Líderes do cooperativismo estão entre os 100 Mais Influentes do Agro
- Nenhum
Márcio Lopes e Tania Zanella foram reconhecidos no Prêmio Agro World 2025
O Theatro Pedro II (SP), foi palco da cerimônia do prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2025, promovido pelo Grupo Mídia e pela plataforma Agro World, nesta terça-feira (29). O evento reconheceu as personalidades que mais impactaram o setor agropecuário nos últimos 12 meses, em diversas frentes de atuação.
Entre os premiados, duas grandes lideranças do cooperativismo nacional: Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, e Tania Zanella, superintendente da entidade e atual presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). Márcio foi reconhecido na categoria Produtor, e Tania na de Representatividade. A escolha dos homenageados considerou uma combinação de votação pública realizada pelo site do evento e análise do Conselho Editorial do Grupo Mídia, com base em critérios como influência, relevância setorial e impacto de atuação.
O presidente do Sistema OCB foi homenageado pelo trabalho de fortalecimento das cooperativas agropecuárias, modelo que hoje representa cerca de 54% da produção agrícola brasileira. Em um ano simbólico, com 2025 declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, Márcio Freitas tem reforçado a importância do modelo cooperativista como solução econômica, social e ambiental para o Brasil e o mundo. “Estar entre os reconhecidos é motivo de orgulho e estímulo para continuar promovendo a intercooperação, a inovação e a construção de um cooperativismo cada vez mais sustentável, justo, competitivo e próspero”, afirmou.
Tania Zanella tem se destacado pelo papel de articulação institucional entre o cooperativismo e os poderes Executivo e Legislativo. À frente da superintendência do Sistema OCB e, mais recentemente, na presidência do IPA, ela tem conduzido pautas estratégicas, defendendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do agro nacional com inclusão e responsabilidade.
Para ela, receber o prêmio é, acima de tudo, uma responsabilidade. “Representar o cooperativismo no diálogo com os poderes públicos é uma missão que exige escuta, articulação e compromisso com um agro inclusivo, moderno e atento às demandas da sociedade. Esse reconhecimento nos motiva a seguir fortalecendo pontes e ampliando o protagonismo das cooperativas brasileiras", declarou.
A presença de ambos entre os 100 Mais Influentes do Agronegócio reforça o papel do cooperativismo como força estratégica no campo. Atualmente, o agro reúne mais de 1,1 mil cooperativas e mobiliza 1 milhão de cooperados em todo o país.
Saiba Mais: