Por meio de visitas, Unimed Circuito das Águas se aproxima de seus cooperados

Contexto e desafios
Um dos grandes objetivos da mineira Unimed Circuito das Águas é aproximar a cooperativa de seus associados. Essa é uma tarefa um tanto desafiadora, sobretudo por causa da agenda atribulada dos médicos cooperados.
Em decorrência de sua ampla área de atuação, a Unimed Circuito das Águas tem cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, município em que fica sua sede. Esse fator representa mais um elemento que precisa ser superado pela cooperativa em sua jornada de aproximação.
Diante disso, tanto as agendas ocupadas quanto o distanciamento geográfico impuseram a necessidade de criar uma nova solução para aumentar a interação dos cooperados com a cooperativa. A prática está alinhada com o objetivo estratégico de "Educação e integração cooperativista".
A solução para aumentar a conexão entre a organização e os médicos associados, então, foi levar a Unimed Circuitos das Águas até onde os profissionais estão. Isto é: em seus consultórios médicos. Assim, as visitas periódicas do Setor de Relacionamento com o Cooperado aos consultórios médicos começaram.
Desenvolvimento e metodologia
Além de promover a aproximação com os cooperados, as visitas periódicas também visam levar informações relevantes, estimular a participação ativa e conhecer as opiniões, críticas e sugestões dos médicos.
Para executar todas essas ações, o Setor de Relacionamento com o Cooperado organiza o calendário e agendamento das visitas, que são realizadas anualmente pela gestora do setor. Depois de escolher a região visitada em um planejamento logístico, a cooperativa agenda os horários dos encontros com os consultórios.
Os assuntos a serem abordados durante as visitas são discutidos previamente com a alta direção. A escolha dos temas leva em consideração a relevância deles para os cooperados.
Durante a visita, o médico pode tirar suas dúvidas e questionar sobre as decisões tomadas pelos dirigentes da cooperativa, além de opinar e abordar diversos assuntos ligados à operação da Unimed Circuito das Águas com total liberdade para se expressar. É um processo de construção de confiança, afinal.
A visita ao consultório é paga pela cooperativa no valor de uma consulta médica, uma vez que ela é realizada durante o horário de trabalho do associado. Ao final da visita, a gestora entrega ao cooperado um presente em nome da cooperativa, como uma forma de agradecer a atenção.
A fim de avaliar e aprimorar o processo, os médicos respondem uma pesquisa de satisfação, na qual podem se expressar sobre vários assuntos relacionados à cooperativa, bem como aos benefícios oferecidos e à remuneração. Por fim, o cooperado pode registrar críticas e sugestões de melhorias.
Todas essas etapas foram elaboradas para integrar melhor o cooperado com as decisões e práticas da cooperativa, assim como mantê-los inteirados sobre as informações relevantes. As visitas também são uma maneira de a Unimed Circuito das Águas receber um feedback valioso sobre a gestão.
Resultados e aprendizados
Todos os ciclos de visitas proporcionaram aprendizados e oportunidades de melhorias. Com o tempo, a Unimed Circuito das Águas percebeu, por exemplo, que o cronograma pré-agendado e a escolha de microrregiões para cada período de visitas oferecem oportunidades de conversar por mais tempo com o cooperado. A prática de pagar a consulta pelo tempo da visita também se originou de um desses aprendizados.
A cooperativa também aprimorou a pesquisa de satisfação e passou a identificar melhor o perfil do cooperado. Anteriormente, o cooperado avaliava apenas o atendimento recebido da cooperativa às suas demandas. Desde 2014, no entanto, a pesquisa é mais elaborada e analisa toda a gestão da cooperativa e a remuneração ofertada.
Os brindes que são entregues aos cooperados também foram modificados no decorrer dos ciclos. No início, todos os associados recebiam o mesmo brinde, mas a Unimed Circuito das Águas passou, depois, a oferecer brindes diferenciados.
Assim, a Unimed Circuito das Águas notou que os cooperados apreciam o momento da visita e se sentem à vontade para contribuir com suas sugestões. Isso ajuda a aumentar a conexão deles com a cooperativa e a fomentar uma relação de confiança com os gestores da instituição.
Contato da cooperativa
Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC
Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Coopama cria metodologia para melhorar sua comunicação interna
Com o objetivo de melhorar a comunicação entre gerentes, coordenadores e colaboradores, a Coopama criou o Coordenador em Ação, iniciativa que tem como proposta realizar reuniões mensais, e fazer o planejamento e o acompanhamento das atividades.

Sicredi amplia distribuição de crédito para agricultura familiar
Região: Brasil Categoria: Produção Sustentável / Finanças Verdes Ação: Fortalecimento dos agricultores familiares brasileiros por meio da ampliação de crédito para plantio, manutenção de lavouras, investimentos em máquinas, implementos, benfeitorias rurais, infraestrutura para energia solar, entre outros. ODS: 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável 7 - Energia Limpa e Acessível 12 - Consumo e Produção Sustentáveis Resultados: Mais de R$ 10 bilhões disponibilizados à agricultura familiar por meio do Pronaf. Cerca de 600 mil famílias beneficiadas. Mais de R$ 125 milhões em crédito para transição energética.

Coplana: pioneirismo em excelência, sustentabilidade e logística reversa
-