Histórias reais mostram a força do coop em ação inédita de comunicação
O cooperativismo brasileiro tem histórias reais de transformação por meio do trabalho, geração de renda e criação de oportunidades. Para apresentá-las aos brasileiros, o Sistema OCB e as 27 Organizações Estaduais (OCEs) se uniram em uma iniciativa inédita de intercooperação. O resultado é uma campanha nacional e colaborativa que mostra, com ações e exemplos, a contribuição das cooperativas para um país mais justo, próspero e sustentável.
Ao longo do mês de agosto, o perfil SomosCoop nas redes sociais publicou um vídeo para cada unidade da federação, em parceria com as OCEs, para contar a história de cooperativas e cooperados que constroem o futuro com ações concretas e coletivas, de Norte a Sul do país. As peças têm uma identidade visual própria, que unifica e integra a comunicação, amplificando o impacto da mensagem.
“Uma estratégia de comunicação nacional é fundamental para reforçar o conhecimento e o reconhecimento do cooperativismo. Quando unimos todos os estados em uma só narrativa, conseguimos dar força a essa mensagem, aumentar seu alcance e garantir que o cooperativismo seja visto como um modelo que transforma realidades em todo o Brasil”, destaca a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, Samara Araujo.
Cada OCE ficou responsável por selecionar cooperativas que representassem a história, a diversidade e a relevância do movimento no estado. A partir dessas indicações, a Comunicação do Sistema OCB fez uma curadoria para garantir equilíbrio entre ramos, regiões e narrativas. “Foi um processo intenso, mas muito rico, porque mostrou a dimensão do que podemos construir juntos quando atuamos em rede”, pontua Samara.
Na avaliação da gerente, esse tipo de campanha fortalece a identidade cooperativista porque se apoia em histórias concretas, indo muito além de slogans. “Quando apresentamos exemplos reais, ajudamos o público externo a compreender melhor esse modelo de negócios e, ao mesmo tempo, reforçamos no público interno o sentimento de orgulho e pertencimento. É um movimento de dentro para fora e de fora para dentro”, explica.
A partir do material produzido junto às cooperativas, a iniciativa será desdobrada em outros produtos, incluíndo um livro e uma exposição fotográfica que serão lançados no fim do ano, como parte do legado do Ano Internacional das Cooperativas. “Esse formato colaborativo mostrou a força da nossa rede e a potência da comunicação quando trabalhamos de forma integrada”, resume Samara.
Os bons resultados da campanha também já estão inspirando novas iniciativas de intercooperação para comunicar. A próxima será no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), comemorado em 16 de outubro, com uma ação colaborativa entre o Sistema OCB, OCEs e sistemas de cooperativas de crédito.
Tradição e identidade
No Paraná, a centenária Frísia foi a escolhida para representar o cooperativismo no estado. A trajetória da cooperativa, construída com o trabalho de imigrantes europeus que chegaram ao Brasil no século 20, se confunde com a história do próprio estado. Hoje, a coop tem mais de mil cooperados, cerca de 1,2 mil colaboradores e é reconhecida como uma das maiores do Brasil no ramo agropecuário.
“A Frísia é a mais antiga cooperativa ainda em operação no Paraná, completando um século neste ano. Na década de 1950 vieram para cá muitos grupos de imigrantes italianos, alemães, poloneses, japoneses e holandeses. A essência do cooperativismo está nessa história, que tem como tripé o aspecto da comunidade, da religião e da educação”, explica o coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.
Para ele, a experiência de uma campanha nacional unificada fortalece a identidade do cooperativismo. Ele lembra que o Paraná foi o primeiro estado a promover a adesão ao carimbo SomosCoop junto às cooperativas e ressalta a necessidade de reforçar a comunicação sobre o que está por trás dos produtos que carregam esse selo.
“O mesmo filme que está rodando aqui no Paraná, está no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina. Quem consome esse conteúdo percebe que existe essa unicidade, o que dá uma dimensão da importância que o movimento tem”, avalia.
Conheça mais exemplos da campanha:São Paulo - Velling Holambra A cooperativa de flores e plantas ornamentais vem apostando cada vez mais na liderança feminina para ampliar negócios e transformar a realidade local Pernambuco - COPACOA A cooperativa de criadores de tilápia de Juçaral, distrito do município de Cabo de Santo Agostinho, fortalece a agricultura familiar e profissionaliza a produção local, gerando renda e oportunidade Goiás - Bordana A cooperativa goiana de bordadeiras comercializa produtos cheios de afeto, cuidado e propósito, ao mesmo tempo em que promove a inclusão produtiva de mulheres e leva as belezas do Cerrado para o mundo Rondônia - CrediSIS JiCredi Integrante do primeiro sistema de crédito cooperativo da Região Norte, a coop vai muito além das finanças e constrói um futuro melhor por meio da educação. No Espaço Sonho Meu, já acolheu mais de três mil crianças em situação de vulnerabilidade. |
Assista à série completa de vídeos no site e redes sociais do SomosCoop.