agências. Com o crescimento e a expansão do negócio, uma das preocupações do Conselho de Administração era manter a constância da satisfação do quadro social.

Para isso, a cooperativa adotou uma série de práticas a fim de mensurar as expectativas dos associados, avaliar o nível de satisfação com os serviços prestados e melhorar a performance do atendimento e do relacionamento entre colaboradores e cooperados/clientes.

A iniciativa é composta por quatro frentes: pesquisa de expectativas, canal no WhatsApp, pesquisa de desligamento e um indicador batizado de NPS.

Desenvolvimento e metodologia

Pesquisa de expectativas

Este levantamento é realizado com os novos associados/clientes para entender como a cooperativa pode atender às suas necessidades e ajustar eventuais falhas de comunicação que possam acontecer no primeiro contato. A pesquisa é feita por meio de ligação telefônica em até 48 horas após a associação.

O principal objetivo é antecipar as ocorrências recebidas pelo canal de WhatsApp, possibilitando implementar melhorias no processo de associação e gerando maior conforto e segurança para os novos associados. A pesquisa de expectativas teve início em fevereiro de 2019 e frequentemente o script das perguntas é reavaliado e aprimorado.

WhatsApp

Disponível para os associados/clientes, o canal do WhatsApp Business recebe ocorrências como pedidos de informações, reclamações e sugestões. O principal papel do canal é acolher a demanda das pessoas e dar o direcionamento para as áreas responsáveis – profissionais da sede, gerente da conta ou gerente de agência.

A implantação do canal WhatsApp iniciou-se no mês de julho de 2017 e a ferramenta vem sendo constantemente aprimorada, conforme são identificadas novas necessidades.

Pesquisa de desligamento

A cooperativa promove uma pesquisa com os associados que solicitam sua saída, com o objetivo de entender melhor o real motivo do desligamento e, se possível, reverter a solicitação. As informações obtidas por meio dessa pesquisa ajudam a identificar eventuais ajustes necessários nos processos, que possam melhorar preventivamente a experiência dos associados/clientes.

A pesquisa de desligamento começou a ser aplicada em 2018 e seu resultado é enviado para o Conselho de Administração e para as áreas responsáveis por analisar e promover mudanças nas iniciativas e processos nas agências.

Net Promoter Score (NPS)

O Sicredi Planalto Central acompanha mensalmente um indicador de satisfação dos associados/clientes ligados a dois pontos principais: atendimento e usabilidade de produtos e serviços oferecidos nas agências. Esse indicador é medido por meio do Net Promoter Score (NPS), uma metodologia que visa a mensurar o grau de lealdade dos associados. 

Por meio dos resultados dos indicadores, a cooperativa realiza planos de ação e melhorias para que os clientes sejam atendidos com maior eficiência. O trabalho é construído a partir de parcerias entre as áreas responsáveis da cooperativa e as agências, possibilitando ajustes contínuos em processos, comportamentos, comunicação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

A apuração do NPS começou em 2017 e atualmente ele é a principal ferramenta sistêmica de avaliação da satisfação. Ao longo dos anos, a cooperativa também implantou melhorias na ferramenta, incluindo, além da avaliação do associado em si, a inserção dos relatos dos entrevistados dentro da ferramenta do NPS, para que a informação seja mais fidedigna e possa direcionar ações assertivas em busca da plena satisfação dos associados.

Resultados e aprendizados

As iniciativas do Sicredi Planalto Central para aprimorar o atendimento a seus clientes tiveram reflexos quantificáveis nos indicadores calculados pela cooperativa. O índice NPS de satisfação, por exemplo, cresceu de 65,4% em novembro de 2018 para 70,3% no mesmo mês de 2019.

Também houve um aumento no percentual de cooperados que são considerados “promotores” da cooperativa, e que passaram de 71,9% para 75,6% no mesmo período de comparação. O número de cooperados considerados “detratores”, por outro lado, caiu de 6,6% para 5,3% e o número de cooperados “neutros” passou de 21,5% para 19%.

O Sicredi Planalto Central destaca, por fim, que as medidas adotadas se integram a outras práticas da cooperativa, como a capacitação de colaboradores direcionados para os pontos de melhoria, a busca constante pela fidelização do associado, a melhoria contínua de processos, o desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos e serviços e a condução do planejamento estratégico e tático.

CONTATO DA COOPERATIVA

Flávio Leite, diretor de Operações - flavio_leite@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Colocando os clientes em foco, a Unimed Volta Redonda decidiu criar um programa que deixa o atendimento em hospitais ainda mais humanizado e atencioso. Com o Jeito Unimed de Cuidar, a cooperativa foca no cuidado dos clientes e no que podem oferecer para o serviço ser cada vez mais acolhedor.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2016, a nova diretoria executiva da Unimed Vale do Aço desenvolveu o projeto Diagnóstico Situacional Organizacional (DSO). Com a ajuda da gerência de Qualidade, o objetivo é corrigir problemas em processos que já foram implementados pela cooperativa.

ESGCOOP

Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após obter um resultado decepcionante da Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema Sicredi, a Sicredi Sudoeste MT/PA começou a realizar pesquisas de carreira anuais, a fim de entender os anseios profissionais de seus colaboradores. A iniciativa resultou na melhoria dos indicadores das pesquisas seguintes e proporcionou um melhor planejamento de carreira para as equipes da coop.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.