cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coocafé aumenta resultado de cooperados com capacitação e assistência técnica

Imagem Destaque

2009
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda.
10
462
Assistência Técnica, Café + Forte, Coocafé
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Pensando no aumento do lucro e na qualificação de seus cooperados, a Coocafé criou o programa Café + Forte. O objetivo da iniciativa é capacitar os associados para que eles possam gerir suas propriedades e obterem resultados satisfatórios na produção e venda do café

Contexto e desafios

A Coocafé identificou a falta de conhecimento de alguns cooperados sobre o valor gasto para a produção do café. Com mais de 10 mil associados, a cooperativa focou em reverter essa situação a fim de aumentar os resultados de todos os seus cooperados.

Para isso, em 2009, a Coocafé criou o programa Café + Forte. A iniciativa consiste em capacitar os cooperados sobre a produção cafeeira e incentivá-los a detalhar o valor das despesas, da produção comercial e o retorno financeiro obtido.

A ideia da cooperativa é coletar os dados e fornecer uma assistência técnica especializada para cada associado participante, considerando suas necessidades. Dessa forma, os produtores e consultores técnicos desenvolvem uma gestão focada em maximizar resultados, aumentando a competitividade das propriedades no mercado.

Desenvolvimento e metodologia

A iniciativa Café + Forte iniciou com o monitoramento de 154 produtores, levando informações sobre o gerenciamento correto das propriedades ao grupo. Para isso, a Coocafé desenvolveu uma capacitação e orientação com alguns assuntos:

  • Planejamento nutricional;
  • Planejamento fitossanitário;
  • Planejamento qualidade;
  • Planejamento renovação e poda;
  • Planejamento operacional: orçado x realizado;
  • Inventário;
  • Coleta de dados: do 1º ao 4º trimestre;
  • Encerramento da safra.

O objetivo da cooperativa é capacitar os produtores cafeeiros e incentivá-los a detalhar as despesas, o valor comercial da produção e o retorno financeiro. Assim, com uma gestão mais especializada, o cooperado diminui os custos de produção, aumentando o lucro e a qualidade do café.

Para que a qualificação dos produtores cafeeiros seja possível, a Coocafé capacita os técnicos com os materiais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Já para a iniciativa Café + Forte se desenvolver do jeito desejado, tanto os cooperados quanto os colaboradores da Coocafé têm responsabilidades. 

Os produtores de café são encarregados de coletar as informações necessárias sobre a cafeicultura e catalogar os recursos da propriedade envolvidos no processo de produção do grão. Além disso, os cooperados participantes fornecem dados sobre as despesas e receitas à cooperativa.

Já a gerência técnica da Coocafé tem a responsabilidade de fornecer a assistência técnica aos cooperados inseridos no projeto, discutindo os resultados e o desempenho com cada um deles. Os colaboradores também coletam as informações de inventário, despesas e receitas, e as insere em uma planilha.

Com todos os dados em mãos, os planejamentos operacionais são analisados pelo departamento técnico da cooperativa e pela consultoria técnica da FAEMG. Dessa forma, os participantes do projeto Café + Forte vendem o café com preços médios superiores aos custos.

Resultados e aprendizados

Logo em 2009, no início da prática, a Coocafé percebeu que a maioria dos produtores de café operavam no prejuízo. E após três anos da implementação do projeto Café + Forte, mais de 70% dos cooperados participantes já passaram a lucrar com a atividade cafeeira.

A iniciativa também aumentou a produtividade média de sacas dos cooperados participantes, ultrapassando a média nacional. Em 2017, por exemplo, os associados da Coocafé já produziam 37,6 sacas por hectare, enquanto a média nacional, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), foi de 26.

Além do aumento do lucro e da quantidade de sacas por hectare, o projeto Café + Forte também impactou a cooperativa e seus cooperados qualitativamente. Associados que não tinham conhecimento aprofundado em como mensurar ganhos e perdas na comercialização começaram a aprender sobre esses e outros indicadores.

O conhecimento sobre a parte comercial da produção e venda do café deixou os produtores mais atentos a oportunidades e riscos. Além disso, a assistência técnica da Coocafé passou a ser uma consultoria, visto que os cooperados que participaram do programa estão qualificados para gerir suas propriedades, visando o melhor resultado possível.

CONTATO DA COOPERATIVA

Waldir Francese Filho, superintendente - waldir.francese@coocafe.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Quando até o sol ajuda
ESGCOOP

Quando até o sol ajuda

Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro
ESGCOOP

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro

-

Transição energética torna a produção da Cogran mais limpa e verde
ESGCOOP

Transição energética torna a produção da Cogran mais limpa e verde

Região: Sudeste Categoria: Energias Renováveis Ação: Transição energética por meio da instalação de biodigestores e usinas fotovoltaicas. ODSs: 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Com a instalação de biodigestores, a Cogran passou a produzir energia limpa por meio do biogás. A cooperativa também tem 7 biodigestores, 8 geradores e 2 usinas de energia solar fotovoltaica. Diversas propriedades produtivas dos cooperados já são autossuficientes em energia - e algumas têm produção excedente. A Cogran está analisando investir na implementação de usinas solares em mais três unidades.

Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Em 2006, nasceu o Projeto Somar, criado pelos colaboradores da Unicred Florianópolis (hoje Unicred Valor Capital) com o apoio da diretoria, do conselho de administração e da Assembleia Geral Ordinária, destinando percentual das sobras anuais para a realização de atividades sociais.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.