cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vale do Aço inova com o projeto de estação móvel para atendimento de seus clientes e cooperados

Imagem Destaque

2020
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vale do Aço Cooperativa de Trabalho Médico – Unimed Vale do Aço
262
153
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

Contexto e desafios

Conforme a necessidade de nossos clientes, foi desenvolvido uma solução que reduzisse o custo da cooperativa ao longo do tempo e pudesse ser adaptável. Criando um ponto de atendimento móvel. Com a chegada da pandemia (2021) e o alto volume de atendimento, o contêiner foi convertido em ponto de coleta de exames com pequenas adequações que permitissem que se adequasse às regras necessárias para a prática.

Desenvolvimento e metodologia

A equipe de comunicação e marketing desenvolveu um projeto que pudesse traduzir os objetivos estratégicos da empresa e atender as necessidades dos clientes. Foi montado um projeto, com um croqui para apresentação, levantados os custos e apresentado à diretoria. Após aprovação, foi contratada uma empresa especializada para fazer a montagem do espaço. A partir do contêiner montado, foi o momento de buscar fornecedores que pudessem locomover a estação para os diferentes locais, por meio de um caminhão munk.

A primeira necessidade imediata da cooperativa foi uma central de vendas, sendo assim, o contêiner foi deslocado para uma área pertencente à cooperativa e funcionou como loja. Com a chegada da pandemia (2021) e o alto volume de atendimento, o contêiner foi convertido em ponto de coleta de exames com pequenas adequações que permitissem se adequar às regras necessárias para a prática. Após a pandemia, o contêiner se transformou em estande para feiras de negócio, evitando assim a necessidade de montagem em estruturas descartáveis como placas de PVC ou adesivos, além de garantir um visual que traduzia o valor da cooperativa. O contêiner serviu ainda de tenda em corridas, sala de reuniões e espaço para descanso de colaboradores sem a necessidade de grandes investimentos.

Todo projeto foi coordenado e supervisionado pela equipe de marketing da cooperativa.

Resultados e aprendizados

A utilização do contêiner sustentável trouxe de imediato à cooperativa agilidade e praticidade em seus processos, valorização da imagem e uma economia de cerca de R$ 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais) em despesas apenas nos 3 primeiros anos. Além disso, a praticidade em período de pandemia possibilitou um aumento no atendimento de casos suspeitos e consequente diagnóstico de exames salvando vidas indiretamente.

O projeto atende ainda as ODSs 9 (Inovação e infraestrutura) e 12 (Consumo e produção responsáveis) contribuindo com o pacto global de desenvolvimento sustentável.

Contato da Cooperativa

indiara@unimedvaledoaco.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Coocafé aumenta resultado de cooperados com capacitação e assistência técnica
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé aumenta resultado de cooperados com capacitação e assistência técnica

Pensando no aumento do lucro e na qualificação de seus cooperados, a Coocafé criou o programa Café + Forte. O objetivo da iniciativa é capacitar os associados para que eles possam gerir suas propriedades e obterem resultados satisfatórios na produção e venda do café

Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista

Para trazer um público mais jovem para o seu quadro de cooperados, Sicoob Metropolitano desenvolve espaço para gerações Y e Z, intitulado Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Água de beber e gerar energia
ESGCOOP

Água de beber e gerar energia

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável
ESGCOOP

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.