Coocafé lança novo programa de relacionamento e suporte técnico para cafeicultores.
Contexto e desafios
Ao expandir a atuação geográfica da cooperativa, foi identificado que muitos dos cooperados não tinham conhecimento, não apenas sobre os princípios do cooperativismo, mas também sobre a história, os valores e a essência da Coocafé.
Esse desconhecimento gerou inquietação na gestão estratégica da cooperativa, levando-os a desenvolver um projeto com o propósito principal de proporcionar aos cooperados um maior entendimento das origens, diferenciais e da estrutura física da Central Coocafé.
Portanto, fortalecer o conhecimento e o vínculo dos cooperados com a cooperativa não apenas promoverá uma maior coesão interna, mas também garantirá um crescimento mais sólido e sustentável para o futuro de todos os envolvidos.
Desenvolvimento e metodologia
Uma maior aproximação com os produtores associados em todo o ciclo produtivo do café, fortalecendo o cooperativismo. É com esse propósito que a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha lançou um novo programa de relacionamento e assistência técnica: Conexão Coocafé – da florada ao armazém. Na programação de lançamento, foram 4 dias de encontros com produtores e seus familiares, no auditório da cooperativa no Córrego do Areado, em Lajinha/MG.
O novo formato de suporte aos cooperados nas regiões das Matas de Minas, Montanhas do Espírito Santo e parte do Norte do Rio de Janeiro, conta com a participação de fornecedores e parceiros estratégicos. Nesse primeiro momento do programa, a cooperativa fez parcerias com a Alltech Crop Science, ICL, Café Brasil Fertilizantes e Vittia, proporcionando um ambiente de aprendizagem e de conexões.
Os produtores que participaram puderam saber mais sobre o desenvolvimento de pesquisas no agro, inovações e linhas de produtos que podem fortalecer os cuidados com as lavouras em todo ciclo fenológico da cafeicultura, garantindo produtividade e lucro. Além de orientações em relação ao combate de doenças e controle de pragas como, por exemplo, a Broca-do-café que tem dado mais trabalho neste fim de ano na região.
A Coocafé conta com cerca de 100 técnicos para dar assistência aos cooperados e suas famílias. O suporte técnico começa na lavoura e segue até o envio de café dos cooperados para os armazéns da cooperativa, e posteriormente, na negociação das sacas nos mercados interno e externo. O atendimento é personalizado, seguindo as prioridades de cada produtor, e oferece a segurança que ele precisa para gerir os negócios com mais eficiência em todas as etapas.
Esse projeto foi dividido em três etapas, sendo:
Primeira Etapa: Foram organizados encontros com apresentações institucionais, em parceria com fornecedores estratégicos, visando proporcionar um ambiente de aprendizagem sobre o desenvolvimento de pesquisas no agronegócio, inovações e linhas de produtos que podem fortalecer os cuidados com as lavouras ao longo de todo o ciclo fenológico da cafeicultura. Além disso, foram realizados encontros regionais com o mesmo propósito, levando conhecimento mais próximo aos cooperados.
Segunda Etapa: Neste momento, o encontro é realizado no Armazém da cooperativa em Minas Gerais, com foco em cooperados que possuem a sustentabilidade como estratégia de seu negócio. Assim, foi apresentada uma oportunidade de certificação do café. Posteriormente, visitas às propriedades foram realizadas, em uma parceria entre colaboradores da Coocafé e empresa de certificação, buscando ampliar o conhecimento sobre cooperativismo, questões socioambientais e oportunidades de negócios sustentáveis.

Terceira Etapa: Nesta fase, grupos de cooperados de todas as unidades comerciais são convidados a visitar a Central Coocafé e validar os processos desenvolvidos pela cooperativa, como por exemplo, a degustação às cegas no laboratório de café, onde o café é identificado por QR Code, preservando o anonimato dos produtores cooperados. Durante essa oportunidade, os cooperados têm a chance de esclarecer dúvidas, explorar as instalações e fortalecer seu relacionamento com o Conselho de Administração da Cooperativa, contribuindo para uma integração mais profunda e compreensão dos processos internos.
A execução dessa prática envolve diversas áreas da cooperativa, incluindo a Gerência Técnica da Coocafé, Gerência Comercial, Desenvolvimento Cooperativista, Marketing e Gerência de Operações (Fábrica e Armazéns). O acompanhamento é realizado de forma criteriosa pelas etapas e pelos responsáveis correspondentes.
Resultados e aprendizados
Os resultados desse projeto foram:
- Número de cooperados participantes nas etapas: 1391

- Número de cooperados que participaram da segunda etapa: 156
- Número de cooperados que participaram da terceira etapa: 290
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