cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooxupé cria programa para identificar e formar novos líderes entre os cooperados

Imagem Destaque

2018
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda.
18000
2396
capacitação, Educação Cooperativista, formação, Governança
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
A Cooxupé criou um programa para capacitar seus cooperados e formar novos líderes entre eles, facilitando assim o processo de sucessão nos cargos de gestão da cooperativa.

Contexto e desafios

Com mais de 18 mil cooperados, sendo 97% deles pequenos produtores que vivem de agricultura familiar, a Cooxupé identificou a necessidade de aproximar a cooperativa de seus membros e desenvolver novas lideranças, facilitando assim o processo de sucessão nos cargos de gestão. Foi com este objetivo que a cooperativa mineira do setor de café criou o Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista.

O programa teve como objetivo levar até os produtores rurais mais conhecimento sobre como funciona a Cooxupé e o cooperativismo para, assim, identificar, formar e desenvolver novas lideranças. 

A iniciativa está alinhada com o quinto princípio cooperativista, “Educação, formação e informação”, e a Cooxupé acredita que o curso intensifica e desperta nos cooperados o engajamento e a participação nos conselhos da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O programa foi desenvolvido em etapas modulares e flexíveis, ajustadas periodicamente por uma equipe de coordenação formada por especialistas da Cooxupé e da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), e acompanhada por um grupo de especialistas da Ocemg.

Fase 1

A primeira fase consistiu em identificar cooperados que tivessem perfil de liderança. Esta varredura abrangeu toda a área de atuação da cooperativa, contemplando cerca de 200 municípios – cada unidade tem um cooperado participante no Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista.

Fase 2

Em seguida, os produtores rurais selecionados participaram de um curso para formação de líderes cooperativos. As turmas tiveram um máximo de 40 alunos e foram desenvolvidas atividades em três subáreas do conhecimento:

  • Formação em cooperativismo e gestão de cooperativas: incluindo tanto a parte doutrinária quanto as principais questões relevantes de gestão de organizações cooperativas.
  • Formação em negócios e agronegócios: especificações e debates de problemas de gestão em negócios e em empresas agroindustriais.
  • Formação em desenvolvimento pessoal: gestão, liderança e relacionamento social, com ênfase na gestão do capital social de organizações cooperativas.

O curso teve a duração de 128 horas, compostas por módulos, aulas, palestras, visitas e estudos de caso. Foi um curso prático, dinâmico e ajustado aos cooperados, de frequência mensal e de médio prazo, que visava a integrar os produtores à estrutura administrativa e de gestão da cooperativa.

Fase 3

Por fim, foi realizado um workshop de oito horas entre dirigentes da cooperativa, conselhos, gestores e participantes do curso. 

Duração e Continuidade

O programa ao todo contou com dez módulos mensais de 12 horas e um ciclo de aproximadamente um ano de duração. Para otimizar o projeto, ao final de cada módulo os participantes faziam uma avaliação geral daquela etapa, dando a sua opinião sobre os recursos, professores, suporte e outros aspectos.

A prática foi implementada no ano de 2018, mas continuou em 2019 com um novo grupo de cooperados. Os responsáveis pelo planejamento, execução e controle foram os departamentos de Recursos Humanos e de Comunicação e Marketing, dentro do setor de Organização do Quadro Social (OQS).

Resultados e aprendizados

De acordo com a cooperativa, a cada módulo concluído os responsáveis perceberam um aumento claro no engajamento do cooperado, que se tornou mais participativo, mais questionador e mais comprometido com a missão do cooperativismo. Os resultados desse engajamento se refletiram diretamente na participação dos membros na cooperativa e até mesmo na entrega do café. 

Além disso, futuramente esses cooperados estarão mais aptos a assumir cargos nos órgãos de administração e fiscalização da cooperativa. A primeira repercussão já pôde ser observada nos Conselhos de Administração e Fiscal (gestão 2019/2022) da Cooxupé, que contaram com cooperados que haviam concluído o Programa de Gestão e Desenvolvimento de Educação Cooperativista.

“O programa me deu a possibilidade de conhecer melhor o cooperativismo e a Cooxupé e, com isso, iniciamos o trabalho de difusão do tema para os cooperados e a comunidade”, afirma Adelber Vilhena Braga, cooperado do Núcleo de Campestre. 

“É uma maneira justa e sustentável de exercer o capitalismo. O foco não é somente econômico, é também ambiental e principalmente social. Os frutos desse curso já estão sendo colhidos pela cooperativa: passei a fazer parte do Conselho Fiscal e estamos trabalhando juntamente com a Diretoria para a permanência e evolução do programa”, completa. 

Após a conclusão da primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista, a Cooxupé decidiu investir em um programa de continuidade composto por duas etapas:

  • Programa de Difusão da Educação Cooperativa – “Cooperativa pelo Cooperado”: um curso desenvolvido nos núcleos e apresentado por um cooperado que participou do programa, juntamente com o gerente da unidade, que tem como tema a difusão da educação cooperativista.
  • Programa de Incentivo à Participação e Pertencimento dos Participantes do Projeto de Formação em Educação Cooperativista: os participantes da primeira turma do programa também terão um encontro anual na matriz da cooperativa com os diretores e superintendentes e uma palestra com um tema relevante para o momento.

O Programa de Desenvolvimento de Gestão e Educação Cooperativista da Cooxupé se relaciona diretamente com a missão, a visão e os valores da cooperativa, e os resultados se refletem diretamente na governança, na participação dos seus cooperados e na difusão da educação cooperativista.

CONTATO DA COOPERATIVA

Queila Panhotta da Silva, coordenadora de Comunicação e Marketing - queila@cooxupe.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Água: um bem precioso
ESGCOOP

Água: um bem precioso

Projeto: Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial Objetivo: Proteção, preservação, conservação e recuperação de todas as 83 nascentes mapeadas da microbacia do Córrego Canavial (Minas Gerais) através do cercamento das áreas das nascentes, plantio e replantio de mudas. Resultados: Número total de nascentes preservadas: 24 (antes) e 54 (após a finalização do projeto). Produtores aptos pelo programa de preservação: 0 (antes) e 22 (após a finalização). Aumento da vazão do Córrego Canavial: 8,5 milhões l/dia (antes) para 10 milhões l/dia (depois).

Transformando passivos ambientais em energia limpa e renovável
ESGCOOP

Transformando passivos ambientais em energia limpa e renovável

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável através da biodigestão anaeróbia dos dejetos de suínos, minimizando os impactos ambientais da atividade de suinocultura, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Horas de geração própria de energia: 19 mil horas. KWh gerado com o biogás: 1.127.869. Valores gerados com a produção do biogás: R$ 600 mil.

Prêmio Sicoob Coopemata fomenta engajamento de colaboradores em prol de melhorias
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Prêmio Sicoob Coopemata fomenta engajamento de colaboradores em prol de melhorias

Pensando em melhorar a experiência dos colaboradores, cooperativa cria prêmio para engajar funcionários em projetos de melhorias.

Troca de saberes na floresta
ESGCOOP

Troca de saberes na floresta

Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.