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Educação cooperativista: iniciativas brasileiras são debatidas em conferência da ACI 

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Presidente do Sistema OCB/DF aponta ações como estratégicas para a inclusão social e liderança global

 

O presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga, participou nesta terça-feira (26), como painelista na Conferência Cooperativa Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizada em Nova Delhi, na Índia, até o próximo sábado (30). Durante o evento, que reuniu líderes, pesquisadores e representantes cooperativistas de todo o mundo, ele enfatizou a relevância da educação cooperativista como um pilar estratégico para o fortalecimento do movimento.

Com o tema Construindo Prosperidade para Todos, o evento explorou a contribuição das cooperativas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Dividido em quatro pilares principais: Políticas de Incentivo, Liderança com Propósito, Identidade Cooperativa e Futuro do Cooperativismo, a Conferência buscou unir diferentes stakeholders em torno de ações concretas para promover economias inclusivas, coesão social e preservação ambiental.

Remy Gorga, representante do cooperativismo brasileiro na Conferência Global da Aliança CooperativaRemy Gorga, representante do cooperativismo brasileiro na Conferência Global da Aliança CooperativaEm sua apresentação, Remy Gorga abordou como a educação cooperativista tem sido usada para transformar vidas e moldar líderes alinhados aos valores de solidariedade e sustentabilidade. Ele apresentou números expressivos do cooperativismo brasileiro e ressaltou que a educação cooperativista é essencial para formar novas lideranças e consolidar o papel transformador do modelo de negócios. 

No Brasil, iniciativas como o programa Cooperjovem, implementado em escolas, levam conceitos de cooperativismo, empreendedorismo e sustentabilidade para estudantes. “Cada R$ 1,00 investido em educação cooperativista gera um retorno médio de R$ 25,80 na renda futura do aluno. Isso prova que estamos construindo um legado significativo, promovendo inclusão e desenvolvimento”, destacou Remy.

 

Educação cooperativista

Outro ponto importante abordado pelo presidente do Sistema OCB/DF foi a integração da educação cooperativista ao ensino técnico e superior. Programas como o Aprendiz Cooperativo, que capacita jovens para o mercado de trabalho dentro do modelo cooperativo, e o DNA Cooperativo, uma imersão nos princípios cooperativistas, foram mencionados como referências globais.

Na área acadêmica, Remy enfatizou parcerias do Sistema OCB com universidades e editais em parceria com o CNPq, que já financiaram 85 projetos de pesquisa em cooperativismo, com mais de R$ 6 milhões investidos. “Esses estudos têm gerado inovações e soluções práticas para desafios enfrentados pelo setor”, descreveu. 

Ao final de sua participação, ele destacou a necessidade de universalizar e popularizar a educação cooperativista, integrando-a aos currículos formais e promovendo sua adoção global como alternativa sustentável aos modelos tradicionais de negócio. “A educação cooperativista não é apenas uma ferramenta. É, também, a base de uma transformação social. Ao unirmos esforços globais, podemos preparar uma nova geração de líderes para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais complexo e desigual”, concluiu.

 

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