Brasil assumiu a Presidência Pro-Tempore do Mercosul
Na edição do Boletim Internacional desta semana, destacamos a Presidência Pro-Tempore do Brasil no Mercosul e as oportunidades que o espaço abre para liderança brasileira.
O grupo criado em 1991 é a principal iniciativa de integração regional da América do Sul, e busca a convergência política e mercadológica entre os países membros. Assumir a PPT significa que o Brasil terá destaque na organização de agendas, eventos e projetos no escopo do grupo. No entanto, a liderança vem em momento comercial delicado e relações diplomáticas esfriadas.
Confira também a atuação do Sistema OCB e o espaço que as cooperativas podem assumir no órgão de integração regional.
Boa leitura!
Download
Veja mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta semana uma importante missão diplomática, com visitas oficiais à Rússia e à China. Em um contexto global marcado pelo aumento do protecionismo dos Estados Unidos e por tensões comerciais que impactam cadeias produtivas e mercados ao redor do mundo, a visita brasileira busca fortalecer laços, diversificar mercados e promover o multilateralismo. Convidamos você a acompanhar este boletim e entender como essas articulações internacionais em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo podem impactar e gerar novas oportunidades para as cooperativas brasileiras. Boa Leitura!
O Panorama do Coop de hoje traz uma análise tributária que apresenta as movimentações políticas que afetam a tramitação do PLP 68/2024 no Senado, o Projeto de Lei Complementar sobre a regulamentação da Reforma Tributária. Também destacamos a atuação do Sistema OCB em defesa de um sistema tributário justo e equilibrado para o coop. Confira todos os detalhes aqui. Boa leitura!
O avanço nas pautas do cooperativismo no Congresso Nacional
Em nossa primeira análise econômica do ano, mergulhamos nas projeções e tendências para 2024, abordando como o cenário econômico global e brasileiro está se configurando. Discutimos aspectos chave como as expectativas para as diferentes políticas monetárias adotadas ao redor do mundo, perspectivas para a inflação e tendências de mercado. Especial atenção é dada à economia brasileira, explorando como ela se insere e reage a este contexto. O objetivo é fornecer um panorama sobre os principais desafios e potenciais oportunidades do ano que se inicia, visando apoiar a tomada de decisão e análise estratégica de sua cooperativa em um cenário econômico de constante evolução. Boa leitura!