Diplomacias bilaterais com a China e com a Rússia
O atual contexto geopolítico global é marcado por uma intensificação das medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, que têm elevado tarifas e criado barreiras comerciais para proteger sua indústria e conter o avanço tecnológico da China. Essa postura tem provocado rupturas nas cadeias globais de produção, aumentando custos logísticos e gerando incertezas para os setores público e privado.
Neste contexto, a China tem procurado se posicionar como principal defensora do multilateralismo, fortalecendo sua influência em fóruns internacionais e buscando ampliar parcerias comerciais, especialmente com países emergentes como o Brasil. Na nação eslava, o governo brasileiro realizará uma Reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir comércio, especialmente focado em fertilizantes, investimentos e diplomacia.
Download
Veja mais
Plano safra, simplificação do ambiente de negócios e mudanças no MMA e no Mapa
Cobrança de contribuição assistencial
OCB defende o Ato Cooperativo em audiência pública na Câmara dos Deputados
Nesta edição da análise econômica você vai encontrar o ranking global de competitividade e os cinco desafios que o Brasil precisa superar para subir de posição. Também elencamos os fatores essenciais para as coops impulsionarem seus negócios. Além disso, você terá acesso aos destaques dos debates realizados na Semana de Competitividade nas trilhas de inovação, inteligência de mercado, ESG e liderança para transformação. Boa leitura!