No centro da agenda I A importância da atuação da OCB nas últimas vitórias legislativas 22ª Edição - Nossa voz I O que faz da Frencoop uma das bancadas mais influentes no Congresso
Download
Veja mais
A primeira Análise Econômica de novembro é especial e mostra como a China vem reconfigurando a economia mundial desde a década de 80. Em 2020, mesmo com a pandemia afetando produções mundo afora, o PIB chinês subiu, com o aumento de investimento externo e das exportações do país. A expectativa é que em 2030 a China se consolide como a primeira economia do mundo. E foi pensando nisso que o Sistema OCB elaborou, em parceria com a professora Tatiana Prazeres, esta edição contendo os números atualizados sobre a economia desse gigante asiático e sua relação com o restante do mundo. Confira como a China se encontra no cenário pós pandemia e porque compreender esse panorama é importante para o futuro da sua cooperativa!
Você sabia que 2025 foi declarado como Ano Internacional das Cooperativas?
A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
À medida que a tecnologia avança e os dados se tornam mais acessíveis, a economia baseada em dados, ouData Economy, aparece como ponto fundamental para o crescimento e desenvolvimento das organizações. A crescente importância dos dados nas estratégias de negócios molda a maneira como as organizações operam, tomam decisões e transformam seus dados em riqueza. Para o setor cooperativista, a economia baseada em dados oferece oportunidades únicas, direcionando programas personalizados para as cooperativas conforme suas necessidades, otimizando operações, reduzindo custos, comandando diretrizes mais eficientes de forma a fomentar ainda mais o setor. Nesta edição, vamos mergulhar no universo da economia baseada em dados, sua relevância, impacto para o cooperativismo e tendências para 2023. Boa leitura!