O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO COOPERATISMO DE CRÉDITO NO BRASIL
Neste boletim econômico, destacamos o impacto socioeconômico do cooperativismo de crédito no Brasil, especialmente em regiões onde há escassez de instituições financeiras tradicionais. A partir de dados das cooperativas de crédito e com a aplicação de metodologias robustas, exploramos como as cooperativas de crédito promovem inclusão financeira, impulsionam o desenvolvimento econômico local e apoiam o agronegócio. A análise revela como esses agentes fortalecem a economia ao gerar empregos, elevar a renda e reduzir a pobreza, consolidando-se como pilares de uma economia mais inclusiva e sustentável. Boa leitura!
Download
Veja mais
Cooperativismo e o novo governo
Atuação do cooperativismo para o aprimoramento da Reforma Tributária
Dando continuidade à análise sobre os desdobramentos da crise causada pelas tarifas norte americanas, este boletim internacional traz seus reflexos para as cooperativas brasileiras e os caminhos possíveis para superar esse cenário adverso. Boa leitura!
O acesso ao crédito e o cooperativismo são ferramentas fundamentais para superar crises. O relatório de estabilidade financeira global do FMI aponta que as instituições financeiras terão importante papel na recuperação dos países mais atingidos pela pandemia. Em média, uma em cada quatro famílias brasileiras possui alguém dívidas em atraso e 53,6% tornou-se inadimplente nos últimos seis meses. Confira nesta edição os principais desafios do mercado financeiro e como os números do cooperativismo de crédito brasileiro reforçam o papel que o nosso movimento tem como indutor de desenvolvimento!