cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.

Contexto e desafios

Fundada em 1979, a cooperativa de saúde Unimed Vitória realiza uma busca constante para aprimorar a gestão, que já foi reconhecida por premiações do Sistema OCB e do Sistema Unimed. 

Em determinado momento, o núcleo de comunicação da cooperativa buscou soluções para ampliar a atuação em suas unidades próprias. A primeira etapa foi traçar o perfil dos públicos assistenciais que atuavam no Hospital Unimed, gerido pela singular capixaba. 

Ao todo, 20% dos entrevistados indicaram a falta de tempo como um fator crítico na leitura das notícias disponibilizadas pela cooperativa em seus canais. Diante desse número, a Unimed Vitória estudou alternativas a fim de desenvolver uma ferramenta adequada para informar essas pessoas.

Em 2013, a Unimed Vitória lançou o Plantão de Notícias, um jornal falado para informar técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos. O nome do projeto emprega o termo “plantão” porque ele é um jargão tanto para jornalistas quanto para profissionais de saúde. 

Desenvolvimento e metodologia

Na semana anterior à intervenção junto às equipes assistenciais, um profissional da equipe de comunicação da Unimed Vitória identifica pautas relevantes em materiais já publicados e por meio de consultas com representantes de outros setores da cooperativa. 

A partir dessas informações, a equipe elabora um roteiro geral ou adaptado para cada unidade, de forma que cada intervenção dure até três minutos. Os conteúdos são produzidos com linguagem coloquial para facilitar a compreensão dos temas e despertar um interesse maior do público. 

Depois de elaborado, o conteúdo é encaminhado para a aprovação e ajustes. Em seguida, a equipe de comunicação da cooperativa envia o material aprovado para a agência que operacionaliza a ação. 

Por fim, o material chega ao “Cara da Notícia”, um ator caracterizado como jornalista que é contratado para ser o emissor das mensagens. Ele circula semanalmente em todos os setores assistenciais, nos plantões diurno e noturno, em dias alternados.

Levando em consideração as particularidades do trabalho nas unidades de saúde, as intervenções podem ocorrer com público reduzido ou se repetir no mesmo turno. A ideia, afinal, é alcançar o máximo possível de colaboradores e disseminar informações relevantes.

Aprimoramentos e integração

A agência contratada para efetivar as ações consolida um relatório semanal com as percepções dos colaboradores sobre os temas abordados. Além disso, ela também faz a coleta de assuntos indicados pelos próprios colaboradores. Esse feedback ajuda a preparar conteúdos para as ações seguintes. Esses são alguns dos dados coletados:

  • Número de colaboradores impactados por dia
  • Número de colaboradores impactados por setor
  • Percepções e comentários dos funcionários sobre os temas abordados

As datas de apresentação seguem um cronograma elaborado pela assessoria de comunicação e marketing da Unimed Vitória. Anualmente, o ator conduz uma pesquisa quantitativa que  apresenta e recolhe os formulários referentes às pesquisas, para tabulação e análise da equipe de comunicação da cooperativa. Esses resultados permitem trabalhar a adequação dessa estratégia de comunicação.

O Plantão de Notícias se integra a outras ferramentas de comunicação da cooperativa, como Totem Interativo, disponível no Hospital Unimed Vitória e Hospital-Dia e Maternidade Unimed Vitória. O projeto também complementa outros canais já consolidados, como sistema de descansos de tela com lembretes, intranet, jornal mural, jornal mensal em meio eletrônico, boletim semanal enviado por e-mail e mídia próxima ao relógio de ponto.

Resultados e aprendizados

Por meio do Plantão de Notícia, a Unimed Vitória consegue garantir que informações consideradas relevantes pela cooperativa sejam retransmitidas a todos os públicos internos da organização. Com isso, a cooperativa aumenta a participação em eventos e atividades, além de identificar oportunidades de melhorias que são compartilhadas com outros setores internos. 

No decorrer de seu desenvolvimento, o Plantão de Notícias foi aprimorado. De início, por exemplo, a ação era quinzenal, mas a cooperativa identificou que apresentações semanais dariam resultados melhores. 

O sucesso da iniciativa no Hospital Unimed fez com que o Plantão de Notícias fosse ampliado para o Hospital-Dia e Maternidade da Unimed Vitória (HDMU) e a Unidade Ambulatorial do Hospital Unimed (UAHU). O roteiro do noticiário é adaptado para cada localidade, de acordo com as peculiaridades do público. 

Dessa forma, o Plantão de Notícias passou a ser utilizado ainda como uma ferramenta para a disseminação do Planejamento Estratégico e de indicadores gerais da cooperativa. No mais, o projeto atua para engajar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos e ainda serve para comunicar os elogios que os clientes fazem aos profissionais.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2015 apontou que, na ocasião, 99,3% dos colaboradores conheciam o projeto e 88,7% conseguiam acompanhar regularmente as intervenções que ocorrem em seus setores. A ação foi aprovada por mais de 98% do público entrevistado que diz conhecer o Plantão de Notícias.

A pesquisa mostrou ainda que 100% do público deseja que a prática continue ocorrendo. O levantamento também indica que o Plantão de Notícias contribui para o senso de pertencimento e de valorização dos profissionais.

CONTATO DA COOPERATIVA

Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de Gestão da Estratégia e Projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

ESGCOOP

Nome do projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta  Objetivo: auxiliar o cooperado a utilizar de maneira sustentável a propriedade. Resultados:  melhora o solo degradado aumento do faturamento da propriedade rural em até 10 vezes por hectare

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2011, a Viacredi sentiu a necessidade de qualificar possíveis líderes e criou o programa Liderança na Prática. Com o auxílio de outras ferramentas de gestão, a iniciativa visa preparar colaboradores para assumirem posições de liderança dentro da cooperativa. Assim, além de focar na educação de seus trabalhadores, a Viacredi diminui a taxa de rotatividade e melhora seus resultados.

ESGCOOP

Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.