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Castrolanda renova CIPA e melhora segurança no trabalho

Imagem Destaque

2015
Sul
Agropecuário
Não
Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda
1
3
CIPA, Cipeiros, Segurança
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.

Contexto e desafios

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) se tornou uma preocupação da cooperativa agropecuária paranaense Castrolanda, que diagnosticou uma baixa participação dos membros do grupo durante suas atividades e reuniões. Na prática, a Castrolanda contava com um corpo de cipeiros pouco críticos e participativos.

Quando bem organizada, treinada e valorizada, a Castrolanda considera que a CIPA é um canal importante para a análise, divulgação e abordagem dos assuntos relacionados à segurança no trabalho. Para que isso aconteça, no entanto, a CIPA deve ser efetiva.

Diante da necessidade de fortalecer uma cultura preventiva e um ambiente participativo para os cipeiros, a Castrolanda criou um plano de trabalho, além de um sistema de gestão por indicadores individuais e coletivos.

A ideia é criar um ambiente e participativo, propício para o envolvimento, incentivo e reconhecimento dos colaboradores que contribuem para melhorar o ambiente de trabalho, a fim de torná-lo compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde no ambiente profissional.

Desenvolvimento e metodologia

O objetivo da prática é estabelecer um plano de trabalho detalhado, destacando o papel da CIPA e a importância do envolvimento de cada cipeiro. Assim sendo, o plano de trabalho elenca indicadores com metas individuais e coletivas para o ano. Os indicadores são:

  • Atualização de mapas de risco
  • Inspeção de área
  • Diálogo de segurança
  • Número de alertas preventivos
  • Presença em reuniões
  • Investigação de acidentes

Como forma de reconhecimento aos integrantes da CIPA, a Castrolanda criou um programa chamado “Cipeiro Destaque”, que nasceu da ideia de identificar o cipeiro como referência em comportamento para todo o time. A iniciativa reconhece, mensalmente, o cipeiro que mais se destaca diante dos indicadores de desempenho.

O cipeiro destaque do mês ganha um brinde da grife Castrolanda e, ao final da gestão, aquele que manteve um desempenho constante e alcançou os melhores resultados no acumulado do ano, é premiado com um jantar com acompanhante.

A cada ciclo de CIPA, o plano de trabalho é revisado em conformidade com a NR5 (Norma Regulamentadora n° 5) e com propostas de melhorias fornecidas por integrantes que já passaram por gestões anteriores da CIPA. 

Ao longo da reunião inaugural da CIPA, cada cipeiro recebe seu plano de trabalho impresso, que é amplamente comentado e esclarecido. Dessa forma, a Castrolanda garante que todos os integrantes tenham o pleno entendimento e possuam as condições mínimas necessárias para executar suas funções.

Mesmo diante das dinâmicas e explanações, o presidente, seu vice, o secretariado e os demais colegas mais experientes de CIPA se colocam à disposição para qualquer auxílio na execução das atividades. Dessa forma, todos os integrantes se tornam mais críticos e independentes em relação às atividades sob sua responsabilidade.

Estratégias de atuação

O projeto leva em consideração uma série de estratégias para potencializar a operação da CIPA da Castrolanda. Um deles é o cumprimento de um papel prevencionista junto ao SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), contribuindo para a redução de acidentes no trabalho e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

A iniciativa também busca apoio da alta direção e do Colegiado Gerencial, para execução das ações. Com isso, a CIPA da Castrolanda se torna mais atuante e em processo de melhoria contínua. 

Por fim, a medida almeja desenvolver os cipeiros como facilitadores de segurança e saúde no trabalho em suas áreas, gerando contribuições à cooperativa por meio do DDS (Diálogos de Segurança), participação nas integrações de novos colaboradores e presença nas inspeções de área.

Book da CIPA

Ao final da gestão, os membros da CIPA da Castrolanda se reúnem para a realização dos momentos “Queremos ouvir você!” e “Próximo, o que nos reserva?”, em que os cipeiros, anonimamente, opinam sobre a condução da CIPA e sugerem aprimoramentos para as próximas gestões.

Para dar mais evidência ao projeto, a cooperativa confecciona o Book da CIPA, um livro que registra as ações realizadas pela CIPA de modo a difundir aprendizado para as gerações futuras, além de promover os trabalhos de seus membros. O material tem a intenção de auxiliar nos direcionamentos dos trabalhos ao compartilhar experiências, acertos e erros. 

Dessa maneira, o Book da CIPA registra o, inspeções de áreas; mapas de riscos; Diálogo de Segurança – DDS; eventos de conscientização, premiações; e reuniões. O livro serve ainda para organizar os registros fotográficos, alimentar mensalmente a assessoria de comunicação das promoções, apoiar o endomarketing e prestar contas ao fim do exercício anual.

Resultados de aprendizados

Com o tempo, as ações foram sendo aprimoradas. De início, por exemplo, a CIPA fazia as inspeções em todas as áreas da cooperativa, sem distinção. No entanto, a Castrolanda notou que determinadas áreas não necessitam de tamanha frequência de visitas, como certas áreas administrativas ou áreas com baixa ocorrência de acidentes.

O número de alertas preventivos (nove por mês para cada cipeiro) foi considerado elevado, resultando em alertas sem relevância. Com isso, a CIPA da Castrolanda passou a trabalhar com metas menores. 

Outro importante aprendizado foi o modelo de delegação de atividades gerenciais dentro da CIPA. Inicialmente, a cooperativa dividiu as responsabilidades em grupos sem lideranças. Esse modelo, no entanto, não teve eficácia pois acabou sobrecarregando alguns cipeiros, em detrimento da falta de compromisso de outros. Agora, há uma maior divisão entre atividades gerenciais e operacionais entre os cipeiros.

Desde o início do projeto, a participação dos cipeiros em reuniões subiu de 39%, em 2014, para 82%, em 2016. No mesmo período, as inspeções de áreas por cipeiros cresceu de 11,7% para 70%. A iniciativa também apresentou melhoras consideráveis nas taxas de atualização do mapa de risco por cipeiros (0% para 90%) e participação da CIPA na investigação de acidentes (7,69% para 100%). 

Dessa forma, com o estabelecimento dos parâmetros de desempenho da CIPA, a Castrolanda obteve um salto na qualidade dos trabalhos desempenhados por ela, assim como um maior envolvimento dos cipeiros. Com isso, a cooperativa consegue solucionar problemas com mais agilidade e simplicidade.

Os Alertas Preventivos e o Diálogo de Segurança passaram a ser conduzidos por cipeiros. Por meio dos históricos dos resultados, a Castrolanda observa, ainda, uma tendência crescente em relação à aderência dos cipeiros para suas atividades, demonstrando a criação de uma nova cultura corporativa em torno da CIPA. 

Contato da cooperativa

Jonathan Roque Mendes de Souza, coordenador do Sistema de Gestão Integrada - jonathan_mendes@castrolanda.coop.br 

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