cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores

Imagem Destaque

2022
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Agrária de Machado - Coopama
3507
355
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.

Contexto e desafios

O desafio era desenvolver uma ferramenta que simplificasse os processos diários e criasse melhores experiências aos cooperados. Desta forma, encontrou-se uma maneira inovadora de oferecer soluções para otimização de tempo, transparência e segurança. O cartão Coopama, oferece ao cooperado a visualização de informações em tempo real, tendo controle da sua conta na palma das mãos.

Com o aplicativo, é possível:

  • Ter um controle simples e transparente do seu limite de crédito em tempo real;
  • Bloquear e desbloquear seu cartão e dos seus dependentes;
  • Solicitar aumento de limite de crédito para o titular e gerenciar o limite de crédito de seus dependentes.

Desenvolvimento e metodologia

O cartão Coopama foi elaborado, coordenado e monitorado pela área financeira, com os devidos apoios jurídicos. Foi desenvolvido para todos os cooperados e colaboradores da cooperativa, com uso exclusivo em todas as unidades de negócios. Durante o lançamento, foram criadas condições comerciais especiais para aqueles que aderissem ao cartão.

O projeto começou com o desenvolvimento da ideia e o escopo inicial, seguido da aprovação formal da diretoria. Na sequência, os fornecedores que poderiam apoiar essa demanda foram orçados. Uma vez definido quem seria o fornecedor, os trabalhos de desenvolvimento da ferramenta começaram. Para que o projeto pudesse ser acessado, foram instalados leitores nas unidades de negócios e a equipe interna recebeu treinamento sobre o uso do cartão e do aplicativo. Após tudo instalado e todos treinados, teve início a fase de teste por cooperados e colaboradores formadores de opinião.

Após análise desse lançamento teste, houve então a sensibilização sobre o cartão para o público interno via aplicativo interno Conexão, email, WhatsApp e comunicação externa, por meio de vídeo explicativo, tutorial, redes socais etc., além de treinamento para todas as Unidades e equipes que foram trabalhar na Fenec, feira da Coopama, que reuniu grande número de cooperados, para entrega dos cartões. Outra ação realizada foi a de realizar medições das adesões ao final de todo o processo.

Resultados e aprendizados

Os resultados obtidos com essa ação foram:

  • Análise e liberação de compras em tempo real, até mesmo direto da propriedade do cooperado;
  • Melhoria na qualidade de processos;
  • Melhoria da qualidade documental;
  • Atualização cadastral dos dados principais a qualquer momento;
  • Emissão de boletos online;
  • Fatura digital;
  • Limite de crédito cadastrado e disponível em seu tempo real;
  • 2022: 741 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$2.000,00
  • 2023: 1.471 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$36.000.000,00

Contato da Cooperativa

diretoria@coopama.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A governança de TI desempenha um papel crucial na garantia de que a TI seja um ativo estratégico que contribui para o sucesso geral da cooperativa, ao mesmo tempo em que reduz riscos e melhora a eficiência operacional. Ela promove uma cultura de responsabilidade e transparência, alinhando os esforços de TI com os objetivos de negócios. A prática de governança em TI envolve a implementação de políticas, processos e estruturas que garantam que a tecnologia da informação esteja alinhada aos objetivos e estratégias de negócio da cooperativa de forma eficaz e eficiente. Ela visa assegurar que os investimentos em tecnologia agreguem valor, minimizando riscos e otimizando recursos. Esses benefícios contribuem para a criação de uma base sólida para a gestão de TI, possibilitando que a organização aproveite ao máximo suas tecnologias e serviços enquanto minimiza riscos e problemas.

ESGCOOP

Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente promoveu uma série de iniciativas de conscientização e promoção da sustentabilidade em municípios de Santa Catarina e Minas Gerais. ODSs: 4 - Educação de qualidade 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Resultados: Diversas atividades foram propostas para que as comunidades onde a Cresol Transformação atua se engajassem em ações sustentáveis. Nove municípios estiveram no escopo da ação, com iniciativas que levaram em conta as necessidades de cada comunidade. A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados e a comunidade escolar participou das atividades de conscientização.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.