Sicoob Credialto implementou projeto para melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores
Contexto e desafios
O Sicoob Credialto lançou o projeto IntenseFIC com o objetivo principal de aprimorar os indicadores de satisfação dos colaboradores em relação à cooperativa. Diversos fatores fundamentais motivaram essa iniciativa, destacando-se a importância do bem-estar e da motivação dos colaboradores para o alcance de melhores resultados organizacionais.
Reconhecendo que colaboradores satisfeitos tendem a ser mais engajados, produtivos e comprometidos com os valores e propósito da cooperativa, o Sicoob Credialto optou por investir no programa IntenseFIC como uma estratégia para fortalecer o ambiente de trabalho e promover uma cultura organizacional baseada na felicidade e no bem-estar. O uso da ferramenta diagnóstico FIC - Felicidade Interna do Cooperativismo em parceria com o Sistema Ocemg, desempenhou um papel crucial nesse processo, permitindo à cooperativa obter percepções valiosas sobre as necessidades, expectativas e níveis de satisfação dos colaboradores.
Ao analisar os resultados do questionário aplicado a todos os colaboradores, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação para promover um ambiente mais feliz, saudável e produtivo, alinhado com os valores e objetivos estratégicos da organização.
Desenvolvimento e metodologia
O processo de desenvolvimento e consolidação do IntenseFIC (Intensificando a Felicidade Cooperativa) pode ser agrupado em 4 etapas principais:
1 – Diagnóstico: O processo inicial para o desenvolvimento do IntenseFIC consistiu na aplicação do questionário de autodiagnóstico da ferramenta FIC – Felicidade Interna do Cooperativismo, conduzido pelo Sistema Ocemg. Durante esta fase, os colaboradores tiveram a oportunidade de responder voluntariamente a uma série de perguntas que abrangem diversos aspectos da vida. O questionário é estruturado em nove dimensões, incluindo padrão de vida, governança, educação, saúde, meio ambiente, cultura, uso do tempo, bem-estar psicológico e vitalidade comunitária. A análise dos resultados coletados permitiu a criação de um conjunto robusto de indicadores para cada uma dessas dimensões, os quais foram posteriormente apresentados à diretoria e Conselho da Cooperativa e aos colaboradores em forma de relatórios individuais, além de serem compilados em um relatório geral para a cooperativa. A etapa de diagnóstico é conduzida diretamente pelo Sistema Ocemg.
2 – Análise e Planejamento: Com base nos resultados do autodiagnóstico, a cooperativa promoveu uma construção coletiva de um plano de ação. Para isso, convocou o comitê estratégico, um órgão consultivo composto por lideranças e colaboradores estratégicos de todas as unidades, para analisar os resultados e contribuir na formulação da estratégia de intervenção. O planejamento é realizado semestralmente, permitindo a implementação de uma agenda de novas ações, as quais são continuamente avaliadas e validadas junto aos colaboradores. Toda a etapa de planejamento é conduzida pelo comitê estratégico juntamente com a diretoria executiva, e a estratégia elaborada é apresentada e validada com o conselho de administração.
3 – Intervenção para melhoria: As propostas de intervenção são customizadas de acordo com a dimensão em questão. A cooperativa decidiu priorizar ações para as dimensões que apresentaram as avaliações mais baixas no autodiagnóstico: Saúde, Padrão de Vida, Uso do Tempo e Governança, ao mesmo tempo em que considera e atua também em dimensões bem avaliadas, mas que são percebidas como particularmente relevantes pelos colaboradores, merecendo, portanto, uma atenção especial para potencializar ainda mais seus resultados. As estratégias de intervenção são coordenadas diretamente pela diretora administrativa e realizadas em colaboração pelas unidades de gestão de pessoas, comunicação e marketing, administrativo e investimento social estratégico.
Assim, foram realizadas as seguintes ações:
- Palestra “Saúde, bem-estar psicológico e Padrão de Vida!”
- Palestra “Tríade do tempo – como otimizar o seu tempo” com Dra. Amanda Costa, tratando sobre Cultura e Padrão de Vida;
- Palestra “Saúde da mulher e o outubro rosa” com Dra. Larissa Vaz;
- Palestra “Saúde do homem e o novembro azul” com o Dr. Fernando Del Valle.
- Realização semanal de momentos de ginástica laboral, internamente chamadas de “ginástica cultural” por conciliar atividades físicas laborais, com reflexões culturais.
- Webinar “Os impactos da alimentação na nossa felicidade” com a nutricionista Daisy Faria.
- Momento IntenseFIC” Bate papo com o Presidente”

E através desses momentos de conscientização e de trocas coletivas, foram desenvolvidas e colocadas em prática, 3 iniciativas de médio prazo, visando atender as principais demandas dos colaboradores, identificadas por meio de pesquisas:
a. Arte e Felicidade: Este projeto visa proporcionar aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento comportamental e cultural por meio de aulas de artes teatrais e oratória, com apoio de um professor de arte.

b. TranquilaMente: Um projeto desenvolvido com o intuito de oferecer aos colaboradores acompanhamento psicológico profissional, visando auxiliar com a saúde mental e promover o desenvolvimento pessoal, com o apoio de um psicólogo.

c. Ser Feliz sem medida: Esta iniciativa busca auxiliar os colaboradores a melhorarem sua saúde através de planos de ação para atividades físicas, ajudando-os a alcançar suas metas de forma personalizada, com o apoio de um educador físico e um nutricionista.

