Viacredi realiza Feira de Oportunidades para impulsionar negócios dos cooperados

Contexto e desafios
O quadro social da cooperativa de crédito catarinense Viacredi é composto por mais de 900 mil cooperados, sendo parte deles empreendedores formais e informais. Considerando essa diversidade do quadro social, a cooperativa buscava ações que promovessem a interação entre os cooperados e a comunidade local, além de fortalecer o relacionamento com os cooperados empreendedores.
A partir da sugestão de um cooperado de apresentar o seu negócio aos demais, a cooperativa começou a estudar uma forma de possibilitar essa interação. Ela identificou um grande potencial de negócios que poderiam ser gerados entre os próprios cooperados, proporcionando o desenvolvimento, a oportunidade de geração de renda e a ampliação dos negócios locais.
Assim nasceu a Feira de Oportunidades Viacredi: um evento onde os cooperados podem expor e divulgar os produtos e serviços vendidos por suas empresas, de forma simples e gratuita. Ela possibilita ao empreendedor local potencializar seu negócio, fortalecer a sua marca e estar mais próximo de seus clientes e parceiros.
A feira é realizada algumas vezes por ano de forma itinerante nos municípios da área de atuação da cooperativa e tem como propósito movimentar e valorizar o negócio local, fortalecendo a relação entre a cooperativa, os cooperados e a comunidade.
Desenvolvimento e metodologia
O estudo para definição de cada edição da Feira de Oportunidades começa a ser idealizado com um ano de antecedência. Nesse período, são levantados os recursos disponíveis - financeiros e humanos - que definirão a quantidade de edições a serem promovidas.
Após esse processo, inicia-se o mapeamento das localidades onde o evento ainda não foi realizado, observando a quantidade de cooperados na região, o espaço físico disponível e o calendário de eventos municipais, para evitar a coincidência de datas entre a feira e demais eventos regionais.
Na busca pela otimização de recursos, a cooperativa procura utilizar espaços cedidos por prefeituras, igrejas, associações ou outras entidades de classe, que oferecem espaços gratuitos ou a custos reduzidos. Após definidas as regiões e os postos de atendimento que estarão à frente do evento, inicia-se a divulgação.
Todos os cooperados da região contemplada recebem um convite para participar como expositor. Dessa forma, aqueles que possuem negócios informais também têm a oportunidade de mostrar seu produto ou serviço à comunidade. A divulgação ocorre durante as pré-assembleias, no site da cooperativa e nos postos de atendimento, por meio de folders e banners.
Os interessados em participar entregam a ficha de inscrição no posto de atendimento, que validará as inscrições a fim de verificar se os inscritos são proprietários do negócio. Há uma limitação de um estande por cooperado, com tamanho definido e localização sorteada entre os participantes, de forma a preservar o critério de igualdade.
A divulgação e organização dos produtos de forma atrativa no estande são de responsabilidade do expositor. Não há custo para a participação dos expositores e visitantes e todas as despesas são custeadas pela cooperativa, por meio da utilização de recursos do Fates.
Entre os principais custos estão: estrutura (aluguel, estandes, sonorização, segurança), que representa aproximadamente 60% do total; divulgação (mídia, materiais impressos) em torno de 30% do investimento; e contratação de empresa especializada para auxiliar na organização, aproximadamente 10% do custo total.
Com entrada gratuita, a Feira de Oportunidades inclui uma agenda de atrações culturais e recreativas, com grupos e talentos locais, para valorizar a cultura e as tradições da cidade. A praça de alimentação é cedida a entidades assistenciais da região, que tenham sua causa reconhecida na comunidade e que atuem de forma idônea, sendo que parte da renda obtida com a venda dos produtos é destinada aos projetos sociais das entidades.
A programação reserva ainda uma agenda de formação empreendedora e de negócios, com palestras gratuitas oferecidas em parceria com o Sebrae. Além disso, os visitantes podem aproveitar serviços de prevenção da área de saúde, oferecidos durante o evento, e as crianças contam com espaço para recreação infantil, também gratuito.
Durante a pandemia de Covid-19 a Viacredi migrou o evento para uma versão online, a Feira de Oportunidades Digital, onde os cooperados Pessoa Jurídica puderam expor seu trabalho digitalmente. No entanto, desde 2022 o evento voltou à versão presencial e hoje faz parte de um projeto maior batizado de “Movimento Negócio Local é Bom Negócio para Todos”.
Além da feira, o projeto oferece uma plataforma digital de compra e venda para os cooperados, cursos de educação à distância, consultorias para pessoas jurídicas e outras soluções de negócios.
Resultados e aprendizados
Para a Viacredi, a realização da Feira de Oportunidades está alinhada com seu planejamento estratégico, pois gera fidelização e ampliação dos negócios dos cooperados, bem como o aumento do market share da cooperativa entre a população local. Também amplia de forma significativa o senso de pertencimento dos membros da cooperativa.
As edições da Feira de Oportunidades ao todo já reuniram mais de 320 mil visitantes, mais de 4,3 mil expositores e contemplaram mais de 24 cidades brasileiras. De acordo com a cooperativa, o evento gerou impactos positivos nas comunidades abrangidas e os resultados superaram as expectativas. Entre esses resultados, a Viacredi destaca a geração de renda e expansão de novos negócios aos expositores.
A cooperativa também notou uma mudança no comportamento e na atitude dos cooperados, que se tornam mais conscientes e participativos, contribuindo assim para a geração de resultados econômicos e sociais para a cooperativa.
Por fim, a Viacredi cita como resultados positivos o auxílio às instituições sociais, beneficiadas com recursos obtidos através da venda dos produtos na praça de alimentação; o ganho de visibilidade para as atrações culturais; e a formação do público empreendedor, através das palestras promovidas em parceria com o Sebrae.
CONTATO DA COOPERATIVA
Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua, Compliance, Controles Internos e Riscos da Viacredi - micheli@viacredi.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Região: Brasil Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Juventude Conectada engaja os jovens à cooperativa, de forma a apoiar o rejuvenescimento do quadro de cooperados, fomentar o surgimento de novos líderes e dar apoio à sucessão familiar. ODS: 4 - Educação de qualidade 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico Resultados: Iniciado em 2020, o projeto Juventude Conectada já soma a participação de mais de 1.200 jovens de 14 estados. O engajamento dos jovens com a cooperativa aumentou e agora eles estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais.
Com inúmeras ações, Unimed Vitória aumenta envolvimento de colaboradores no Planejamento Estratégico
Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com os resultados e metas do Planejamento Estratégico, a Unimed Vitória desenvolveu iniciativa com várias ações de comunicação e relacionamento com seus funcionários e líderes.
Em 2006, nasceu o Projeto Somar, criado pelos colaboradores da Unicred Florianópolis (hoje Unicred Valor Capital) com o apoio da diretoria, do conselho de administração e da Assembleia Geral Ordinária, destinando percentual das sobras anuais para a realização de atividades sociais.