A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores
Contexto e desafios
O desafio era desenvolver uma ferramenta que simplificasse os processos diários e criasse melhores experiências aos cooperados. Desta forma, encontrou-se uma maneira inovadora de oferecer soluções para otimização de tempo, transparência e segurança. O cartão Coopama, oferece ao cooperado a visualização de informações em tempo real, tendo controle da sua conta na palma das mãos.
Com o aplicativo, é possível:
- Ter um controle simples e transparente do seu limite de crédito em tempo real;
- Bloquear e desbloquear seu cartão e dos seus dependentes;
- Solicitar aumento de limite de crédito para o titular e gerenciar o limite de crédito de seus dependentes.
Desenvolvimento e metodologia
O cartão Coopama foi elaborado, coordenado e monitorado pela área financeira, com os devidos apoios jurídicos. Foi desenvolvido para todos os cooperados e colaboradores da cooperativa, com uso exclusivo em todas as unidades de negócios. Durante o lançamento, foram criadas condições comerciais especiais para aqueles que aderissem ao cartão.
O projeto começou com o desenvolvimento da ideia e o escopo inicial, seguido da aprovação formal da diretoria. Na sequência, os fornecedores que poderiam apoiar essa demanda foram orçados. Uma vez definido quem seria o fornecedor, os trabalhos de desenvolvimento da ferramenta começaram. Para que o projeto pudesse ser acessado, foram instalados leitores nas unidades de negócios e a equipe interna recebeu treinamento sobre o uso do cartão e do aplicativo. Após tudo instalado e todos treinados, teve início a fase de teste por cooperados e colaboradores formadores de opinião.
Após análise desse lançamento teste, houve então a sensibilização sobre o cartão para o público interno via aplicativo interno Conexão, email, WhatsApp e comunicação externa, por meio de vídeo explicativo, tutorial, redes socais etc., além de treinamento para todas as Unidades e equipes que foram trabalhar na Fenec, feira da Coopama, que reuniu grande número de cooperados, para entrega dos cartões. Outra ação realizada foi a de realizar medições das adesões ao final de todo o processo.

Resultados e aprendizados
Os resultados obtidos com essa ação foram:
- Análise e liberação de compras em tempo real, até mesmo direto da propriedade do cooperado;
- Melhoria na qualidade de processos;
- Melhoria da qualidade documental;
- Atualização cadastral dos dados principais a qualquer momento;
- Emissão de boletos online;
- Fatura digital;
- Limite de crédito cadastrado e disponível em seu tempo real;
- 2022: 741 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$2.000,00
- 2023: 1.471 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$36.000.000,00
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a pesquisa anual de governança. A cooperativa baseia sua pesquisa de governança nos quatro pilares de governança corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
A fim de melhorar o desempenho comercial, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu seu Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), abrangendo toda sua equipe de vendas. Com a adoção dos indicadores de performance, a cooperativa acompanhou detalhadamente o desempenho e pode fazer ajustes para melhorar em diversos critérios mesmo com somente um ano de execução do projeto.
A CCPR, que atua no setor lácteo, criou o projeto Recicla Mais para transformar a gestão de resíduos em suas indústrias. A iniciativa eliminou plásticos descartáveis, aumentou o volume de material reciclado, tornou-se autossustentável e beneficiou mais de 25 mil pessoas. O projeto reverte a receita da venda de recicláveis para os colaboradores e apoia cooperativas de catadores, gerando impacto ambiental, social e econômico.
Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.