2022: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA AS ECONOMIAS DE TODO MUNDO
O ano de 2022 já começou com tudo e as nossas Análises Econômicas estão de volta! Nesta primeira edição do ano, você vai conferir como o mundo começa a dar os próximos passos rumo à um novo momento no contexto pós pandemia. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o desempenho econômico mundial será positivo em 4,4% em 2022, depois de registrar uma alta de 5,9% em 2021. No Brasil, o aumento consecutivo da taxa de juros vem afetando cada vez mais o orçamento das famílias. Nesse contexto de retomada, as cooperativas possuem uma grande oportunidade: de se tornarem protagonistas! Confira nesta edição como a sua coop pode se preparar para 2022 e continuar se diferenciando no mercado.
Download
Veja mais
O Boletim Político tratará um compilado dos Acordos de Cooperação em andamento com parceiros do Sistema OCB, além de novas iniciativas na COP30. Boa leitura!
Vitória do cooperativismo brasileiro! Prioridades aprovadas neste fim de ano
Nesta edição da análise econômica você vai encontrar o ranking global de competitividade e os cinco desafios que o Brasil precisa superar para subir de posição. Também elencamos os fatores essenciais para as coops impulsionarem seus negócios. Além disso, você terá acesso aos destaques dos debates realizados na Semana de Competitividade nas trilhas de inovação, inteligência de mercado, ESG e liderança para transformação. Boa leitura!
A análise econômica número 54 mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.