Coopera em Elos: integração de programas em busca de um propósito

Contexto e desafios
Fundada em 1959, a tradicional cooperativa catarinense de eletrificação Coopera enfrenta grandes dificuldades para se aproximar do quadro social e colocar sua essência coletiva em prática.
A Coopera avalia que a sua essência cooperativista passa, necessariamente, por respeito, confiança, transparência e autenticidade de seus integrantes. Para que isso seja possível, no entanto, o quadro social precisa ser organizado.
Mas essa organização não é fácil de fazer devido a uma série de fatores identificados pela Coopera, tais como: falta de entendimento sobre a necessidade de organização e ausência de informações de seu quadro de colaboradores, por exemplo.
Na prática, todos esses fatores se refletem na atuação da cooperativa. Diante disso, a Coopera percebeu que ela precisa atuar como mentora para disseminar seus princípios. A partir desse cenário, ela começou a busca por projetos capazes de envolver seus cooperados e colaboradores para que eles se sintam inseridos na instituição, com mais engajamento e fidelidade. Assim nasceu o programa Coopera em Elos, em 2013.
Desenvolvimento e metodologia
O programa Coopera com Elos surgiu com o objetivo de destacar e unir os projetos da cooperativa em elos, fazendo com que todos eles fiquem interligados e possam ser aplicados simultaneamente, mas com resultados próprios para cada um.
Para isso, o projeto se divide em seis diferentes elos, cada um deles representado por uma cor. Dentro de cada elo, há vários projetos direcionados ao quadro social. Cada iniciativa tem um segmento distinto, mas todas contam com o mesmo propósito de aproximação com os cooperados.
Assim sendo, os seis elos são os seguintes:
- Elo Azul - organização do quadro social: engloba projetos voltados à integração dos cooperados, fomento à participação feminina, realização de encontros comunitários e a recepção de novos associados.
- Elo Lilás - educação cooperativa: proporciona cursos de cooperativismo, um projeto de incentivo à leitura, produção de revistinhas infantis para alunos de escolas públicas e iniciativas de orientação profissional.
- Elo Laranja - gestão cooperativa: realiza um curso de governança cooperativista para os membros dos conselhos da cooperativa, encontros anuais de integração voltado aos jovens, formação de núcleos educativos e a organização de uma feira de ideias.
- Elo Amarelo - cultura, esporte e lazer: promove oficinas culturais nas comunidades, realiza sessões semanais de cinema na região e disponibiliza minibibliotecas nos postos de atendimento da cooperativa.
- Elo Verde - saúde e meio ambiente: faz ciclos de palestras sobre saúde, promove ações internas para o descarte adequado de lâmpadas, ações de conscientização sobre a importância da reciclagem e sobre o uso racional da energia elétrica.
- Elo Vermelho - cidadania: organiza eventos em comemoração ao dia internacional do cooperativismo.
Além disso, ao tornar os projetos mais abrangentes, a Coopera também alcança as comunidades, já que muitas das iniciativas são abertas à população geral. Desde sua criação, o programa confirmou melhorias na forma de fazer as prestações de contas, de avaliar os dados quantitativos e qualitativos de cada projeto de cada elo e de cada ciclo.
Resultados e aprendizados
O programa Coopera em Elos contribui para a formação e o surgimento de novas lideranças da cooperativa. Além disso, as iniciativas interligadas tornam a cooperativa mais coerente em seu planejamento e em seus objetivos estratégicos.
A Coopera registra, ainda, que melhorou a visibilidade de suas ações na comunidade, o que resultou em maior aceitação da cooperativa, mais cooperados participando das assembleias e maior confiança depositada na instituição em relação às ações sociais praticadas.
Dessa forma, a Coopera acredita que consegue proporcionar um aumento na qualidade de vida das comunidades em que ela está presente por meio de seus projetos voltados à saúde e ao meio ambiente, a ponto de contribuir para o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local.
CONTATO DA COOPERATIVA
Josimar Jacques Vendramini, coordenadora de Cooperativismo - josi@coopera.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Credivag melhora resultados com planejamento estratégico integrado
A mineira Sicoob Credivag iniciou uma jornada para tornar a elaboração do planejamento estratégico em uma tarefa mais colaborativa e participativa. A construção da estratégia integrada ganhou vida em 2013, levando em conta o ponto de vista desde as bases operacionais até a alta direção.

Unimed Vale do Aço inova com o projeto de estação móvel para atendimento de seus clientes e cooperados
Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

Unimed Nordeste-RS aprimora monitoramento de pacientes internados
A Unimed Nordeste-RS criou a prática Torre de Controle pensando em diminuir o tempo de internação de seus clientes. A iniciativa consiste no monitoramento dos pacientes e no desenvolvimento de ações e abordagens baseadas nas condições de cada um.

Viacredi promove profissionalização de colaboradores com projeto de certificação
Em 2013, a Viacredi desenvolveu o projeto Certificação em Negócios Cooperativos. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a comunicação sobre os negócios e processos da cooperativa com os colaboradores. O programa, que acontece anualmente, é dividido em encontros presenciais e módulos on-line.