Projeto da Unimed Circuito das Águas estimula convivência entre cooperados e colaboradores

Contexto e desafios
A cooperativa mineira Unimed Circuito das Águas, que conta com cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, estava em busca de soluções para atender a algumas metas estabelecidas durante o planejamento estratégico da cooperativa. Algumas dessas metas, portanto, eram:
- Implantar projeto de aproximação da cooperativa com os cooperados
- Implantar programa de aproximação dos cooperados com os colaboradores
- Promover fidelização do cooperado à marca Unimed
Para alcançar esses objetivos, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu, em 2011, o Projeto Conviva. A iniciativa realiza encontros e atividades sociais e educativas que envolvem cooperados e colaboradores.
Desenvolvimento e metodologia
O Conviva é um conjunto de atividades e encontros realizados para possibilitar a interação dos cooperados com os colaboradores da Unimed Circuito das Águas. O programa conta com atividades voltadas à socialização, como ações culturais, disputas esportivas e apresentações de palestras que promovem educação cooperativista.
Diante disso, o Conviva conta com as seguintes etapas:
- Planejamento: é realizado pela gestora de pessoas no primeiro semestre de cada ano a fim de detalhar as atividades de integração propostas, definir as programações, escolher os facilitadores, delimitar o orçamento, montar o cronograma, decidir locais e agendar as datas.
- Aprovação: a diretoria executiva da cooperativa, após analisar o escopo, aprova o orçamento e a viabilidade do projeto.
- Comunicação: com ao menos um mês de antecedência, todos os cooperados e colaboradores recebem o convite com a programação por meio dos canais de contato (e- mail, correspondência, intranet e mural).
- Adesão: a participação nos encontros é livre tanto para cooperados quanto para os colaboradores. No caso dos cooperados, a participação contabiliza pontos no Programa de Integração Cooperativista (PIC).
- Registro: a participação de todos é registrada em um livro de presenças. O setor de comunicação da cooperativa faz o registro fotográfico e entrevistas com os cooperados e colaboradores presentes.
- Veiculação: depois do evento, a equipe de comunicação da cooperativa se encarrega de documentar o projeto, organizando o catálogo de fotos, vídeos e depoimentos. Além disso, o setor faz a divulgação dos encontros e resultados nos canais de mídia apropriados para o público interno e externo.
Para garantir que a iniciativa alcance os resultados almejados e a boa execução das atividades, a Unimed Circuito das Águas contrata os serviços de forma antecipada. O projeto é monitorado mediante um checklist que contempla as atividades e prazos.
Resultados de aprendizados
No início do projeto Conviva, os participantes eram divididos em equipes mistas de colaboradores e cooperados que participavam em atividades competitivas para que uma delas saísse como vencedora. Com o tempo, porém, o projeto passou a focar mais na socialização e na cooperação durante as atividades.
Ao final do projeto, as participações de cooperados e colaboradores em cada evento são contabilizadas e somadas. E além de promover a valorização das pessoas e integrar os colaboradores que atuam em áreas distintas, a Unimed Caminho das Águas aponta que o Conviva também aproxima cooperados e colaboradores.
CONTATO DA COOPERATIVA
Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC
Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes
Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores
É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.

Sicredi Serrana aprimora programas de educação cooperativa e financeira
Cooperativa adota metodologia mais participativa e abre espaços para a troca de informações e experiências com seus associados. Cursos são divididos por público e abordam desde temas de gestão corporativa até histórias para crianças.