Inovação no cooperativismo é a chave para um futuro sustentável

Inovação no cooperativismo é a chave para um futuro sustentável

O gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Costa se apresentou, nesta segunda-feira (16), no World Coop Management 2023 (WCM) para falar sobre A importância da inovação para a competitividade no cooperativismo. O principal congresso de gestão e estratégia do setor cooperativista reúne líderes, empreendedores e estudiosos do coop em um evento que promove debates, compartilhamento de experiências e inovação. O tema deste ano é Criar, agir e vencer num mundo em constante evolução.

A palestra fez parte do Cooptech, uma programação dedicada à inovação, tecnologia e cooperativismo de plataforma dentro do WCM. Guilherme iniciou a palestra com o questionamento O que o mundo busca? e deu foco para o modo de consumo contemporâneo, no qual há uma perspectiva que vai além da qualidade do produto, e pede uma história de identificação que possua valor. Ele explicou que os valores humanos em produtos e serviços são essenciais para o novo perfil de consumidor da atualidade. "Estamos vivendo uma era em que a inovação é fundamental para atender às demandas do mercado. Os consusmidores desejam mais do que produtos de qualidade e buscam se identificar com as empresas que contribuem para um mundo melhor", disse.

Guilherme ressaltou que o cooperativismo possui um papel fundamental nesse cenário inovador, que foca em pessoas, impacto social e consumo responsável. Para ele, o modelo de negócio cooperativista pode ser a resposta para importantes questões, como a busca por uma sociedade mais igualitária e justa. "Os cooperados se unem em prol de um propósito comum. O cooperativismo gera trabalho, renda e prosperidade para as pessoas e a comunidade. Isso forma um ciclo virtuoso", afirmou.

Durante a apresentação, o gerente também anunciou o lançamento da Pesquisa de Inovação 2023, que tem como objetivo identificar as principais tendências e desafios relacionados à inovação no cooperativismo brasileiro. Ele enfatizou que todas as cooperativas, de todos os ramos, estão convidadas a participar da pesquisa que em breve será disponibilizada.

A diretora de Assuntos Corporativos e de Tributos da ABGI, parceira do Sistema OCB no Radar de Financiamento, Carina Leão, compartilhou informações sobre a captação estratégica de recursos financeiros para investimentos em gestão, processos e ferramentas para inovação e ESG. Ela explicou que utilizar recursos externos para financiar projetos de inovação garante a continuidade dessas iniciativas. "Inovação evolve lidar com riscos, incertezas e necessidades de recursos financeiros. Saber captar e gerenciar esses recursos para inovar é uma vantagem competitiva muito importante", declarou.

Conteúdos Relacionados