O CLIMA EM CONSTANTE MUDANÇA
A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
Download
Veja mais
No Panorama Internacional de hoje vamos apresentar a atuação do cooperativismo na COP 30 e os desdobramentos oficiais da Conferência. Boa leitura!
A Análise Econômica nº57 mostra como a agenda ESG tem se tornado cada vez mais indispensável para os negócios. Atualmente, a maior parte das organizações tem seus objetivos resumidos em três letras: ESG (enviroment, social and governance – meio ambiente, social e governança). De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os investimentos em ativos globais ESG devem ultrapassar US$ 53 trilhões até 2025. No Brasil, 95% das organizações têm o tema como prioridade, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). E o cooperativismo, que já nasceu unindo desenvolvimento econômico e social, pode crescer ainda mais ao se alinhar aos pilares ESG! Confira nesta edição.
Os impactos da organização ministerial para o cooperativismo
A Lei Orçamentária Anual e o cooperativismo agropecuário