Diplomacias bilaterais com a China e com a Rússia
O atual contexto geopolítico global é marcado por uma intensificação das medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, que têm elevado tarifas e criado barreiras comerciais para proteger sua indústria e conter o avanço tecnológico da China. Essa postura tem provocado rupturas nas cadeias globais de produção, aumentando custos logísticos e gerando incertezas para os setores público e privado.
Neste contexto, a China tem procurado se posicionar como principal defensora do multilateralismo, fortalecendo sua influência em fóruns internacionais e buscando ampliar parcerias comerciais, especialmente com países emergentes como o Brasil. Na nação eslava, o governo brasileiro realizará uma Reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir comércio, especialmente focado em fertilizantes, investimentos e diplomacia.
Download
Veja mais
Tramita no Congresso Nacional o PL 2.159/2021, que estabelece o marco regulatório do licenciamento ambiental. A matéria está sendo analisada simultaneamente nas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA) do Senado, sob a relatoria dos senadores Confúcio Moura (RO) e Tereza Cristina (MS).
Dando continuidade à análise sobre os desdobramentos da crise causada pelas tarifas norte americanas, este boletim internacional traz seus reflexos para as cooperativas brasileiras e os caminhos possíveis para superar esse cenário adverso. Boa leitura!
Mudanças no tabuleiro I Movimentações partidárias e os seus impactos políticos
As vitórias que o cooperativismo pretende conquistar em 2022