cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Celeiro MT/RR cria Comitê de Excelência para coordenar participação em certificações e reconhecimentos

Imagem Destaque

2015
Centro-Oeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito Poupança e Investimento Sorriso – Sicredi Celeiro do MT
130000
600
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
O Sicredi Celeiro MT/RR criou um Comitê de Excelência para melhorar sua capacidade de participar em certificações e processos de reconhecimento. O órgão interdisciplinar coordena toda a coleta e gestão das informações necessárias, além de acompanhar a implementação dos planos de ação na cooperativa.

Contexto e desafios

A cooperativa de crédito Sicredi Celeiro MT/RR, presente em oito municípios e três distritos de Mato Grosso e também na capital de Roraima, buscava aprimorar sua capacidade de participar de certificações e processos de reconhecimento relacionados à gestão e governança. Para isso, a cooperativa criou o chamado Comitê de Excelência, um órgão que tem por objetivo analisar os processos, responder questionários, avaliar e implantar os planos de ação.

A iniciativa visa não apenas a coordenar e organizar toda a participação em certificações, mas também a reunir todas as evidências que comprovam as ações realizadas pela cooperativa, coordenar os planos de ação oriundos das consultorias e relatar o status e a evolução dos projetos desenvolvidos.

Além disso, a cooperativa buscava benchmarks para aperfeiçoar práticas já desenvolvidas ou implementar novas práticas visando à qualidade e à excelência. Nesse processo, o comitê é responsável pela integração entre as Diretorias e Assessorias.

A equipe do comitê é multidisciplinar e está composta pelas áreas de Assessorias de Comunicação e Marketing, de Planejamento Estratégico e de Processos e Qualidade. O comitê conta com a participação de todas as demais assessorias (14 no total), quando demandadas, e com as diretorias, para a tomada de decisão, sempre pensando no desenvolvimento das pessoas, da cooperativa, dos associados e da comunidade.

Desenvolvimento e metodologia

O comitê tem agendas periódicas e as ideias e planos de ação selecionados são submetidos à avaliação dos gestores (diretores e/ou dirigentes), que validam suas realizações.

Para que haja um engajamento e mobilização das áreas, todos os passos, planos de ação e demandas são repassados em fóruns realizados com as diversas assessorias, nos quais são apresentados os assuntos relevantes para a cooperativa.

Nos anos de participação em processos de reconhecimento, o comitê se reúne primeiramente para a classificação das questões e instrumentos relevantes, por área responsável. Depois disso, é compartilhado o instrumento para que cada área faça o estudo do material.

Em um segundo momento, o comitê agenda reuniões por temas com cada departamento para discutir as descrições das práticas, bem como definir quais evidências serão usadas. 

As evidências são agrupadas em pasta específica no servidor da sede administrativa, o que facilita e agiliza as apresentações no caso de visitas de consultores e avaliadores dos processos de reconhecimento. Quando isso ocorre, o comitê é responsável pela condução e direcionamento dos trabalhos. 

Com relação à condução dos planos de ação, o comitê faz um acompanhamento periódico, por meio de ferramenta, atribuindo os planos às áreas específicas com prazo, status e prioridade, além de evidenciar quais resultados foram obtidos por meio da implantação dos planos.

O comitê também é responsável por acompanhar os prazos de inscrições em processos de reconhecimento, buscar aperfeiçoamento e estar conectado com as novidades de certificações e eventos externos, além de oportunidades de benchmarking.

O controle dos resultados é realizado separadamente, em ordem cronológica, desde a participação no primeiro processo de reconhecimento, mantendo uma base de dados que dá suporte às evidências. O ciclo de execução e gerenciamento da prática é contínuo, visando sempre à melhoria e à excelência.

Resultados e aprendizados

A prática está alinhada com os seguintes princípios cooperativistas: “Gestão democrática”, já que diversos públicos são envolvidos no projeto; “Educação, formação e informação”, já que o comitê procura aperfeiçoar-se e incentivar a formação e a busca de conhecimento; e “Intercooperação”, uma vez que se busca ter um olhar externo, bem como referenciais comparativos para a melhoria contínua e excelência de gestão e governança.

Dos 35 planos de ação gerados pelas participações nos processos de reconhecimento, 18 foram concluídos pelas diferentes áreas da cooperativa, representando 51,4% do total. Cinco estão em andamento e 12 em fase de iniciação.

Outros resultados que podem ser evidenciados dentro dessa prática são os conquistados a partir dos prêmios desenvolvidos pelo Sistema OCB, desde 2015, quando a cooperativa passou a fazer parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas. Naquele ano, o Sicredi Celeiro MT/RR se inscreveu na categoria Primeiros Passos para a Excelência do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, conquistando a Faixa Prata. 

Em 2016, a cooperativa participou do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, conquistando, na categoria Cooperativa Cidadã, o terceiro lugar, com a prática “Programa Sicredi na Comunidade”, resultado da participação desde 2005 em projetos e iniciativas sociais locais. 

Já em 2017, ao participar da categoria Compromisso com a Excelência do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, conquistou a Faixa Ouro, e no ano de 2019, conquistou a Faixa Prata na categoria Rumo à Excelência do mesmo prêmio.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após identificar que mitos associados à anestesia causam medo nas pessoas, a Coopanest-CE iniciou uma campanha de conscientização com a comunidade. No decorrer do ano, a cooperativa faz ações para divulgar informações e distribuir cartilhas sobre anestesiologia, aproximando a Coopanest-CE com a comunidade.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Colecionando reclamações sobre a demora para obter autorizações para procedimentos médicos, a Unimed Poços de Caldas adotou a metodologia LEAN para enxugar processos desnecessários e elaborar um novo fluxo de trabalho para resolver problemas. Com isso, a cooperativa colheu melhorias em diversos indicadores, passou a cumprir prazos de atendimento e viu uma queda nas reclamações.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para trazer um público mais jovem para o seu quadro de cooperados, Sicoob Metropolitano desenvolve espaço para gerações Y e Z, intitulado Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com o propósito de dar oportunidade a jovens de baixa renda, o Sicoob Cofal desenvolveu um programa de formação e qualificação profissional. Com o apoio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), a cooperativa contrata jovens e oferece oportunidades de crescimento profissional.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.