cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

8º EBPC encerra programação com debate sobre futuro do coop

Com 180 participantes, evento premiou pesquisas que contribuem para o fortalecimento do coop 

Chegou ao fim o 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Promovido pelo Sistema OCB, o evento reuniu 180 participantes, entre pesquisadores, estudantes, dirigentes e profissionais do setor, com a apresentação de 67 artigos científicos, avaliados por uma comissão formada por 50 avaliadores. Ao longo de três dias de programação, o8º EBPC encerra programação com debate sobre futuro do coop EBPC abordou temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável no cooperativismo, com painéis que promoveram reflexões sobre impacto social, crescimento das cooperativas e desafios ambientais. 

Para o gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa, o evento consolidou o papel do EBPC como um espaço estratégico de reflexão e de conexão entre pesquisa e prática cooperativista. “Cada edição reforça o quanto o conhecimento científico é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo. As pesquisas apresentadas ajudam a traduzir desafios reais em soluções que inspiram inovação, sustentabilidade e competitividade para o setor”, destacou. 

A organização do evento contou com a colaboração de 11 membros compondo o Comitê Científico, mantendo a parceria do Sistema OCB e de Universidades das 5 regiões do Brasil. Os coordenadores do comitê científico da 8ª edição do EBPC foram o professor da UFV, Mateus de Carvalho Reis Neves, e a professora da UFMG, Valéria Gama Fully Bressan 

Painéis 

O primeiro painel, Impacto social das cooperativas: qual prosperidade para redução de iniquidades?, reuniu Aline Sousa, representante de catadores de materiais recicláveis; Fábio Luiz Búrigo, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mário Pansera, professor e diretor do Post-Growth Innovation Lab, e Monique Medeiros, professora do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (UFPA). O debate destacou a atuação das cooperativas como agentes de inclusão social e de fortalecimento da justiça econômica. 

Em seguida, o painel Cooperativismo e Meio Ambiente: estratégias para um futuro sustentável, contou com Alair Ferreira de Freitas, professor do departamento de economia rural da UFV; Alex dos Santos Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB; e José Rodrigues de Araújo, presidente da Cooperacre. Os convidados abordaram as ações do movimento cooperativista na promoção da conservação ambiental e na regeneração de ecossistemas. 

O último painel do encontro, O crescimento das cooperativas e os desafios à manutenção da sua identidade, teve a participação de Davi Rogério de Moura Costa, professor da Universidade de São Paulo (USP); Maurício Ribeiro do Valle, superintendente de finanças da Cooxupé; e Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis. A discussão girou em torno do desafio do crescimento das cooperativas e manutenção dos valores cooperativistas.  

Premiação 

Além dos debates, o EBPC 2025 reconheceu as melhores produções científicas apresentadas. Os artigos vencedores foram: 

  • Eixo temático: Contabilidade, Finanças e Desempenho:  

Cooperativas de crédito são mais eficientes que bancos? Evidências para o Brasil. 

Yuri Clements Daglia Cali, Loredany Consule Crespo Rodrigues, Marcelo Dias Paes Ferreira, 

Mateus Neves e Raquel Pereira Pontes 

  • Eixo temático: Contabilidade, Finanças e Desempenho: 

Educação, Inovação e Diversidade: desempenho financeiro e a participação das mulheres no  conselho de administração de cooperativas agropecuárias brasileiras sob a ótica institucional. 

Por Clea Beatriz Macagnan e Luis Felipe Orsatto. 

  • Eixo temático:  Governança e Gestão: Governança transformacional em cooperativas de crédito 

Governança transformacional em cooperativas de crédito: Aplicação do Método Multicritério AHP para apoio à tomada de decisão. 

Por Mauro Lizot e Neila da Silva. 

  • Eixo temático: Identidade Cooperativa e Direito Cooperativo

identidade ou performance? A aplicação estratégica do 7º princípio cooperativista e seus efeitos sobre lealdade e competitividade

Por Carla Alessandra dos Santos  e Tomas Sparano Martins. 

  • Eixo temático: Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais

Cooperativas da agricultura familiar na Amazônia brasileira: diagnóstico e perspectivas para a ação pública. 

Por Alair Ferreira de Freitas, Almiro Alves Júnior, Graziela Reis do Carmo, Isabela Reno Jorge Moreira, Marcos Vinícius Andrade Gomes.

A programação também incluiu sessões de apresentação de trabalhos e a audiência pública 50 anos do Ensino Superior em Cooperativismo no Brasil, realizada no Senado Federal

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.