Pauta Econômica
Esta semana, o ministro Fernando Haddad confirmou que o Poder Executivo encaminhará novas propostas como alternativas à Medida Provisória 1.303/2025, que tratava da tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais.
A decisão do governo reorganiza a estratégia fiscal e abre nova frente de negociação com o Congresso, em busca de medidas que supram o déficit das contas públicas.
Nesta edição, apresentamos os desdobramentos após a queda da MPV 1.303/2025, os desafios para a agenda econômica e as perspectivas para o cooperativismo.
Boa leitura!
Download
Veja mais
Os resultados da representação institucional da OCB no Executivo
No boletim econômico deste mês, vamos abordar ocooperativismo de plataforma, um modelo que tem ganhado relevância no cenário digital ao propor uma alternativa mais justa e colaborativa em relação às grandes plataformas de tecnologia. Exploraremos desde a evolução histórica e as diferenças em relação às cooperativas tradicionais até os desafios regulatórios, culturais e tecnológicos que essas organizações enfrentam. Interessado em aprofundar essa temática, oSistema OCB, com apoio da empresa parceiraIlegra, que traz sua experiência em pesquisa, estratégia e conhecimento do ecossistema cooperativista, conduziu uma investigação detalhada, com o objetivo de entender e fomentar o desenvolvimento das cooperativas de plataforma. Não perca a oportunidade de entender melhor esse fenômeno e como ele pode transformar o cenário econômico global e nacional. Boa leitura!
As vitórias que o cooperativismo pretende conquistar em 2022
Cada vez mais em evidência na mídia, inúmeros são os casos de denúncias de corrupção, erros, fraudes e consequentes perdas financeiras representativas e danos à reputação das organizações. As duas últimas décadas consolidaram a importância de as organizações dedicarem tempo e investimento à implantação de programas decompliancee integridade: investir para reduzir riscos e, consequentemente, perdas. Nesta edição, você conhecerá um pouco mais sobre o tema Compliance e Integridade, o que você já pode fazer, tendências para 2023, ESG e muito mais. Boa leitura!