Cuidar para não faltar
Recuperar e proteger nascentes, além de ajudar na conscientização ambiental de toda comunidade, foram os grandes ganhos de um projeto de sustentabilidade liderado pela Lar Cooperativa Agroindustrial. Atuante na área de avicultura, suinocultura e agricultura no Paraná, a cooperativa — uma das maiores do Brasil — sabe bem da importância da água para o planeta e para manutenção de suas atividades econômicas. Por isso mesmo, “vestiu a camisa” do meio ambiente e arregaçou as mangas ao propor um projeto de sustentabilidade para a região. Objetivo? Recuperar e proteger as nascentes através do desassoreamento de uma mina d’água. Desde o início do projeto, em 2004, já foram recuperadas 90 nascentes e feito o plantio de mais de 230 mil mudas de árvores nativas nas unidades da Lar e em propriedades de cooperados que utilizam as águas da região para o desenvolvimento de suas atividades.
CONSCIENTIZAÇÃO
Os benefícios do projeto vão além do desassoreamento da mina da água, com a sensibilização da família associada para a proteção da nascente a ser utilizada como insumo para as atividades da propriedade rural. Além disso, as árvores plantadas ajudam no sequestro de gases de efeito estufa e na regulação da temperatura. E já que o cooperativismo tem o compromisso público de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, a Lar levou o projeto a todos os municípios de sua atuação e alcançou, com a iniciativa, cerca de 147 mil pessoas, mobilizadas para a gestão e conservação dos recursos hídricos de suas propriedades. Entre os cooperados, cerca de 11,5 mil participaram da iniciativa. Eles entenderam que a abundância de água em uma propriedade rural significa riqueza e facilidade de produção. Para completar, a iniciativa impactou positivamente os 18,3 mil funcionários da cooperativa. Eles reconhecem o esforço da Lar em fazer o bem, e, por isso, sentem-se orgulhos de trabalhar em uma organização que respeita o meio ambiente e a sociedade.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável através da biodigestão anaeróbia dos dejetos de suínos, minimizando os impactos ambientais da atividade de suinocultura, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Horas de geração própria de energia: 19 mil horas. KWh gerado com o biogás: 1.127.869. Valores gerados com a produção do biogás: R$ 600 mil.
Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.
Ao identificar problemas de descarte inadequado de lixo, a Castrolanda criou um ecoponto na cidade de Castro, onde fica sua sede. Os resíduos são tratados e têm diversas destinações: podem ser doados, reciclados ou descartados adequadamente no aterro sanitário da cidade.
Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.