Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro
Contexto e desafios
Para o Sicoob Aracoop, a motivação do “Vision Summit” foi dupla. Em primeiro lugar a Educação, porém com uma pegada ambiental, para promover a sustentabilidade do planeta.
Com relação a Educação, a ideia foi fornecer aos participantes conhecimentos aprofundados sobre cooperativismo e economia, especialmente em relação ao mercado financeiro e suas projeções futuras, capacitando-os para melhores práticas de negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Na questão ambiental, o motivo foi promover a sustentabilidade através da adoção de práticas que minimizam o impacto ambiental, como a utilização de papel semente em substituição a materiais impressos convencionais, incentivando o plantio e contribuindo para o sequestro de carbono, com o plantio simbólico de margaridas pelos participantes.
Desenvolvimento e metodologia
O “Vision Summit” foi um evento realizado em dezembro de 2023 que abordou temas de cooperativismo e economia, com o objetivo de educar os participantes sobre o mercado financeiro e as tendências econômicas futuras. O evento também se destacou por suas práticas sustentáveis, como a substituição de materiais impressos por papel semente, que pode ser plantado para gerar vegetais e flores, contribuindo para o sequestro de carbono.
Para desenvolver esse projeto, a cooperativa organizou 6 etapas, a saber:
1. Planejamento: A diretoria executiva da cooperativa, analisando as praças de atuação, elege 3 cidades para receber o “road show” sustentável.
2. Organização: As áreas envolvidas buscam as melhores alternativas para a realização do evento, a escolha de uma pessoa renomada na economia e de práticas sustentáveis.
3. Divulgação: Promoção do evento para atrair participantes dentro do quadro de cooperados das cidades escolhidas, divulgação feita por envios via canais digitais e ligações apenas, não houve a impressão de material.

4. Execução: Realizando os eventos em Uberaba, Monte Carmelo e Araguari com a renomada economista Rita Mundim. Os participantes, devidamente identificados, puderam esclarecer dúvidas com a palestrante, além de realizar networking com os demais participantes.

5. Pós-evento: Avaliação do sucesso do evento através de feedbacks dos participantes, realizados verbalmente ainda no evento e para a equipe comercial. No pós-evento, os participantes levaram para casa o crachá de papel semente, tendo sido orientados e convidados a plantarem seus crachás, viabilizando o nascimento de vegetação que auxilia no processo de sequestro de carbono.
6. Responsáveis: A Unidade de Investimento Social e Governança realizou os eventos com a supervisão direta da diretoria administrativa e de desenvolvimento. Os convites ao público foram realizados pela área de negócios e agências locais.
Resultados e aprendizados
Os resultados do “Vision Summit” podem ser avaliados em termos de seus objetivos educativos e ambientais:
1. Educativos:
- Aumento do conhecimento dos participantes sobre cooperativismo e economia.
- Melhor capacitação dos cooperados para negócios, potencialmente levando a um desenvolvimento econômico local mais robusto.
2. Ambientais:
- Redução do impacto ambiental do evento através de práticas sustentáveis.
- Incentivo ao plantio de papel semente, com a participação de 300 pessoas e uma média de 14 sementes por crachá, resultando no plantio de aproximadamente 4.200 margaridas, contribuindo para o sequestro de carbono.
Esses resultados refletem o sucesso do evento em alcançar suas metas de educação e sustentabilidade, além de promover a conscientização ambiental entre os participantes.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.
Região: Sul Categoria: Energias Renováveis Ação: Diversificação da matriz energética com adoção de energias limpas, uso de biogás e energia solar. ODS: Objetivo 7 - Energia acessível e limpa Resultados: O biodigestor de Medianeira tem capacidade de gerar cerca de 8.700 Nm³/dia de biogás, proporcionando economia de R$ 3 milhões por ano. Substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo biogás, o que reduz a emissão de gases poluentes. Ao todo, as energias renováveis já representam mais de 98% de todo o consumo energético da Frimesa.
Cooperativa oferece cursos, palestras e treinamentos para jovens e crianças a fim de qualificá-los em conceitos básicos de cooperativismo e empreendedorismo. Programa da C.Vale fortalece processo de sucessão familiar e contribui para a fidelização dos cooperados.
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas