CHINA - CONHECENDO MELHOR NOSSO PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL
A China é, atualmente, o maior exportador global, é também o principal parceiro comercial do Brasil. Mas não é só isso, o país asiático é também o principal destino das exportações das cooperativas brasileiras. Ao mesmo tempo, esse grande gigante vem passando por profundas transformações, a queda no seu PIB, que pode ter dificuldades para chegar a 3% em 2022, o envelhecimento da população, o que deve afetar o padrão de consumo do país nos próximos anos. Nessa edição da análise econômica você vai conhecer um pouco mais sobre nossa parceria comercial e as oportunidades na China, além de ficar por dentro da participação do na missão empresarial que aconteceu no país em março de 2023.
Download
Veja mais
Nesta edição, apresentamos uma retrospectiva do primeiro semestre, uma análise detalhada da agenda política para o cooperativismo e a atuação do Sistema OCB. Boa leitura!
Aanálise econômica número 79 traz o balanço dasexportações do coope destaca asvantagens dessa estratégia comercial. O apoio daApex-Brasiltem sido fundamental para oacesso ao mercado internacional. Nos últimos 4 anos,60% das coopsexportadoras comercializaram seus produtos no exteriorde forma contínua. As coops contam com váriasferramentas de apoio como: umasérie de e-books, um calendário defeiras e ações de promoção internacional e o Mapa de Oportunidades.
O lançamento do novo Plano Safra 2023/24 sob a perspectiva do movimento cooperativista
Na Análise Internacional desse mês, apresentaremos o que são as as chamadas Tarifas Trump para o contexto do comércio internacional e entenderemos como essa medida pode afetar o Brasil e o cooperativismo nacional. Boa leitura!