4 – Acompanhamento e Melhoria Contínua: Após a implementação das estratégias de intervenção, a cooperativa entra na fase crucial de acompanhamento e melhoria contínua do programa IntenseFIC. Esta etapa desempenha um papel fundamental na garantia da eficácia das ações implementadas e na contínua promoção do bem-estar dos colaboradores. Nesta etapa, é essencial acompanhar de perto a execução das ações planejadas. Isso inclui monitorar o progresso, identificar eventuais desafios ou obstáculos encontrados durante a implementação e tomar medidas corretivas quando necessário. O acompanhamento é liderado pela diretora administrativa da cooperativa e conduzido de forma colaborativa entre o comitê estratégico, as unidades de gestão de pessoas, comunicação e marketing e investimento social estratégico. É fundamental coletar feedback dos colaboradores sobre as ações implementadas e avaliar seu impacto na felicidade e satisfação no trabalho. Para isso, são realizadas pesquisas periódicas de satisfação e reuniões de feedback com os colaboradores. Essas informações são essenciais para identificar pontos fortes e áreas de melhoria no programa IntenseFIC. As pesquisas de satisfação são realizadas a cada trimestre, e anualmente o autodiagnóstico do FIC é reaplicado pelo Sistema Ocemg e com base na análise dos resultados e nos feedbacks, são propostas novas ações de melhoria para otimizar o programa IntenseFIC. Essas ações podem incluir ajustes nas estratégias existentes, introdução de novas iniciativas ou reforço de práticas bem-sucedidas. A melhoria contínua é um processo iterativo e contínuo, que visa garantir a evolução constante do programa e o alcance dos melhores resultados possíveis para as pessoas e o negócio da Cooperativa.
Resultados e aprendizados
A cooperativa elaborou um planejamento para atuar com as temáticas que foram listadas como pontos de atenção, sendo elas: Saúde, Uso do Tempo, Governança e Padrão de vida. Além destas dimensões a cooperativa buscou abordar as dimensões de Educação, Cultura e o Bem-estar psicológico, que apesar de apresentarem boas avaliações no autodiagnóstico, foram consideradas abordagens com potencial de melhoria no curto prazo. Após 3 meses das ações de intervenção, foi realizada uma pesquisa de acompanhamento, a qual possibilitou a aferição dos seguintes resultados:
- 72% dos colaboradores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a realização de pelo menos 1 momento IntenseFIC Presencial todo mês;
- 75% dos colaboradores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as temáticas que foram abordadas durante os Momentos IntenseFIC Presenciais;
- 64% dos colaboradores responderam estar satisfeitos com as mudanças na cultura de alimentação propostas pelo IntenseFIC.
- 87% dos colaboradores ficaram extremamente satisfeitos com a ação de introdução da fruta matinal no cardápio da cooperativa;
- 74% dos colaboradores informaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a realização da ginástica cultural semanalmente.
- 72% dos colaboradores relataram estar mais felizes e dispostos no ambiente de trabalho após a implementação das ações propostas pelo IntenseFIC;
- Apenas 7% dos colaboradores apontaram não estar satisfeitos com a execução do programa IntenseFIC;
Com base nos resultados obtidos após a implementação das ações propostas pelo programa IntenseFIC, é evidente que houve um impacto positivo no ambiente de trabalho da cooperativa. Os dados revelam não apenas um aumento na satisfação dos colaboradores, mas também indicam uma melhoria significativa em áreas-chave, como saúde, bem-estar psicológico e cultura organizacional, capazes de impactar os mais diversos aspectos da vida de uma pessoa. Com uma ampla maioria expressando contentamento com as mudanças implementadas, é claro que o programa IntenseFIC conseguiu não só atender, mas também superar as expectativas, estabelecendo um padrão positivo para o futuro do ambiente de trabalho da cooperativa. Através desses resultados, fica evidente a importância do IntenseFIC, não apenas como um investimento no capital humano da organização, mas também como um componente fundamental para o sucesso e a sustentabilidade e a felicidade a longo prazo da cooperativa.
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A cooperativa de crédito realiza eventos prévios às assembleias gerais em todos os seus postos de atendimento, a fim de ampliar as oportunidades de participação para seus cooperados. A iniciativa favorece a gestão democrática e propicia um relacionamento melhor e mais próximo entre a Viacredi e seu quadro social.
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.
Para melhorar sua gestão de resíduos, a Unimed Chapecó desenvolveu o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A cooperativa subsidia a elaboração do planejamento de descarte de resíduos nas clínicas e consultórios de seus cooperados. A adesão é voluntária. Em 2016, o projeto chegou a atender 129 postos de coleta e contou com a participação de 188 cooperados.
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