Missão japonesa conhece produção leiteira de cooperativas do PR
Curitiba (3/11) – Um grupo de 15 produtores de diversas cooperativas da província de Hokkaido, localizada na ilha de mesmo nome, no extremo norte do Japão, esteve nesta quinta-feira (29/10) visitando a cooperativa Castrolanda, em Castro (PR). Conheceram a sede, a indústria de leite e uma propriedade rural de um produtor cooperado. Segundo um dos guias e tradutor do grupo, Koiti Sassaya, eles ficaram impressionados com o alto grau de tecnologia utilizado pela cooperativa na produção leiteira e demonstraram muito interesse no futuro de realizar parcerias técnicas com o setor paranaense.
Sassaya disse que o grupo veio ao Paraná não só para conhecer a produção leiteira, mas especialmente para manter contato com o cooperativismo do estado. “Eles ouviram muitos elogios sobre o trabalho realizado pela Ocepar e manifestaram interesse em conhecê-la”. O guia disse que o grupo ficou muito apreensivo quando atrasou a saída de Castro, “eles achavam que após o horário agendado não seriam recebidos na Ocepar, mas ficaram muito agradecidos quando souberam que o superintendente adjunto, Nelson Costa estava aguardando o grupo mesmo após o horário combinado. É que lá no Japão eles não esperam, vão embora”, brincou Koiti Sassaya.
INTERESSE - Durante duas horas o grupo ouviu atentamente as apresentações feitas por Costa e pelo assessor da Gerência Técnica Econômica da Ocepar, Robson Mafioletti, sobre a atuação das cooperativas no Paraná, especialmente na produção leiteira. Nelson Costa respondeu cerva de 15 perguntas feitas pelos participantes, que manifestaram muito interesse em saber detalhes sobre o preço pago pelo leite e como é feito o controle de qualidade e processo de venda. Em Hokkaido, região de origem do grupo, são 18 núcleos, com 2.500 produtores, onde, praticamente 100% da atividade é na produção leiteira. O preço pago pelo litro do leite ao produtor em Hokkaido gira em torno de US$ 1,00. O grupo permanece em Curitiba nesta sexta-feira (30/10) quando realiza um tour pela cidade e depois embarca para Foz do Iguaçu onde conhecerão o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas.
DADOS - A região de Hokkaido é considerada o celeiro de produção agrícola do Japão. O sistema de produção predominante é a utilização de pastagens temperadas nas épocas do verão e primavera, sendo que no inverno o gado fica confinando em virtude das baixas temperaturas e dos campos estarem cobertos por neve por um longo período. Já nas demais regiões as fazendas leiteiras estão dispersas em estreitos vales localizados entre as imensas cadeias de montanhas. Tais fazendas geralmente apresentam uma área bastante pequena, entre 10 e 15 ha e o gado fica confinado em sistema de Free-Stall ou Tie-Stall. Grande parte do alimento é comprada de fora da fazenda, o sistema de alimentação geralmente é automático. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)