O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO COOPERATISMO DE CRÉDITO NO BRASIL
Neste boletim econômico, destacamos o impacto socioeconômico do cooperativismo de crédito no Brasil, especialmente em regiões onde há escassez de instituições financeiras tradicionais. A partir de dados das cooperativas de crédito e com a aplicação de metodologias robustas, exploramos como as cooperativas de crédito promovem inclusão financeira, impulsionam o desenvolvimento econômico local e apoiam o agronegócio. A análise revela como esses agentes fortalecem a economia ao gerar empregos, elevar a renda e reduzir a pobreza, consolidando-se como pilares de uma economia mais inclusiva e sustentável. Boa leitura!
Download
Veja mais
As mudanças no mundo após o avanço da vacinação são fundamentais para retomada da economia. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um crescimento de 4,3% no PIB global. No Brasil, especialistas também revisaram suas projeções para o indicador que fechou o primeiro trimestre de 2021 com alta 2,3%. E o cooperativismo também será impactado por essa mudança nas expectativas! Confira nessa edição como andam as diminuições das restrições pelo mundo e como os setores brasileiros estão caminhando na retomada!
A Análise Econômica nº 77 destaca a importância daaprendizagem contínua para o desenvolvimento do cooperativismo. Analisamos o perfil geracional dos estudantes, a evolução das modalidades de ensino e as tendências da educação corporativa. Destacamos, também, a relevância da nossa plataforma de ensino a distância, a CapacitaCoop, para a qualificação profissional dos cooperados e colaboradores.
Refroma Tribútaria: Avanços na regulametação da Reforma Tribútaria e a atuação do Sistema OCB
As perspectivas do cooperativismo para o cenário político do 2º semestre