Inclusão e Sucessão em Foco: Oficina capacita Líderes do Futuro e atuais
Programa fortalece habilidades humanas e estratégicas de quem quer liderar com propósito
Dois dias de reflexões profundas, vivências transformadoras e trocas significativas marcaram a Oficina da Solução Futuras Lideranças, promovida pelo Sistema OCB nacional e capixaba. Voltada a líderes cooperativistas em diferentes estágios da jornada de desenvolvimento, a atividade integrou diferentes gerações, unindo jovens em formação e lideranças experientes comprometidos com a diversidade, inclusão e sustentabilidade.
A oficina integra a jornada prática do módulo Perenidade e Sustentabilidade da Cooperativa: Entendendo a Diversidade, Equidade e Inclusão, que compõe o programa nacional Futuras Lideranças. A proposta é preparar líderes mais conscientes, conectadas com os desafios contemporâneos da gestão de pessoas e da governança nas cooperativas.
No primeiro dia, a oficina foi dirigida para os líderes inclusivos: dirigentes e gestores que atuam como mentores dos jovens participantes. O segundo dia foi voltado os jovens selecionados por meio edital para participar da Solução Futuras Lideranças.
Para Janine Durand, educadora e instrutora da HSM, o trabalho realizado ultrapassa o desenvolvimento de competências. “Estamos aqui para alargar o olhar, abrir espaço para a diversidade real e pensar quais mudanças precisamos provocar em nós e nos ambientes que ocupamos. O cooperativismo já nasce da potência das pessoas — nosso papel é ampliar essa potência para que caibam todas as vozes, ideias e histórias.”
Segundo Janine, pensar em sucessão não é só preparar um nome para assumir um cargo, mas construir espaços mais humanos, plurais e preparados para lidar com a complexidade do mundo atual. “A liderança cooperativista precisa ser consciente, ética, empática e propositiva. Essa jornada é um convite à transformação pessoal e institucional”, completou.
Transformações reais e compartilhadas
Para os participantes, o programa tem representado uma virada de chave — tanto na forma de se perceber como líder quanto na maneira de lidar com desafios cotidianos nas cooperativas.
O coordenador de Desenvolvimento Humano e Social da OCB/ES, Marcos Vinicius Martins dos Passos, ressaltou que o programa é uma ferramenta estratégica para preparar as novas gerações. “Com o programa Futuras Lideranças, nosso objetivo é preparar jovens cooperativistas para os desafios contemporâneos do cooperativismo, fortalecendo sua confiança e segurança para assumirem posições de liderança e conduzirem suas cooperativas rumo ao futuro. Nesta semana, avançamos para o quarto módulo, que trouxe reflexões profundas sobre ‘Diversidade, democracia e quebra de paradigmas’. Esses temas são fundamentais para a formação de lideranças conscientes, capazes de ouvir com atenção, compreender diferentes perspectivas e promover ambientes de trabalho mais empáticos, inclusivos e eficazes. Estamos formando líderes preparados para transformar o cooperativismo com sensibilidade, visão e propósito.”
“Estou no cooperativismo há 35 anos, mas aqui estou revendo vários conceitos. Tive que ter coragem para abrir minha mente. Coisas que eu achava normais, percebi que não são. E isso muda tudo: muda como eu lidero e como posso apoiar minha equipe a crescer”, contou Darinete Buss Nascimento, gerente de agência no Sicoob Coopermais no ES.
Hugo Pimentel Comarela, do Sicoob Sul Serrano, também compartilhou os impactos da formação. “O programa me ajuda a ser uma metamorfose. Se alguém conversou comigo no início, vai perceber que hoje sou uma pessoa diferente. As ferramentas, os estudos e a mentoria me ajudam a lidar melhor com conflitos e inspirar a equipe. É uma mudança constante.”
A analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Divani Ferreira, destacou que a Solução Futuras Lideranças é estratégica para a sustentabilidade do cooperativismo: “A proposta é apoiar a sucessão, identificar talentos diversos e formar lideranças alinhadas à agenda ESG. Isso passa por inclusão, diversidade e equidade — elementos centrais para a perenidade dos negócios e das relações.”
Formação baseada em estratégia e valores
A Solução Futuras Lideranças foi construída de forma colaborativa entre 2022 e 2023, inspirada nas experiências dos projetos Somos Líderes e Semeando Futuros, além das contribuições de um Grupo de Trabalho formado por representantes das OCEs. O objetivo foi desenvolver uma proposta nacional voltada para enfrentar os desafios da Sucessão na Gestão para Perenidade das Instituições Cooperativistas.
A solução está alinhada com as Diretrizes do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que apontaram a sucessão, a governança e a diversidade como pilares para o futuro do setor.