Água: um bem precioso

A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e do bem-estar de todos. Para garantir que tenhamos esse recurso no futuro, é preciso começar a cuidar agora das nascentes e rios que abastecem as cidades. Ciente da importância de garantir a qualidade de vida das futuras gerações, a Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) decidiu recuperar e proteger — através do cercamento e do replantio de mudas — as nascentes da microbacia do Córrego Canavial. Além do trabalho de replantio de mudas, a cooperativa também atuou na conscientização ambiental de produtores e buscou parcerias com a prefeitura e órgãos ambientais. Todos os investimentos financeiros foram custeados pela Cemil, contando com o apoio do Instituto Estadual de Florestas, que cedeu as mudas.
O COMEÇO
O ano é 2015. Durante um período de forte estiagem no interior de Minas, as margens de 30 nascentes da região começaram a perder a força por conta do acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica. Esse assoreamento pode levar as nascentes a não mais contribuir com o curso d´água, diminuindo sua vazão e deixando de ser perene. Na área de atuação da cooperativas, existiam 83 nascentes, divididas entre 23 propriedades. Desse total, 24 estavam devidamente cercadas e conservadas; as outras 59 estavam comprometidas. Localizadas em Área de Preservação Permanente (APP), essas nascentes estavam “abandonadas”, permitindo que animais pisoteassem e assoreassem o local. A cooperativa deu início, então, ao mapeamento da área e levantamento do diagnóstico da situação das nascentes do córrego Canavial. Após essa análise, selecionou as nascentes de acordo com a importância de sua contribuição para a microbacia. O primeiro passo do projeto foi conscientizar os produtores sobre a importância de preservação das nascentes localizadas em suas propriedades, o que foi feito em parceria com órgãos ambientais. Em seguida, a cooperativa adquiriu 58.000 metros de arame, 3.583 estacas, 236 mourões e 1.000 catracas para fazer o correto cercamento das áreas de proteção. Todos os trabalhos foram executados em conjunto com a prefeitura de Patos de Minas e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). No total, 30 nascentes receberam a cerca e o replantio de mudas nativas, preservando uma área total aproximada de 11 mil metros quadrados. Com a preservação das nascentes, cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas diretamente na microbacia do Córrego Canavial, com mais disponibilidade na vazão da água. Ao longo do projeto, 22 produtores contribuíram com a iniciativa participando de ações como cercamento, conservação, replantio e preservação das APPs. Já os funcionários da Cemil foram convidados a participar dos dias de campo, levando seus familiares e recebendo orientações de conscientização.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Vitória melhora resultados com engajamento da alta direção
Diante da necessidade de melhorar a integração da alta direção nas tomadas de decisão, a Unimed Vitória reformulou a elaboração de sua estratégia por meio do modelo PDCA. A iniciativa passou por diversas mudanças e reformulações com o passar do tempo. A cooperativa aponta que o projeto é responsável por melhorar diversos indicadores e estabelecer uma nova cultura organizacional.

Produção sustentável para manter a floresta em pé
Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Sicoob Credicom cria sistema em suas agências que centraliza o controle de numerário
Criação de um sistema interno que permite o acompanhamento, melhoria no processo, controle e tratativas das demandas de Tesouraria como controle dos saldos dos caixas, terminais eletrônicos e custódias; solicitação de movimentação por parte das transportadoras; validação de faturamento dos serviços prestados; vínculo de usuários aos terminais utilizados; registro de recebimento e conferência dos movimentos de caixa, sem necessariamente manter em suas agências um funcionário com o cargo e a atribuição de um tesoureiro.

Para atender mercado de lácteos, Coopmetro investe no transporte de amostras de qualidade do leite
Com o foco em expandir os negócios, a Coopmetro decidiu investir no transporte de amostras de qualidade do leite e torná-lo ainda melhor. A cooperativa contou com a ajuda de uma Central de Cooperativas Agropecuárias e parcerias com laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite para desenvolver a logística do transporte e capacitar cooperados.