Licenciamento Ambiental

O texto em apreciação preserva a estrutura aprovada pela Câmara dos Deputados, com foco na criação de legislação moderna e funcional. Com destaque para:
- Compatibilidade com a Lei Complementar 140/2011, respeitando as competências federativas, evitando concentração na União e reduzindo conflitos institucionais.
- Promoção da segurança jurídica por meio da definição de modalidades distintas de licenciamento ambiental, considerando a diversidade de porte e potencial poluidor das atividades, além das particularidades regionais.
- Ampliação da eficiência e redução de conflitos entre órgãos, com foco nas atividades produtivas, proteção do meio ambiente e desenvolvimento nacional.
O Sistema OCB tem acompanhado de perto o tema e atuado de forma protagonista junto aos parlamentares da Frencoop e da FPA, com o objetivo de garantir que o novo marco legal promova agilidade e redução de custos para empreendedores e cooperativas, aumente a segurança jurídica e operacional no desenvolvimento de atividades produtivas e assegure um adequado nível de proteção e conservação do meio ambiente.
Download
Veja mais
Análise internacional: A União Europeia elege seus representantes legislativos
Atualização sobre a desoneração da folha de pagamento
Neste boletim, exploramos a tokenização da economia global e seu impacto revolucionário. Destacamos a inovação tecnológica impulsionando transações mais seguras e acessíveis, além de investigar a crescente importância das Moedas Digitais e o envolvimento pioneiro das Cooperativas. Descubra como estas transformações promovem a inclusão financeira e a eficiência, em harmonia com os princípios cooperativistas. Uma leitura indispensável para compreender as tendências que moldam o futuro financeiro.
As mudanças na composição do quadro governamental dos ministérios