Sicood Divicred cria programa para desenvolver cooperados, colaboradores e comunidade

Contexto e desafios
Fundada em 1997, o Sicoob Divicred atua em municípios de Minas Gerais e São Paulo, sempre com a preocupação de desenvolver seus cooperados, colaboradores e comunidade. Por isso, a cooperativa criou diversos projetos voltados a esse desenvolvimento, que eram trabalhados de forma independente.
Em 2015, a cooperativa sentiu a necessidade de unificar, criando um programa amplo que evidenciasse todos os seus interesses e ideais. Por isso, criou o Programa Valoriza.
Com a iniciativa de aumentar a cooperação dos indivíduos e incentivar o crescimento da organização, o Sicoob Divicred desenvolveu o programa em 6 eixos:
- Valoriza Liderança: desenvolve as lideranças da cooperativa, prepara sucessores, forma líderes capacitados em gestão de equipe, que reforçam a autonomia, a igualdade, a fraternidade e a sustentabilidade;
- Valoriza Educação: proporciona formação e desenvolvimento profissional e pessoal para todos que fazem parte do programa através de cursos, treinamentos, workshops e palestras;
- Valoriza Saúde: foca em projetos que falam sobre a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos participantes. Além disso, incentivam hábitos saudáveis;
- Valoriza Meio Ambiente: promove projetos que visam a redução de impactos ambientais causados por cooperativas e pela comunidade, e a conscientização e incentivo a preservação do meio ambiente;
- Valoriza Social: desenvolve ações que incentivam a socialização e promove ações de integração e iniciativas para minimizar problemas sociais da comunidade;
- Valoriza Cultura: promove projetos que visam a inclusão, igualdade, dignidade e o respeito por todas as culturas.
Os objetivos da cooperativa consistiam na educação cooperativista do público-alvo, fazendo com que as relações econômicas e sociais de todos fossem positivas. Além disso, o Sicoob Divicred tinha a visão de se tornar a melhor ferramenta de desenvolvimento de cooperados, colaboradores e da comunidade onde estão inseridos.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto sempre teve como foco principal as necessidades dos cooperados, colaboradores e da comunidade local. Com isso em mente, a cooperativa tinha o propósito de desenvolver projetos que pudessem aprimorar as urgências de todos e aumentar o relacionamento com a cooperativa.
Além de estimular o desenvolvimento do seu quadro social, a organização também tinha o objetivo de trabalhar os princípios cooperativistas. A partir disso e das propostas de cada um dos 6 eixos, o Programa Valoriza começou a ser ativamente desenvolvido.
Planejamento
O planejamento do programa sempre acontece no segundo semestre do ano anterior. Com a participação dos setores de Recursos Humanos, Organização do Quadro Social e Comunicação e Marketing, com a supervisão da Gerência Administrativa, as ações são definidas e mapeadas, visando as necessidades de todos.
Com o calendário anual e o orçamento definidos, ocorre a apresentação para a Diretoria Executiva e para o Conselho de Administração, para que eles sejam aprovados e encaminhados ao Planejamento Estratégico. Após todas essas etapas, o Sicoob Divicred parte para o monitoramento.
Ele é realizado em três etapas, sendo elas: pré-evento, durante o evento e pós-evento. Durante as duas primeiras, a cooperativa mapeia o público-alvo e mede a satisfação deles através de entrevistas e pesquisas de satisfação, respectivamente. Já na terceira etapa, um relatório final com documentos comprobatórios é produzido.
Divulgação
Para que o público-alvo continue atualizado de todas as ações desenvolvidas, o Sicoob Divicred estabeleceu a comunicação através de e-mails, banners, site, SMS ou mala-direta (envio de mensagens em massa). Além disso, após cada evento, um release é enviado à imprensa e a divulgação é feita nas redes sociais.
Resultados e aprendizados
