cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Fundo da Coopercon antecipa pagamentos atrasados para médicos cooperados

Imagem Destaque

2015
Sudeste
Saúde
Não
Coopercon – Cooperativa de Trabalho Médico e Atividades Afins do Estado de Minas Gerais
2
43
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Negócios
Ao notar que seus médicos associados estavam enfrentando problemas com atrasos de pagamentos e até calotes por parte dos convênios, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasses, que garante o recebimento dos honorários pelos profissionais depois que todas as tentativas de cobrança fora da esfera judicial são exauridas.

Contexto e desafios

Os médicos cooperados da Coopercon, que atua em diversas cidades no estado de Minas Gerais, estavam enfrentando problemas com atrasos e falta de pagamentos por parte dos convênios. 

Por esse motivo, eles não tinham segurança nem garantia da agilidade no recebimento dos seus honorários médicos. Ainda mais tendo em vista que a cooperativa dependia da realização do contrato de prestação de serviços, com cláusulas bem definidas, relacionadas ao pagamento, garantindo tal recebimento. 

Em busca de maneiras para sanar esse problema, a Coopercon criou o Fundo Antecipador de Repasse (FAR), em 2015. O projeto foi idealizado pela a alta direção da cooperativa e validado por seu Conselho de Administração e Conselho Fiscal. 

Desenvolvimento e metodologia

O FAR visa a garantir ao médico cooperado a segurança do recebimento de seus honorários, antecipando repasses que, eventualmente, não sejam realizados graças à inadimplência de algumas operadoras.

Os recursos do FAR são utilizados para os repasses de operadoras de planos de saúde em situações em que todas as formas possíveis de recebimento já foram acionadas e esgotadas. Ou seja, quando a cobrança da dívida já está sendo encaminhada para execução judicial. O percentual de aporte para o fundo é de 20% da sobra líquida apurada, com o limite máximo de um milhão de reais. 

Os critérios de utilização do FAR levam em conta o maior número possível de cooperados beneficiados e os valores a serem utilizados. Para isso, a Coopercon estabeleceu uma série de critérios técnicos e operacionais que não prejudiquem a saúde financeira da cooperativa. Qualquer utilização de recursos do FAR deve ser aprovada por, no mínimo, dois terços dos membros do Conselho de Administração.

Com a implementação do FAR, portanto, os médicos associados à Coopercon têm segurança de que os atendimentos que ele realizou aos usuários de planos de saúde serão pagos, mesmo que a cooperativa tenha problemas com o recebimento por parte de alguma operadora de plano de saúde.

Dessa maneira, a Coopercon antecipa o pagamento aos cooperados e, caso ganhe na esfera judicial, o valor é destinado ao fundo. Tudo isso representa um diferencial para a cooperativa, que consegue oferecer segurança e credibilidade aos associados.

Resultados e aprendizados

O FAR é uma forma de a Coopercon exercer o princípio da Participação econômica dos membros, pois a garantia do recebimento é um estímulo aos cooperados manterem e aumentarem suas operações com a cooperativa.

O resultado positivo da implantação da prática é evidenciado na melhoria dos indicadores da pesquisa de satisfação do cooperado. No ano de 2015, a cooperativa atingiu o índice de satisfação de 94% dos cooperados, apresentando crescimento de 13,60 % em comparação com os dados de 2010.

Por fim, os médicos cooperados passam a ter maior garantia de recebimento de seus honorários, com impacto positivo no resultado do indicador de satisfação e maior credibilidade do cooperado em relação à cooperativa.

CONTATO DA COOPERATIVA:

coordenacao.operacional@coopercon.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes na zona rural do município de Espera Feliz, em Minas Gerais. ODS: 6 - Água potável e saneamento Resultados: Executado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Espera Feliz, em Minas Gerais, o projeto contemplou nascentes de 21 propriedades rurais. A iniciativa impactou diretamente mais de 100 famílias, proporcionando a elas um acesso mais seguro e confiável à água potável. As nascentes cumprem uma função ambiental muito importante, fornecendo água para o consumo local, abastecimento de rios e lagos e ainda são a fonte de vida para uma série de organismos. O ecossistema ambiental saudável melhora as condições para a produção agropecuária familiar sustentável, beneficiando os produtores locais.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Competição promovida anualmente pela cooperativa de crédito mineira permite que jovens apresentem novas ideias de negócios e formem times para, durante um fim de semana, tirar as ideias do papel, com mentoria e orientação. Ação promove o empreendedorismo e ajuda o Sicoob Centro-Oeste a prospectar novos clientes para suas contas digitais.

ESGCOOP

Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Planalto Central atua em quatro frentes para mensurar e aprimorar o atendimento aos associados: pesquisa de expectativas, pesquisa de desligamento, canal no Whatsapp e indicador de satisfação. Práticas iniciadas em 2017 levaram a um aumento de quase 5 pontos percentuais no índice de satisfação entre 2018 e 2019.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.