A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores
Contexto e desafios
O desafio era desenvolver uma ferramenta que simplificasse os processos diários e criasse melhores experiências aos cooperados. Desta forma, encontrou-se uma maneira inovadora de oferecer soluções para otimização de tempo, transparência e segurança. O cartão Coopama, oferece ao cooperado a visualização de informações em tempo real, tendo controle da sua conta na palma das mãos.
Com o aplicativo, é possível:
- Ter um controle simples e transparente do seu limite de crédito em tempo real;
- Bloquear e desbloquear seu cartão e dos seus dependentes;
- Solicitar aumento de limite de crédito para o titular e gerenciar o limite de crédito de seus dependentes.
Desenvolvimento e metodologia
O cartão Coopama foi elaborado, coordenado e monitorado pela área financeira, com os devidos apoios jurídicos. Foi desenvolvido para todos os cooperados e colaboradores da cooperativa, com uso exclusivo em todas as unidades de negócios. Durante o lançamento, foram criadas condições comerciais especiais para aqueles que aderissem ao cartão.
O projeto começou com o desenvolvimento da ideia e o escopo inicial, seguido da aprovação formal da diretoria. Na sequência, os fornecedores que poderiam apoiar essa demanda foram orçados. Uma vez definido quem seria o fornecedor, os trabalhos de desenvolvimento da ferramenta começaram. Para que o projeto pudesse ser acessado, foram instalados leitores nas unidades de negócios e a equipe interna recebeu treinamento sobre o uso do cartão e do aplicativo. Após tudo instalado e todos treinados, teve início a fase de teste por cooperados e colaboradores formadores de opinião.
Após análise desse lançamento teste, houve então a sensibilização sobre o cartão para o público interno via aplicativo interno Conexão, email, WhatsApp e comunicação externa, por meio de vídeo explicativo, tutorial, redes socais etc., além de treinamento para todas as Unidades e equipes que foram trabalhar na Fenec, feira da Coopama, que reuniu grande número de cooperados, para entrega dos cartões. Outra ação realizada foi a de realizar medições das adesões ao final de todo o processo.

Resultados e aprendizados
Os resultados obtidos com essa ação foram:
- Análise e liberação de compras em tempo real, até mesmo direto da propriedade do cooperado;
- Melhoria na qualidade de processos;
- Melhoria da qualidade documental;
- Atualização cadastral dos dados principais a qualquer momento;
- Emissão de boletos online;
- Fatura digital;
- Limite de crédito cadastrado e disponível em seu tempo real;
- 2022: 741 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$2.000,00
- 2023: 1.471 cartões entregues – faturamento no cartão Coopama: R$36.000.000,00
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.
Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.
A governança de TI desempenha um papel crucial na garantia de que a TI seja um ativo estratégico que contribui para o sucesso geral da cooperativa, ao mesmo tempo em que reduz riscos e melhora a eficiência operacional. Ela promove uma cultura de responsabilidade e transparência, alinhando os esforços de TI com os objetivos de negócios. A prática de governança em TI envolve a implementação de políticas, processos e estruturas que garantam que a tecnologia da informação esteja alinhada aos objetivos e estratégias de negócio da cooperativa de forma eficaz e eficiente. Ela visa assegurar que os investimentos em tecnologia agreguem valor, minimizando riscos e otimizando recursos. Esses benefícios contribuem para a criação de uma base sólida para a gestão de TI, possibilitando que a organização aproveite ao máximo suas tecnologias e serviços enquanto minimiza riscos e problemas.
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente promoveu uma série de iniciativas de conscientização e promoção da sustentabilidade em municípios de Santa Catarina e Minas Gerais. ODSs: 4 - Educação de qualidade 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Resultados: Diversas atividades foram propostas para que as comunidades onde a Cresol Transformação atua se engajassem em ações sustentáveis. Nove municípios estiveram no escopo da ação, com iniciativas que levaram em conta as necessidades de cada comunidade. A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados e a comunidade escolar participou das atividades de conscientização.