De 2015 para 2017, diversas melhorias foram feitas no Programa Valoriza. Para as ações serem feitas da melhor forma possível, e com maior taxa de adesão e sucesso, um controle baseado em planos de ação foi adotado.
Mas não foi só a organização do projeto que sofreu mudanças. Além do controle através de planos de ação, outras melhorias foram: a internalização sistêmica dos princípios cooperativistas, um checklist para padronização das ações e um plano orçamentário anual.
E falando nos princípios do cooperativismo, o Programa Valoriza está alinhado com os seguintes preceitos:
- Gestão Democrática;
- Educação, Formação e Informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Resultados quantitativos
Depois de sua implantação, o Programa Valoriza apresentou um bom crescimento e sucesso. Entretanto, foi só em 2017, dois anos após sua estreia, que os resultados tiveram maior crescimento. Quando analisado, o número de pessoas beneficiadas pelo programa aumentou em 1.658%, indo de 361 para 5.987 pessoas.
Já as ações realizadas saltaram de 10 para 43 entre 2015 e 2017, aumentando 430%. O programa também analisou o crescimento do número de pessoas beneficiadas em cada uma de suas frentes:
- Cultura: de 104 em 2016 para 231 em 2017, apresentando aumento de 222%;
- Educação: de 17 em 2015 para 642 em 2017, apresentando aumento de 3.776%;
- Liderança: de 18 em 2015 para 44 em 2017, apresentando aumento de 244%;
- Saúde: de 121 em 2015 para 709 em 2017, apresentando aumento de 585%;
- Meio Ambiente: de 0 em 2015 para 150 em 2017, apresentando aumento de 100%;
- Social: de 205 em 2015 para 4.211 em 2017, apresentando aumento de 2.054%.
Resultados qualitativos
Além dos números estarem cada vez mais altos, resultados qualitativos também foram observados. Com as inúmeras ações, os colaboradores apresentaram uma mudança de comportamento positiva.
A cultura cooperativista foi fortalecida junto a todos os seus preceitos. E, junto a isso, o sucesso nos resultados dos projetos realizados também sofreu um aumento.
CONTATO DO RESPONSÁVEL
Fernanda Faleiro, gerente de Marketing e Inovação - fernandafaleiro@divicred.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi Celeiro MT/RR desenvolve Programa Legado de Valor para reconhecer seus colaboradores
O programa de reconhecimento por tempo de casa da Sicredi Celeiro MT/RR, denominado "Legado de Valor", é composto por uma série de ações definidas pela cooperativa para reconhecer e valorizar seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam motivados e acreditem que seus esforços e lealdade são apreciados e cultivados pela empresa. Porém a ideia do Programa vai além de trazer este reconhecimento. Deseja-se gerar experiências de uma maneira diferenciada trazendo aos colaboradores o impacto da essência do cooperativismo, ao mesmo tempo em que ele atualiza seus conhecimentos e tem momentos de cultura, lazer e trocas com os colegas.

Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.
Em 2006, nasceu o Projeto Somar, criado pelos colaboradores da Unicred Florianópolis (hoje Unicred Valor Capital) com o apoio da diretoria, do conselho de administração e da Assembleia Geral Ordinária, destinando percentual das sobras anuais para a realização de atividades sociais.

Sicredi Pioneira centraliza reclamações e melhora atendimento
A Sicredi Pioneira identificou uma dispersão nas reclamações e críticas dos cooperados. Para solucionar essa questão, a cooperativa elaborou o Serviço de Atendimento ao Associado, a fim de centralizar o tratamento de questões ligadas ao quadro social. Em pouco tempo a cooperativa registrou melhorias em unidades problemáticas e alcançou um aumento no NPS.

Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul
Periodicamente, o Sicoob Sul reúne delegados de suas agências para aproximar a cooperativa de seus cooperados. Nos encontros, os representantes de cada unidade apresentam resultados e discutem ideias sobre a gestão da coop.