O CLIMA EM CONSTANTE MUDANÇA

A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
Download
Veja mais
Na análise econômica nº 58, veremos como a economia global iniciou o seu processo de retomada em 2021 e quais serão os desafios para 2022. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), as potências mundiais começaram a se recuperar de maneira gradual e o PIB global deve se recuperar em 5,3 % ainda em 2021. No Brasil, as projeções do mercado apontam uma alta de 4,5% para o indicador em 2021, e de 1,1%, em 2022. Nesse processo de transformações, o modelo de negócios cooperativista foi resiliente e mostrou para o mundo como a cooperação nos faz chegar mais longe. Confira nesta edição como estão os principais indicadores da economia brasileira e os desafios que aguardam as nossas coops em 2022!
A análise econômica de julho/2023 abordará as percepções, pontos de atenção e impacto no coop do Plano Safra 23/24, anunciada em junho pelo Governo Federal. O Sistema OCB mais uma vez participou ativamente da elaboração desse principal instrumento da política agrícola do país, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento do coop brasileiro.
O tema desta análise econômica é a segurança alimentar. Apesar dos sinais de recuperação do PIB mundial, o Relatório da FAO indica o aumento de 150 milhões de pessoas afetadas pela fome desde o início da pandemia. Apresentamos aqui as principais razões pelo agravamento da insegurança alimentar, a importância do coop para o ganho de escala da produção de alimentos, os desafios e as tendências do Ramo Agro.
Quer entender como a inovação impulsiona o crescimento socioeconômico e molda o futuro do cooperativismo brasileiro? A análise econômica desse mês apresenta uma avaliação do Relatório do Índice Global de Inovação e demonstra, baseado em estudos científicos, como a inovação impacta no crescimento econômico dos países. Além disso, apresentamos dados importantes sobre a inovação no cooperativismo brasileiro, fruto da Pesquisa Nacional de Inovação no cooperativismo brasileiro. Não perca as percepções valiosas e os dados relevantes que compõem o relatório deste mês!