Unimed Vale do Aço atua no engajamento e no senso de pertencimento dos colaboradores, a fim de se tornar a melhor cooperativa para se trabalhar no Vale do Aço

Contexto e desafios
A Diretoria Executiva juntamente com o Conselho de Administração definiu diretrizes estratégicas de curto e longo prazos durante o Planejamento Estratégico de maneira a resguardar os interesses das partes relacionadas, levando em conta os riscos corporativos alinhados aos objetivos estratégicos. Observou ainda, um baixo envolvimento dos colaboradores e, diante disso, levantou-se a necessidade de aprimorar seu relacionamento e o desempenho de suas funções na cooperativa. Coube ao Grupo Estratégico promover ações e estratégias para despertar a conscientização e compreensão dos colaboradores no seu importante papel para o crescimento, união, fortalecimento da imagem e sustentabilidade da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
Em março de 2022 foi criado o grupo estratégico, cujos objetivos são:
- Desdobrar a reflexão estratégica da diretoria, consolidar nossa identidade corporativa e levar ao conhecimento dos colaboradores as diretrizes e estratégias da cooperativa;
- Acompanhamento e execução da estratégia;
- Despertar a consciência dos colaboradores para a importância do seu papel na sustentabilidade e no fortalecimento da imagem da instituição;
- Reforçar sua responsabilidade no alcance das metas do planejamento estratégico;
- Estimular a capacidade criativa dos colaboradores. Entender que o nosso propósito é fundamental para o aperfeiçoamento e alinhamento de nossos processos, e consequentemente o sucesso de nossa operadora.
O grupo executivo se reúne mensalmente, todas as reuniões são registradas em ata, para acompanhamento e execução da estratégia, utilizando ferramentas de gestão como PDCA e sistema de gestão da qualidade.
O uso das ferramentas de gestão possibilita o acompanhamento da execução das estratégias organizacionais de forma rápida e segura. O PDCA é utilizado para garantir que todo o planejamento seja executado em consonância com os objetivos estratégicos.
A equipe de liderança é orientada a utilizar as ferramentas e o sistema de gestão, para, mensalmente, apresentar os resultados via Boletim. O boletim traz os principais indicadores, projetos e iniciativas das áreas, atrelados aos principais riscos e é apresentado à alta gestão. Tal prática foi implementada para alinhar as informações com todas as bases. Não havia até então um instrumento que garantisse que a informação estratégica chegasse conforme descrita e o monitoramento que garantisse à alta gestão a tomada de decisão.
Para atingir as metas e objetivos estratégicos traçados, o grupo estratégico e a Diretoria Executiva realizam um acompanhamento contínuo dos indicadores por meio de reuniões mensais conduzidas por uma consultoria especializada. Nos encontros, denominados Avaliações gerenciais mensais - AGM, os responsáveis de cada área se reportam diretamente aos diretores, apresentando o andamento das ações propostas no Planejamento Estratégico e os resultados já alcançados.
Dessa forma, a gestão garante a firmeza na execução do planejamento estratégico e orçamentário e no controle adequado dos custos, possibilitando que as metas sejam revisadas, quando necessário, e alcançadas ao final do exercício.
Embasados nessa metodologia, os colaboradores foram convidados a se reunir com a equipe estratégica para pensar a operadora como um todo e expor e discutir ideias. A partir daí, foi desenvolvido o projeto “Melhor Empresa para se trabalhar no Vale do Aço”, com intuito de trabalhar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Além disso, os colaboradores foram convidados a participar da construção do estudo de cenários, com horizonte de dois anos.
Foram feitas reuniões com a gestão para apresentação do Planejamento Estratégico, projetos para estudos e verificar a possibilidade de sua implantação, que instigou os participantes a debaterem e refletirem sobre o planejamento e suas metas, dentro da perspectiva de cada setor. Foi lançado um site para o cadastro de projetos inovadores, com o objetivo de permitir que todas as esferas da cooperativa proponham ideias e ações que possam melhorar o clima organizacional, aperfeiçoar processos e trazer mais qualidade e excelência a operadora.
Ao final da ação obtivemos 89 ideias cadastradas, destas, 12 foram incorporadas no Plano Estratégico, e outros encaminhados ao grupo de inovação. Como forma de agradecimento pelo engajamento, a operadora homenageou os colaboradores e setores que mais enviaram projetos de inovação para a plataforma disponibilizada. Nessa metodologia, ficou evidenciado para os colaboradores que é necessário somar forças com a gestão para o crescimento da operadora, aliado ao bom clima organizacional, resultando na excelência do atendimento as partes interessadas.
Resultados e aprendizados
Com o desenvolvimento da prática, houve, a percepção do potencial das equipes, para alcance da estratégia. Além disso, com os projetos implantados, foi possível melhorar práticas relativas ao processo de governança, experiência do beneficiário, relacionamento com o cooperado, sustentabilidade e gestão de pessoas. A operadora, desde a implantação, passa por uma mudança em sua cultura organizacional, e tornou-se perceptível a compreensão da responsabilidade de cada um, refletindo no bom resultado e na excelência dos serviços prestados.
Integração com outras práticas
A prática acarreta benefícios internos, como sinergia entre as áreas e melhoria de processos, entendimento do negócio, a comunicação eficaz, o crescimento da operadora e a transparência nos processos de governança. Essa prática também permite o reforço de nosso propósito, missão, visão e valores da cooperativa e enriquece o relacionamento com os cooperados. A prática também está integrada à estratégia de gestão de pessoas, possibilitando a retenção de talentos, e ao alcance da excelência no atendimento as partes interessadas, um dos nossos maiores objetivos.
Resultados alcançados com a aplicação da prática
Evidenciou-se o resultado positivo da implantação da prática na pesquisa de clima organizacional, satisfação dos colaboradores de 82%, satisfação dos cooperados em relação ao processo de governança 92% e na pesquisa para medir a percepção dos colaboradores quanto ao desdobramento do Planejamento Estratégico, obtivemos uma média de participação de 72,6%, onde 96% dos colaboradores conhecem a estratégia da Operadora.
Resultados Qualitativos:
Maior integração da Alta gestão com os cooperados e colaboradores, P.E. estruturado e alinhado aos princípios organizacionais e as necessidades das partes interessadas com acompanhamento do grupo executivo e alta gestão; Forte alinhamento ao Propósito, gestão com foco no cliente, pessoas e cooperados. Gestão de Riscos Organizacionais, Sentimento de satisfação e pertencimento por parte dos colaboradores e minimização de conflitos internos, promovendo a melhora do clima organizacional.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Feirões de Negócios reúnem parceiros locais que expõem seus produtos - como veículos e máquinas - para venda com apoio de financiamento da cooperativa de crédito. Na edição de 2019, por exemplo, o Sicoob São Miguel prospectou mais de R$ 3,8 milhões em negócios.
Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.
Os "Agentes de Eficiência" desempenham um papel fundamental na organização, ao assumirem diversas responsabilidades. Entre elas, destacam-se a construção e atualização de fluxos operacionais, a implementação de melhorias, a facilitação da rotina de trabalho, a gestão do conhecimento, a promoção de uma cultura de redução de desperdícios e simplificação de processos, além da redução de riscos e custos, e o aumento da competitividade da Cooperativa. Nesse contexto, a equipe de Eficiência em Processos coordena e supervisiona a implementação dessas iniciativas. Logo, sua atuação é essencial para garantir o sucesso do programa e contribuir diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob Credimepi.
Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.