A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores

Contexto e desafios
O desafio era desenvolver uma ferramenta que simplificasse os processos diários e criasse melhores experiências aos cooperados. Desta forma, encontrou-se uma maneira inovadora de oferecer soluções para otimização de tempo, transparência e segurança. O cartão Coopama, oferece ao cooperado a visualização de informações em tempo real, tendo controle da sua conta na palma das mãos.
Com o aplicativo, é possível:
- Ter um controle simples e transparente do seu limite de crédito em tempo real;
- Bloquear e desbloquear seu cartão e dos seus dependentes;
- Solicitar aumento de limite de crédito para o titular e gerenciar o limite de crédito de seus dependentes.
Desenvolvimento e metodologia
O cartão Coopama foi elaborado, coordenado e monitorado pela área financeira, com os devidos apoios jurídicos. Foi desenvolvido para todos os cooperados e colaboradores da cooperativa, com uso exclusivo em todas as unidades de negócios. Durante o lançamento, foram criadas condições comerciais especiais para aqueles que aderissem ao cartão.
O projeto começou com o desenvolvimento da ideia e o escopo inicial, seguido da aprovação formal da diretoria. Na sequência, os fornecedores que poderiam apoiar essa demanda foram orçados. Uma vez definido quem seria o fornecedor, os trabalhos de desenvolvimento da ferramenta começaram. Para que o projeto pudesse ser acessado, foram instalados leitores nas unidades de negócios e a equipe interna recebeu treinamento sobre o uso do cartão e do aplicativo. Após tudo instalado e todos treinados, teve início a fase de teste por cooperados e colaboradores formadores de opinião.
Após análise desse lançamento teste, houve então a sensibilização sobre o cartão para o público interno via aplicativo interno Conexão, email, WhatsApp e comunicação externa, por meio de vídeo explicativo, tutorial, redes socais etc., além de treinamento para todas as Unidades e equipes que foram trabalhar na Fenec, feira da Coopama, que reuniu grande número de cooperados, para entrega dos cartões. Outra ação realizada foi a de realizar medições das adesões ao final de todo o processo.
Resultados e aprendizados
Os resultados obtidos com essa ação foram:
- Análise e liberação de compras em tempo real, até mesmo direto da propriedade do cooperado;
- Melhoria na qualidade de processos;
- Melhoria da qualidade documental;
- Atualização cadastral dos dados principais a qualquer momento;
- Emissão de boletos online;
- Fatura digital;
- Limite de crédito cadastrado e disponível em seu tempo real;
- 2022: 741 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$2.000,00
- 2023: 1.471 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$36.000.000,00
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Centro-Oeste lança Desafio de Inovação para se aproximar do público jovem
Competição promovida anualmente pela cooperativa de crédito mineira permite que jovens apresentem novas ideias de negócios e formem times para, durante um fim de semana, tirar as ideias do papel, com mentoria e orientação. Ação promove o empreendedorismo e ajuda o Sicoob Centro-Oeste a prospectar novos clientes para suas contas digitais.

Produção sustentável para crescer
Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.

Sicredi Pioneira cria portal interativo de governança para apoiar trabalho dos conselheiros
Portal permite acesso prévio às pautas e conteúdos que serão debatidos nas reuniões do conselho de administração e do conselho fiscal, entre outros dados. Medida agiliza o trabalho dos conselheiros e fornece mais subsídios para a tomada de decisões estratégicas.

Programa 'Jeito Unimed de Cuidar' melhora atendimento e cuidado em hospitais
Colocando os clientes em foco, a Unimed Volta Redonda decidiu criar um programa que deixa o atendimento em hospitais ainda mais humanizado e atencioso. Com o Jeito Unimed de Cuidar, a cooperativa foca no cuidado dos clientes e no que podem oferecer para o serviço ser cada vez mais acolhedor.